Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Refederal fiscoBR

Nesta terça-feira, às 19h, o GLOBO realiza uma transmissão ao vivo para tirar dúvidas dos internautas sobre a declaração do Imposto de Renda. Vão ser elucidadas questões recebidas através do Youtube, nos vídeos do canal do jornal sobre o assunto.

Os contribuintes que ainda não mandaram a declaração do Imposto de Renda têm exclusivamente até o dia 31 de maio para fazer o Ajuste Anual. Segundo a Receita Federal, cerca de 10 milhões de pessoas ainda precisam acertar as contas com o Leão este ano. Devido à alta pdemandapara tirar dúvidas, o órgão decidiu cinstituirum assistente virtual para orientar o preenchimento e envio do IRPF.

Na quinta-feira 29 de abril a Receita Federal liberou em seu site uma nova versão do programa do Imposto de Renda de 2021 . Na prática, a mudança era para quem tem imposto a pagar. Faz 6 dias, data-limite também foram prorrogados, com a prorrogação de o prazo de entrega de as declarações de este ano até 31 de maio criada por a Instrução Normativa 2010 todos os vencimentos vinculados a essa. Assim, o sistema já emitiria os DARFs com os novos vencimentos.

Faltam somente seis dias para o prazo de entrega se esgotar. Até agora, de acordo com a Receita Federal, 24,1 milhões de declarações foram entregues pelos contribuintes, o que corresponde 75% do esperado.

O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ para celulares e tablets. Basta atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store e depois clicar no ícone e digitar a dúvida, se já tiver o aplicativo instalado.O Congresso Nacional chegou a aprovar o Projeto de Lei nº 639, de 2021, que sugeria o deferimento da entrega do IRPF para 31 de julho. Porém, vetou-se a proposta. O governo compreendeu que a prorrogação por três meses do prazo para pagamento do imposto apurado na declaração de ajuste e a manutenção do programa original de restituição teriam como consequência um fluxo de caixa negativo que prejudicaria a arrecadação da União, de estados e de municípios.A diretora comercial do Fórum 3C, Elis Castelo, explica que rendas provenientes de aluguel de imóveis se adicionam a outros rendimentos tributáveis, como o salário, fazendo com que até mesmo a faixa de tributação seja maior. Por isso, para casais que possuem imóvel em comum alugado, recomenda a declaração de 50% do valor recebido no IRPF de cada um, o que pode evitar a cobrança de uma alíquota maior sobre a renda de um dos cônjuges.

A Receita Federal, ou Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, é um órgão que tem como responsabilidade a gestão dos tributos federais e o controle aduaneiro, além de atuar na guerrazinha na evasão fiscal, contrabando, descaminho, contrafação e tráfico de drogas, armas e animais.

Uma novidade deste ano é que contribuintes que receberam a ajudinha emergencial ao longo de 2020 e também tiveram renda tributável superior a R$ 22.847,76 têm que devolver a quantia paga pelo governo, por meio de um DARF a ser quitado em cota única.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Imposto de Renda 2021: assista à transmissão ao vivo para tirar dúvidas
>>>>>A dez dias do prazo final, Receita lança assistente virtual para tirar dúvidas de Imposto de Renda – May 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Que gastos posso abater no meu Imposto de Renda? Nath explica – May 17, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>IR 2021: Quase 21 milhões já entregaram a declaração. Prazo termina dia 31 – May 18, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>IR 2021: Quase 21 milhões já entregaram a declaração. Prazo termina no dia 31 – May 18, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Imposto de Renda: especialista tira dúvidas ao vivo sobre como declarar imóveis – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ainda não declarou? Veja dicas para pagar menos imposto e receber restituição maior – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Receita Federal 0 40 ORGANIZATION 6 a Receita_Federal: 3, (tacit) ele/ela (referent: a Receita_Federal): 3
2 contribuintes 0 0 NONE 3 Os contribuintes: 2, os contribuintes: 1
3 órgão 0 0 NONE 3 o órgão: 1, um órgão: 2
4 um fluxo de caixa negativo 0 148 NONE 2 um fluxo de caixa negativo: 2
5 contribuintes 90 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: contribuintes): 2
6 Congresso Nacional 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: O Congresso_Nacional): 1, O Congresso_Nacional: 1
7 contribuintes 0 0 NONE 2 contribuintes: 2
8 governo 0 0 NONE 2 O governo: 1, o governo: 1
9 mudança 0 0 NONE 2 a mudança era: 2
10 prazo 0 0 NONE 2 o prazo: 2