Por: SentiLecto

O Instituto Nacional do Seguro Social publicou, nesta sexta-feira , medidas de controle para evitar a disseminação da Covid-19 e garantir a segurança da população e dos funcionários com a reabertura das agências, calculada para a próxima segunda-feira . De acordo com o instituto, vai haver aferição de temperatura dos segurados na entrada das unidades. Essa medição poderá ser feita por servidor, terceirizado ou colaborador.

O atendimento será feito somente mediante agendamento. A marcação poderá ser feita pela central telefônica 135, pelo aplicativo ou pelo portal Meu INSS. O horário também vai ser restrito: das 7h às 13h. E nem todos os serviços vão estar disponíveis.

Os segurados serão informados sobre a necessidade da utilização de máscara dentro das agências e álcool em gel para higienização das mãos. vai fornecer-se uma descartável caso a pessoa que queira ingressar em a agência esteja usando máscara úmida, suja ou rasgada, . Também deverá ser conservado o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Uma nova medição deverá ser feita após alguns minutos, preferencialmente com outro termômetro, caso a temperatura aferida esteja acima de 37.5°C. Caso a alta seja confirmada, se proibirá o acesso de o segurado.

O cidadão vai ser, então, orientado a fazer um reagendamento do serviço pelo portal ou aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135. Se a vai resguardar em este caso, a data inicial de o requerimento para fins de futura concessão de a vantagem.

Os funcionários também utilizarão Equipamentos de Proteção Individual fornecidos pelo INSS. Aquele servidor cuja temperatura mencionar febre terá que procurar um médico e ficar em isolamento domiciliar por 14 dias ou até o resultado do teste que suprima a suspeita de infecção.

Francisco Cardoso recorda que além das adequações físicas, o trabalho dos médicos peritos também depende do funcionamento de técnicos e outros funcionários dentro das unidades, o que pode não acontecer devido ao começo da greve deflagrada pelos servidores do INSS: Francisco Cardoso é o vice-presidente da ANPM.

Na quinta-feira 03 de setembro os trabalhadores que se afastaram do trabalho por motivo de enfermidade ou acidente e deram entrada em pedidos de auxílio-doença, tendo valores antecipados pelo Instituto Nacional do Seguro Social em razão da pandemia, teriam as vantagens reconhecidas em definitivo. Assim, os segurados que receberam a antecipação no valor de um salário mínimo — após a apresentação de atestados médicos pela internet —, mas tinham direito a vantagens maiores por conta de suas contribuições, receberiam automaticamente a diferença, sem precisarem de novos requerimentos.

As medidas de prevenção constam da Portaria 924 do INSS, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira .

Segundo a entidade, a orientação é que os servidores do INSS não deverão regressar aos locais de trabalho, permanecendo em home office. Os servidores que compõem os chamados grupo de risco da covid e os que coabitam com idosos devem protocolar autodeclaração com a solicitação de que permaneçam em trabalho remoto.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>INSS estabelece medidas de prevenção contra Covid-19 para reabertura das agências na segunda-feira; cheque
>>>>>INSS: reabertura terá menos da metade das agências abertas e horário reduzido de funcionamento – September 09, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
2 os servidores e de 0 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: Os servidores e de): 3
3 benefícios 160 0 NONE 2 benefícios maiores: 1, os benefícios reconhecidos: 1
4 trabalhadores 100 0 NONE 2 os trabalhadores: 2
5 Francisco Cardoso 0 0 PERSON 2 Francisco_Cardoso (apposition: O vice-presidente de a ANPM): 1, (tacit) ele/ela (referent: Francisco_Cardoso): 1
6 INSS 0 0 ORGANIZATION 2 o INSS: 2
7 Instituto Nacional do Seguro Social 0 0 ORGANIZATION 2 O Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 1, o Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 1
8 funcionários 0 0 NONE 2 outros funcionários: 1, Os funcionários: 1
9 medição 0 0 NONE 2 Essa medição: 1, uma nova medição: 1
10 pessoa 0 0 NONE 2 a pessoa: 2