Por: SentiLecto

Faz 9 meses, quando o recadastramento de os beneficiários vai voltar, o Instituto Nacional do Seguro Social divulgou, em esta, o calendário de recomeçada de a prova de vida de aposentados e pensionistas, a partir de maio a ser compulsório em as agências bancárias. O comparecimento aos bancos, no entanto, deverá ser feito de maneira escalonada, para evitar aglomerações.

Quem não for chamado para este teste não precisa se inquietar. Em 3 meses, quando se recomeçará o recadastramento em as instituições financeiras, o pagamento de a vantagem vai estar. Não é preciso correr às agências bancárias.

Na quinta-feira 18 de fevereiro a Secretaria de Previdência arremessou a cartilha “Educação Financeira para Pessoas Idosas», voltada para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social . O objetivo era incentivar boas práticas financeiras, como a utilização consciente do empréstimo consignado e o cuidado com golpes e fraudes, além da protagonismo de poupar dinheiro e fazer valer os direitos da pessoa idosa, como acesso gratuito ao transporte urbano e isenção de Imposto de Renda.

Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, culpado pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outras vantagens, pertencentes ao núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, para aqueles que comprarem o direito a estas vantagens segundo o calculado pela lei.

Segundo o INSS, a ida dos segurados aos bancos terá que considerar o mês em que a última atualização cadastral foi feita. A prova de vida deverá ser realizada de maio a novembro deste ano, de acordo com cada grupo.

Para realizar a biometria facial, o INSS utiliza a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito e do Tribunal Superior Eleitoral . Por isso , escolheu para o isso somente os segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Se publicou o programa em o Diário Oficial da União, por meio da Portaria 1.278.

Cheque o calendário

Proficiência de vencimento da comprovação de vida

Proficiência da retomada da rotina

Março e abril/2020

Maio e junho/2020

Setembro e outubro/2020

Novembro e dezembro/2020

Janeiro e fevereiro/2021

Outubro/2021

Março e abril/2021

No caso dos segurados que moram fora do Brasil, as comprovações de vida serão realizadas perante as representações diplomáticas ou consulares brasileiras no exterior ou por intermédio do preenchimento do «Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS», assinado na presença de um notário público local e apostilado pelos órgãos designados em cada país, para aqueles que moram em países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Segundo a PF, as ações identificaram pessoas que estavam empregadas e simulavam problemas de saúde com documentos falsa. A polícia estima que as fraudes tenham provocado uma perda de cerca de R$ 500 mil aos cofres públicos.— , e a pandemia nos obrigou a tomar algumas atitudes que tomaríamos, mas tivemos que fazê-lo com maisceleridadez. A população ganha pela praticidade e segurança. Nós ganhamos pela celeridade, agilidade, e chance de colocarmos os servidores para fazer outros serviços imprescindíveis à população — ddeclarouBruno Bianco, secretário Especial de Previdência e Trabalho.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>INSS divulga calendário para execução da prova de vida de aposentado e pensionista a partir de maio
>>>>>Saiba como é mensagem enviada pelo INSS para fazer prova de vida por biometria facial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>PF faz operação para desarticular esquema de fraudes no INSS – (Extraoglobo-pt)
>>>>>INSS: prova de vida volta a ser obrigatória em maio e pode ser feita pelo celular – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 5 Nós: 1, (tacit) nós: 3, nos: 1
2 Instituto Nacional do Seguro Social 0 0 ORGANIZATION 3 Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 1, O Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 1, (tacit) ele/ela (referent: Instituto_Nacional_do_Seguro_Social): 1
3 pandemia 70 100 NONE 2 a pandemia: 2
4 fraudes 0 80 NONE 2 fraudes: 1, as fraudes: 1
5 INSS 0 0 ORGANIZATION 2 o INSS: 2
6 Ministério da Economia 0 0 ORGANIZATION 2 o Ministério_da_Economia: 2
7 aqueles 0 0 NONE 2 aqueles: 2
8 pessoas 0 0 NONE 2 pessoas: 2
9 rapidez 0 0 NONE 2 a rapidez: 1, mais rapidez: 1
10 segurados 0 0 NONE 2 os segurados: 2