Por: SentiLecto

O Instituto Nacional do Seguro Social prorrogou mais uma vez a interrupção do bloqueio de pagamentos de vantagens. Com isso, os aposentados e pensionistas que não fizerem a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro de 2021 não deixarã de receber os pagamentos até o fim de março.

Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, culpado pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outras vantagens, pertencentes ao núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, para aqueles que comprarem o direito a estas vantagens segundo o calculado pela lei.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que a vantagem continue sendo pago. Mas por conta da pandemia, e a impossibilidade de deslocamento de beneficiários, o INSS, que cheque: Governo do Rio reabre unidades do Poupa Tempo nesta quinta-feira, está pagando as proficiências mesmo sem isso.

A prorrogação pelas proficiências de janeiro e fevereiro, pagas em fevereiro e março, vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. No entanto, quem desejar pode fazer a prova de vida neste fase. Segundo a portaria do INSS, a rotina e deveres contratuais estabelecidos com a rede bancária que paga as vantagens permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Nesta sexta-feira, o Ministério da Economia publicou portaria formalizando essa ampliação nas faixas de incidência da contribuição previdenciária dos servidores.Porém, para servidores que entraram no serviço público federal após 2013, a progressividade vai ter como telhado de contribuição o limite máximo das vantagens do INSS. Para esse grupo de servidores, a alíquota mais aumentada não vai ultrapassar o percentual de 14%.

Na quarta-feira 13 de janeiro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor , que reajustou as aposentadorias e as pensões do Instituto Nacional do Seguro Social , corrigirá também as contribuições previdenciárias que os trabalhadores da ativa faziam mensalmente. Com o percentual de 5,45% de inflação acumulada em 2020 — índice que foi divulgado , pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística —, confira abaixo como ficarão os recolhimentos a serem feitos para a Previdência Social.

Como fazer?

Basta ir diretamente no banco em que recebe a vantagem, exibi um documento de identificação com fotografia . Algumas instituições financeiras já usam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de denfermidadeou dobstáculosde locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>INSS conserva até março pagamento de vantagens mesmo sem prova de vida
>>>>>União: valores de contribuição dos servidores também terão reajuste de 5,45% – January 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Veja qual será o valor da sua aposentadoria após reajuste – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Se aposentou pelo INSS ao longo de 2020? Veja quanto você terá de reajuste proporcional no seu benefício – January 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>INSS aumenta para 40% o quantitativo de servidores destinados à análise de benefícios – January 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Contribuições dos trabalhadores do INSS sobem a partir de agora; confira como ficam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Contribuições dos trabalhadores do INSS vão subir; confira como ficam – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 INSS 0 0 ORGANIZATION 4 o INSS: 3, a impossibilidade de deslocamento de beneficiários o INSS: 1
2 Consumidor 0 21 ORGANIZATION 3 o Consumidor: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Consumidor): 2
3 contribuições 142 0 NONE 3 as contribuições previdenciárias: 2, as contribuições: 1
4 a prova de vida 80 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: a prova de vida): 3
5 Governo_do_Rio 0 0 PLACE 3 (tacit) ele/ela (referent: Governo_do_Rio): 2, Governo_do_Rio: 1
6 Instituto Nacional do Seguro Social 0 0 ORGANIZATION 3 Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 1, ele (referent: Instituto_Nacional_do_Seguro_Social): 1, O Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 1
7 Ministério da Economia 0 0 ORGANIZATION 3 o Ministério_da_Economia: 3
8 a prova de vida 0 0 NONE 3 a prova de vida: 3
9 beneficiários 0 0 NONE 3 os beneficiários residentes: 1, Os beneficiários: 2
10 benefícios 100 0 NONE 2 os benefícios: 1, estes benefícios: 1