Por: SentiLecto

De um lado, a Secretaria de Previdência. Do outro, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais . No meio dessa queda de braço, o cidadão que depende do Instituto Nacional do Seguro Social é quem paga o pato. O órgão do Ministério da Economia mandou 480 notificações individuais para profissionais da categoria uma vez que foi reaberto o agendamento deste serviço em 153 agências de atendimento em todo o país, voltarem imediatamente ao trabalho presencial. Mas a entidade de classe já avisou que o retorno só acontecerá depois que eles próprios vistoriarem as condições de trabalho e de proteção contra a contaminação pelo novo coronavírus em cada unidade.

Cerca de 600 mil pessoas estão à espera de perícia no INSS em todo o Brasil. O serviço presencial nas agências foi suspenso devido à pandemia do novo coronavírus e rrecomeçadoesta semana, mas os peritos se rejeitaram a voltar afirmando falta de adequação das agências aos protocolos de segurança contra a Covid-19.

Caso algum perito convidado e adequado ao trabalho presencial não comparecer para o serviço segunda-feira sem justificação, segundo a Secretaria de Previdência vai ter registro de falta não justificada, que implica em desconto da remuneração e pode redundar em processo administrativo disciplinar. Se publicou a lista de as agências que são consideradas liberadas para o serviço de perícia por o órgão em edição extra de o Diário Oficial da União de esta sexta-feira.

Onze das agências vistoriadas e liberadas pelo governo federal ficam no Estado do Rio, sendo três na capital: Praça da Bandeira, Méier, Avenida Brasil , Araruama, Cabo Frio, Itaboraí, Bairro de Fátima , Paraíso , São Pedro da Aldeia, Macaé e Paracambi. Segundo o INSS, a unidade de Copacabana está passando por adequação no espaço disponível e em breve vai estar adequada para o regresso da perícia médica.

Na sua vez, para garantir o mais breve possível regresso das atividades presenciais, no entanto, a ANMP garantiu cooperar com a o governo na logística de novas inspeções de agências, em conjunto com os administradores do INSS, até que todas estejam liberadas para atendimento ao público.O INSS realizou nesta terça-feira e quarta-feira inspeções nas salas de atendimento da perícia médica pelo Brasil com o intuito de verificar se os locais estão adequados para a volta de perícias médicas. Faz 8 meses, no entanto, em o Rio nenhuma agência foi inspecionada ainda.O Instituto Nacional do Seguro Social está realizando inspeções nas salas de atendimento da perícia médica pelo Brasil com o intuito de verificar se os locais estão adequados para a volta de perícias médicas presenciais. No entanto, os peritos não consideram essa inspeção legitima e não consideram que há condição sanitária para o regresso.

Na sexta-feira 11 de setembro o Instituto Nacional do Seguro Social informou que nem todas agências estavam programadas para abrir na retomada gradual do atendimento . Cerca de 547 agências teriam atendimento em todo país. O número era cerca de um terço do total de unidades do INSS que era de 1.600, segundo o presidente do INSS, Leonardo José Rolim Guimarães. Ele evidenciou que o número mudaria dia-a-dia de acordo com protocolos de segurança. No Rio de Janeiro, serão 27 agências.

Luiz Argolo declarou nesta sexta-feira, em entrevista ao programa «Estúdio i», da Globonews, que a categoria poderá voltar ao trabalho na próxima quarta-feira. Luiz Argolo é o presidente da ANPM. Segundo ele, os peritos farão vistorias nas agências do INSS no começo da semana que vem.

Por outro lado, as vistorias em agências foram feitas pela ANMP já com a premissa de que diversos itens do checklist não seriam impeditivos para reabertura delas, sendo alvo de pactuação de recomposição no futuro. Mesmo assim, somente 12 unidades — de pequeno ou médio porte e localizadas no interior do país — passaram no teste. Em outras, faltam até equipamentos de proteção individual para os funcionários.

Faz 1 dia, o governo começou a trocar a equipe de a Subsecretaria Nacional de Perícia Médica Federal em a tentativa, de voltar a realizar a perícia em as agências de o INSS, ontem. Publicou-se a designação de Filomena Maria Bastos Gomes em o DO para comandar o órgão em o lugar de Vanessa Justino que estava em a posição interinamente desde agosto,,. Toda a diretoria do órgão deverá ser exonerada nos próximos dias.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil, Colombia

Cities: Copacabana, Cabo Frio

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Impasse entre governo federal e médicos peritos deixa cerca de 600 mil segurados à espera de perícia no INSS
>>>>>Apenas 12 agências do INSS no país estão aptas a realizar perícias, diz associação de médicos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Inspeções nas salas de perícia médica do INSS no Rio de Janeiro começam nesta quinta-feira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Previdência quer volta de perícia nas agências do INSS inspecionadas e promete cortar ponto de perito que não comparecer – September 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>INSS: agências da cidade do Rio vão reabrir sem perícia médica – September 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>INSS: reabertura terá menos da metade das agências abertas e horário reduzido de funcionamento – September 09, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>INSS: reabertura das agências na segunda-feira não terá atendimento em todas as unidades; serão cerca de 547 em todo país – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>INSS: reabertura terá 547 agências funcionando na segunda-feira em todo país – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Apenas 12 agências do INSS no país estão aptas a realizar perícias com segurança, diz associação – September 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Apenas 12 agências do INSS no país estão aptas a realizar perícias, diz associação – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 agências 0 0 NONE 6 547 agências: 1, 27 agências: 1, as agências vistoriadas e liberadas: 1, agências: 1, todas agências: 1, as agências: 1
2 INSS 30 0 ORGANIZATION 5 o INSS: 2, O INSS: 1, Ele (referent: o INSS): 1, (tacit) ele/ela (referent: o INSS): 1
3 Instituto Nacional do Seguro Social 0 0 ORGANIZATION 5 o Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 3, (tacit) ele/ela (referent: O Instituto_Nacional_do_Seguro_Social): 1, O Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 1
4 peritos 240 0 NONE 3 os peritos: 3
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 governo 0 0 NONE 3 o governo: 2, o governo federal: 1
7 país 0 0 NONE 3 o país: 1, todo país: 1, todo o país: 1
8 todo o Brasil 0 0 PLACE 3 o Brasil: 2, todo o Brasil: 1
9 trabalho 0 0 NONE 3 o trabalho presencial: 2, o trabalho: 1
10 verificar se 80 0 NONE 2 verificar se: 2