Por: SentiLecto

– O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico , Ángel Gurría, que anunciou que não vai buscar a reeleição na OCDE, alegou nesta sexta-feira que não vai buscar reeleição, em movimento com aparente objetivo de ampliar as possibilidades de o candidato do México comandar a Organização Mundial do Comércio . Em resposta ao anúncio, o Ministério das Relações Exteriores do México declarou que o país estava comprometido em defender o multilateralismo como prioridade política., mas o México está promovendo a candidatura do Dr. Jesús Seade para liderar a OMC», declarou um porta-voz. «Ele tem o perfil necessário, após a negociação bem-sucedida da USMCA, para progredir com os desafios presentes e futuros da OMC.» Seade, que liderou a equipe do seu governo na finalização das negociações do acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá , está atualmente em Genebra e possivelmente exibirá sua candidatura ao organismo na próxima semana. Oito candidatos estão disputando o mais alto posto. Com três dos últimos seis diretores-gerais provenientes da Europa e outros de Tailândia, Brasil e Nova Zelândia, a pressão tem ampliando para a escolha de um líder da África. Gurría declarou no Twitter que vai continuar no posto até junho de 2021.

Uma enxurrada nas 24 horas finais acresceu três nomes na disputa para trocar o brasileIro Roberto Azevêdo, que vai deixar o posto ao fim de agosto, um ano antes do esperado.A OMC também jamais teve uma diretora. Três que estão na disputa são mulheres.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Thailand, Brazil, Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>México desiste de campanha para OCDE e busca comandar OMC
>>>>>Oito estão na disputa pelo posto mais alto da OMC – July 08, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Ángel Gurría 80 0 PERSON 3 Ángel_Gurría: 2, Gurría: 1
2 Jesús Seade 0 0 PERSON 3 Seade: 2, (tacit) ele/ela (referent: Seade): 1
3 posto 0 0 NONE 3 mais alto posto: 1, o posto: 2
4 o México 120 0 PLACE 2 Ele (referent: o México): 1, o México: 1
5 Twitter 0 0 ORGANIZATION 2 o Twitter: 2
6 disputa 0 0 NONE 2 a disputa: 2
7 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
8 reeleição 0 0 NONE 2 a reeleição: 1, reeleição: 1
9 o país 0 40 NONE 1 o país: 1
10 avançar com os desafios presentes e futuros de a omc 105 0 NONE 1 avançar com os desafios presentes e futuros de a OMC: 1