Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Refederal fiscoBR

Em nova versão do aplicativo Microempreendedor Individual , a Receita Federal passou a permitir ao contribuinte a solicitação de restituição do valor correspondente ao Instituto Nacional do Seguro Social recolhido de maneira injustificada ou em duplicidade. Ou seja, os valores pagos a mais no Documento de Arrecadação do Simples Nacional poderão ser requeridos virtualmente.

A Receita Federal, ou Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, é um órgão que tem como responsabilidade a gestão dos tributos federais e o controle aduaneiro, além de atuar na guerrazinha na evasão fiscal, contrabando, descaminho, contrafação e tráfico de drogas, armas e animais.

O aplicativo, disponível nas lojas Apple e Android, também permite consultar o histórico de restituições e a situação atual de cada pedido realizado pelo contribuinte. Antes de requerer a restituição, o contribuinte vai dever certificar-se de que os valores pleiteados foram, de fato, recolhidos em duplicidade ou indevidamente.

Cheque: Governo do Rio reabre unidades do Poupa Tempo nesta quinta-feira

Cheque as situações nas quais, segundo a Receita Federal, não é possível requerer a restituição de valores:

Na sua vez, em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que a vantagem continue sendo pago. Mas por conta da pandemia, e a impossibilidade de deslocamento de beneficiários, o INSS está pagando as proficiências mesmo sem isso.

– ICMS e/ou ISS: A restituição desses tributos deve ser solicitada ao estado, ao Distrito Federal ou ao município hábil;

– Pagamento feito em fase maior que cinco anos da data atual

A prorrogação pelas proficiências de janeiro e fevereiro, pagas em fevereiro e março, vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. No entanto, quem desejar pode fazer a prova de vida neste fase. Segundo a portaria do INSS, a rotina e deveres contratuais estabelecidos com a rede bancária que paga as vantagens permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

– Contribuinte desenquadrado do Simei com data retroativa. Os pagamentos efetuados no fase em que o contribuinte ainda era optante não ficam disponíveis para restituição. Caso o contribuinte julgue ter créditos passíveis de restituição, nessa suposição vai ser necessário recorrer ao atendimento da Receita Federal e requerer a liberação dos pagamentos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>MEI agora pode requerer via celular a restituição de valores pagos a mais
>>>>>INSS mantém até março pagamento de benefícios mesmo sem prova de vida – January 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>União: valores de contribuição dos servidores também terão reajuste de 5,45% – January 15, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Veja qual será o valor da sua aposentadoria após reajuste – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Se aposentou pelo INSS ao longo de 2020? Veja quanto você terá de reajuste proporcional no seu benefício – January 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>INSS aumenta para 40% o quantitativo de servidores destinados à análise de benefícios – January 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Contribuições dos trabalhadores do INSS sobem a partir de agora; confira como ficam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Contribuições dos trabalhadores do INSS vão subir; confira como ficam – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 contribuinte 0 50 NONE 3 o contribuinte: 3
2 a prova de vida 80 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: a prova de vida): 3
3 duplicidade 0 80 NONE 2 duplicidade: 2
4 valores 150 0 NONE 2 os valores pagos: 1, os valores pleiteados: 1
5 competências 80 0 NONE 2 as competências: 2
6 situações 80 0 NONE 2 situações normais: 1, as situações: 1
7 ICMS 0 0 ORGANIZATION 2 ICMS: 1, (tacit) ele/ela (referent: ICMS): 1
8 INSS 0 0 ORGANIZATION 2 o INSS: 2
9 os pagamentos efetuados em o período 0 0 NONE 2 Os pagamentos efetuados em o período: 2
10 Receita Federal 0 0 ORGANIZATION 2 a Receita_Federal: 2