Por: SentiLecto

O tempo de espera pelas perícias médicas na Previdência Social atualmente é de até 30 dias, declarou nesta sexta-feira o secretário do Ministério da Economia responsável pela pasta, Narlon Gutierre Nogueira. Durante reunião virtual ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social , ele realçou ainda que em média são realizadas 13 mil perícias por dia no país.

Adriane alega que as plataformas digitais ainda enfrentam muita resistência dos segurados:, apesar de todos os serviços, com exceção da perícia médica, estarem disponíveis hoje no site ou no aplicativo do Meu INSS

O Ministério da Economia é o órgão que, na estrutura administrativa brasileira, cuida da formulação e realização da política econômica nacional, da gestão financeira da União e contabilidade pública, desburocratização, administração e governo digital, fiscalização e controle do comércio exterior, previdência e negociações econômicas e financeiras com governos, organismos multilaterais e agências governamentais.

Incapacidade exige para a concessão de vantagens o procedimento , como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez , assim como a vantagem assistencial para pessoas com deficiência.

Agora, esses trabalhadores têm direito à diferença que deixou de ser paga. Esse cálculo considera o valor a que a pessoa teria direito de vantagem , descontada a antecipação já realizada. O pagamento da diferença é feito com correção e é proporcional ao tempo de afastamento.Agora, esses trabalhadores têm direito à diferença que deixou de ser paga. Esse cálculo considera o valor a que a pessoa teria direito de vantagem , descontada a antecipação já realizada. O pagamento da diferença é feito com correção e é proporcional ao tempo de afastamento.

Das 1.037 agências abertas no Brasil, somente 438 estão oferecendo esse serviço durante a pandemia. Algumas agências do Instituto Nacional do Seguro Social seguem fechadas por falta de servidores fora de grupo de risco, que possam comparecer ao trabalho presencial.

Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário , Adriane Bramante alega que a situação do INSS hoje é caótica, porém, previsível. E poderia ter sido evitada.

Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, culpado pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outras vantagens, pertencentes ao núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, para aqueles que comprarem o direito a estas vantagens segundo o calculado pela lei.

Faz 11 meses, Narlon também informou a os conselheiros que a partir de 1º outros cerca de 500 peritos que estão em trabalho remoto devem regressar a o atendimento presencial, obedecendo a uma atualização normativa de o Ministério da Economia. Explicou: “Vão permanecer em trabalho remoto exclusivamente aqueles peritos com mais de 60 anos, os que tenham alguma comorbidade e as servidoras gestantes”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>INSS: Tempo de espera por perícia médica é de até 30 dias em 67,6% das agências
>>>>>INSS não tem servidores para reabrir todas as agências. No Rio, 70% são grupo de risco – November 23, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>INSS pagará diferenças, em dezembro, para 600 mil trabalhadores que receberam antecipação de auxílio-doença até 31 de outubro – November 26, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>INSS pagará diferenças, em dezembro, a 600 mil trabalhadores que tiveram antecipação de auxílio-doença até outubro – November 26, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 diferença 0 0 NONE 6 a diferença: 6
2 valor 300 0 NONE 4 o valor: 4
3 Ministério da Economia 0 0 ORGANIZATION 4 O Ministério_da_Economia: 1, o Ministério_da_Economia: 2, (tacit) ele/ela (referent: O Ministério_da_Economia): 1
4 direito 240 0 NONE 3 o direito: 1, direito: 2
5 peritos 240 0 NONE 3 500 peritos: 2, aqueles peritos: 1
6 trabalho 0 0 NONE 3 o trabalho presencial: 1, trabalho remoto: 2
7 direito de benefício 260 0 NONE 2 direito de benefício: 2
8 trabalhadores 260 0 NONE 2 esses trabalhadores: 2
9 benefícios 100 0 NONE 2 benefícios: 1, estes benefícios: 1
10 correção 80 0 NONE 2 correção: 2