Por: SentiLecto

– Waldery Rodrigues alegou nesta terça-feira que o governo mandará ao Congresso medida provisória associada a mudanças em mercado de capitais e instrumentos financeiros. Waldery Rodrigues é o secretário especial de Fazenda. Em participação em delegação do Congresso, Waldery não deu mais detalhes sobre a MP, se restringindo a declarar que ela vai ser para «fomento aos mercados de capitais». Ele reiterou a visão do Ministério da Economia de que a retomada econômica está sendo forte, assinalando uma «recuperação em V bastante intensa».

– O Ministério da Economia atualizou nesta terça-feira suas estimativas fiscais para 2020, melhorando os números após passar a considerar uma retração da economia de 4,5% este ano. Em suas projeções anteriores, de 30 de outubro, a pasta havia incorporado um tombo de 4,98% para o PIB, extraído do boletim Focus. Agora, usou parâmetros internos do ministério, divulgados na semana passada pela Secretaria de Política Econômica. A expectativa passou a ser de déficit primário do governo central de 844,3 bilhões de reais, ou 11,7% do PIB, contra 880,5 bilhões de reais, ou 12,3% do PIB, antes. Para o setor público consolidado, o governo calcula agora um rombo primário de 856,7 bilhões de reais, equivalente a 11,9% do PIB. Anteriormente, o déficit havia sido calculado em 905,4 bilhões de reais, ou 12,7% do PIB. A dívida bruta deve concluir o ano em 94,4% do PIB , e a dívida líquida em 66,5% do PIB . Ainda que estejam menores, todos os números são recordes e refletem o forte desequilíbrio das contas públicas brasileiras, situação exponencialmente agravada neste ano em função dos vultosos gastos do governo com o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Em participação em delegação do Congresso onde exibiu os números, Waldery Rodrigues reafirmou que o telhado de gastos é «superâncora fiscal» e uma «referência importantíssima para seguirmos no percurso do equilíbrio», razão pela qual o governo defende sua manutenção na íntegra. Waldery Rodrigues é o secretário especial da Fazenda.

Se utiliza o termo muitas vezes, para se referir em a reunião de representantes de o poder legislativo de uma nação.

O Ministério da Economia é o órgão que, na estrutura administrativa brasileira, cuida da formulação e realização da política econômica nacional, da gestão financeira da União e contabilidade pública, desburocratização, administração e governo digital, fiscalização e controle do comércio exterior, previdência e negociações econômicas e financeiras com governos, organismos multilaterais e agências governamentais.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Governo mandará MP com mudanças em mercado de capitais e instrumentos financeiros, declara Waldery
>>>>>Ministério da Economia melhora estimativas fiscais para 2020 ao considerar PIB -4,5% no ano – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Waldery Rodrigues 195 0 PERSON 4 Waldery_Rodrigues (apposition: O secretário especial de Fazenda): 1, Waldery_Rodrigues (apposition: o secretário especial de a Fazenda): 1, Ele (referent: Waldery): 1, Waldery: 1
2 o PIB 0 0 OTHER 4 o PIB: 4
3 números 100 0 NONE 3 os números: 2, todos os números: 1
4 governo 80 0 NONE 3 o governo: 3
5 Ministério da Economia 0 0 ORGANIZATION 3 O Ministério_da_Economia: 2, (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_da_Economia): 1
6 razão 120 0 NONE 2 razão: 2
7 comissão de o congresso 0 0 NONE 2 comissão de o Congresso: 2
8 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
9 participação 0 0 NONE 2 participação: 2
10 o forte desequilíbrio de as contas públicas 80 50 NONE 1 o forte desequilíbrio de as contas públicas: 1