Por: SentiLecto

Com o fim da chance de antecipação do auxílio-doença, que permitia ao segurado do Instituto Nacional do Seguro Social mandar o certificado médico pela internet, trabalhadores estão tendo obstáculos para agendar as perícias médicas presenciais. Em muitos casos, as unidades mais próximas do segurado aparecem sem agenda disponível, obrigando o cidadão a se deslocar por centenas de quilômetros.

Advogado especializado em Direito Previdenciário, João Badari conta que vai precisar judicializar dois casos da cidade de Joanópolis, no interior de São Paulo. Ambos são relativos a segurados do INSS que não conseguem marcar a perícia médica para obter o auxílio-doença. Em um dos casos, trata-se do requerimento inicial da vantagem, e no outro, de prorrogação.

3) Escolha a alternativa «Perícia inicial»3) Escolha a alternativa «Perícia inicial»

Na segunda-feira 23 de novembro com o número de servidores da ativa diminuindo a cada ano, o Instituto Nacional do Seguro Social tem enfrentado dificuldades para reabrir as agências na pandemia. No Rio de Janeiro, cerca de 70% do quadro de pessoal do órgão era de grupo de risco, incluindo idosos, pessoas com comorbidades e servidores com filhos em idade escolar, segundo Caio Figueiredo, administrador executivo do INSS no estado:

Joanópolis não tem agência da Previdência Social, e nas unidades das duas cidades mais próximas, Atibaia e Bragança Paulista, não existe vaga para agendamento do procedimento. Com isso, esses segurados teriam que se deslocar até a capital de São Paulo, que fica localizada a cerca de 130 quilômetro de sua cidade.

— É um total despreparo do sistema do INSS no momento em que o segurado mais está precisando da vantagem. Ou trabalha doente para obter o sustento da casa ou não tem sustento, e ele não consegue sequer agendar a perícia. Não existe a chance de pedir a vantagem por incapacidade, seja ele pelo 135, porque não tem vaga nas agências, seja porque agora não existe mais a chance de mandar o laudo pela internet. E ele também não consegue marcar pelo Meu INSS uma perícia porque não existe nem a aba no sistema — alega Badari. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário , Adriane Bramante, que cheque ainda: INSS vai informar segurados que tiverem diferença do auxílio-doença para receber, alega que a entidade tem recebido relatos há cerca de dez dias sobre obstáculos para agendamento de perícias. — Isso está ocorrendo de maneira sistêmica, em vários estados. O que pudemos perceber até agora é que é um problema do sistema do INSS. Conversei com alguns peritos que alegaram que a perícia não está pendente de processos, as agendas estariam disponíveis. Acredito que seja uma instabilidade do sistema. Mas há várias agências que quando o segurado tenta marcar, não têm data disponível — explica Adriane, adicionando que o IBDP está tentando elucidar com o INSS o que pode estar ocorrendo.; veja o modelo da carta a ser mandada

Na sua vez, no total, mais de 600 mil segurados poderão ter acesso aos valores referentes à revisão. O INSS antecipou mais de 1,1 milhão de vantagens por incapacidade provisória durante a pandemia. Essas pessoas receberam o equivalente a um salário mínimo durante até quatro meses.

Segundo ela, o problema tem deixado os segurados em uma espécie de limbo, sem saber como fazer para receber o vantagem em um momento de vulnerabilidade.

— A pessoa vai pessoalmente na agência pedir assistência e se a manda para casa, pedem que ela resolva pelo 135 ou pelo Meu INSS, e então ela fica naquele limbo. No 135 leva horas para ser atendida, e descobre que não tem data disponível na agência mais próxima, quando consegue.

O que declara o INSS

Procurado, o INSS informou que não identificou problemas em seus sistemas, mas atribuiu a responsabilidade pela agenda de exames à Secretaria Especial de Trabalho e Previdência, vinculada ao Ministério da Economia. Se liga a perícia médica federal é diretamente ligada em a pasta.Viu isso? INSS: tempo de espera por perícia médica é de até 30 dias em 67,6% das agências

O depósito é feito com correção e proporcional ao tempo de afastamento, ou seja, pelo total de parcelas recebidas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>INSS: segurados enfrentam obstáculos para agendar perícias médicas
>>>>>INSS irá notificar segurados que tiverem diferença do auxílio-doença para receber; veja o modelo da carta que será enviada – December 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>INSS prorroga por mais dois meses a suspensão da prova de vida – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>INSS pagará diferenças, em dezembro, para 600 mil trabalhadores que receberam antecipação de auxílio-doença até 31 de outubro – November 26, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>INSS pagará diferenças, em dezembro, a 600 mil trabalhadores que tiveram antecipação de auxílio-doença até outubro – November 26, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>INSS não irá antecipar novos auxílios-doença; segurado deve agendar perícia médica presencial – December 02, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>INSS não vai antecipar novos auxílios-doença; segurado deve agendar perícia médica presencial – December 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>INSS: Tempo de espera por perícia médica é de até 30 dias em 67,6% das agências – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>INSS não tem servidores para reabrir todas as agências. No Rio, 70% são grupo de risco – November 23, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 INSS 0 0 ORGANIZATION 9 O INSS: 1, o INSS: 2, (tacit) ele/ela (referent: INSS): 1, INSS: 3, (tacit) ele/ela (referent: o INSS): 2
2 Meu INSS 30 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Meu_INSS): 4, Meu_INSS: 1, ela (referent: Meu_INSS): 1
3 eu 0 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
4 perícia 0 0 NONE 5 perícia médica: 1, uma perícia: 1, A perícia médica federal: 1, a perícia: 1, a perícia médica: 1
5 agências 0 0 NONE 4 as agências: 2, várias agências: 2
6 dificuldades 0 80 NONE 2 dificuldades: 2
7 peritos 160 0 NONE 2 alguns peritos: 2
8 benefício 100 0 NONE 2 o benefício: 2
9 a pessoa 1 0 NONE 2 ela (referent: A pessoa): 1, (tacit) ela (referent: A pessoa): 1
10 Adriane Bramante 0 0 PERSON 2 Adriane: 1, Adriane_Bramante: 1