Por: SentiLecto

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social tiveram problemas, nesta segunda-feira , para conseguir atendimento presencial, mesmo com a reabertura programada de quatro agências na cidade do Rio. Se formou uma fila em a Praça da Bandeira, em a Zona Norte, uma de as maiores de o Rio, , esperando a abertura de os portões pouco depois de as 8h, apesar de o INSS ter informado que a rede funcionaria de as 7h em as 13h.Em Copacabana, unidade Miguel Lemos, na Zona Sul, por volta das 11h, o EXTRA também viu portas ainda fechadas.

Segundo ele, os adiantamentos das vantagens por incapacidade serão conservados até a volta plena do trabalho presencial. Foram antecipados 876 mil auxílios-doença, segundo o órgão, durante a pandemia.

Na sexta-feira 21 de agosto o Instituto Nacional do Seguro Social anunciou d a nova data de retomada do atendimento presencial nas agências da Previdência Social. seria em 14 de setembro, mas com regresso gradual, segundo a autarquia. Inicialmente, a reabertura estava marcada para acontecer . Essa era a sexta vez que a volta dos servidores às agências é eraadiada.

— Eu não tinha agendado atendimento, mas quando consigo marcar minha perícia, fui lá para ver, pois estou desde maio sem receber. Fiz uma cirurgia de risco na barriga e sou pedreiro, então não tenho como voltar a trabalhar. Sempre paguei INSS para ter meus direitos e agora não consigo nem informação. Me declararam que a agência reabriria hoje, mas estava fechada — declara Raimundo Pereira da Silva, de 63 anos.

Na sexta-feira, o INSS anunciou a reabertura de 547 das 1.600 agências da Previdência Social em todo o país. No Estado do Rio, a autarquia informou que seriam 27 unidades abertas, mas listou somente 25 — quatro na capital: Avenida Brasil, Miguel Lemos , Praça da Bandeira e Méier. O atendimento seria restrito aos segurados que fizessem agendamento prévio. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências.

As perícias médicas, no entanto, não voltaram a ser oferecidas. A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais deduziu, a partir de vistorias realizadas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social , que somente 12 das mais de 800 unidades com serviço de perícia médica no país estariam aprovadas para o regresso gradual e seguro das atividades presenciais e considerou que abrir somente essas seria «impraticável do ponto de vista gerencial e operacional e provocaria potencial caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de procura».

O idoso João Antônio, de 82 anos, esteve na agência da Praça da Bandeira nesta manhã, acompanhado da filha Ileuza Maya, de 55 anos.

— A gente desejava fazer a prova de vida dele. Mas nos declararam que esse serviço não voltou — lamentou Ileuza.

Segundo Caio Figueiredo, administrador executivo do INSS no município do Rio, vão estar disponíveis na cidade somente os serviços de cumprimento de pré-requisito; justificativa administrativa ou judicial para comprovação do tempo de serviço; avaliação social; e melhora profissional.

Os funcionários também utilizarão Equipamentos de Proteção Individual fornecidos pelo INSS. Aquele servidor cuja temperatura mencionar febre terá que procurar um médico e ficar em isolamento domiciliar por 14 dias ou até o resultado do teste que suprima a suspeita de infecção.Os funcionários também utilizarão Equipamentos de Proteção Individual fornecidos pelo INSS. Aquele servidor cuja temperatura mencionar febre terá que procurar um médico e ficar em isolamento domiciliar por 14 dias ou até o resultado do teste que suprima a suspeita de infecção.Uma delegação formada por médicos e peritos realizou uma inspeção em agências listadas pelo INSS e verificou alguns problemas de segurança. O INSS, então, vai fazer novas adequações para evitar o contágio pela Covid-19 nos endereços.

Faz 2 meses, inicialmente, a reabertura de os postos de o INSS estava, mas se a protelou . Assim ,a retomada gradual do atendimento presencial seria a partir de 3 de agosto. Se a estabeleceu em o último deferimento, depois, o governo determinou a reabertura a partir de 24 de agosto e a data para a partir de 14 de setembro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Colombia

Cities: Copacabana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>INSS: em dia de reabertura de agências, segurados têm obstáculos para conseguir atendimento
>>>>>INSS: reabertura das agências na segunda-feira não terá atendimento em todas as unidades; serão cerca de 547 em todo país – (Extraoglobo-pt)
>>>>>INSS: reabertura terá 547 agências funcionando na segunda-feira em todo país – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Medição de temperatura e fornecimento de máscara descartável: quais cuidados o INSS terá na reabertura das agências – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 56 NONE 17 (tacit) eu: 15, Eu: 1, Me: 1
2 INSS 50 0 ORGANIZATION 8 o INSS: 5, O INSS: 1, INSS: 1, (tacit) ele/ela (referent: O INSS): 1
3 EXTRA 0 0 ORGANIZATION 2 ele (referent: o EXTRA): 1, o EXTRA: 1
4 Equipamentos de Proteção Individual 0 0 PERSON 2 Equipamentos_de_Proteção_Individual fornecidos: 2
5 Ileuza 0 0 PERSON 2 Ileuza: 1, a filha Ileuza_Maya: 1
6 a suspeita de infecção 0 0 NONE 2 a suspeita de infecção: 2
7 agências 0 0 NONE 2 agências listadas: 1, as agências: 1
8 as perícias médicas 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: As perícias médicas): 2
9 atendimento 0 0 NONE 2 O atendimento: 1, agendado atendimento: 1
10 autarquia 0 0 NONE 2 a autarquia: 2