Por: SentiLecto

O Brasil perdeu 2,124 milhões de postos de trabalho doméstico, no primeiro semestre deste ano, de acordo com um estudo feito pelo Instituto Doméstica Legal, que comparou dados do quarto trimestre de 2019 e de junho de 2020, divulgados pelo IBGE. A perda é equivalente a menos 33,43% vagas, entre ocupadas por empregados domésticos formais, informais e diaristas. No Estado do Rio, um drama bem parecido: menos 34,33% vagas, com 183 mil profissionais da área sem trabalho.

— A pandemia gerou o maior estrago que eu conheço no emprego doméstico brasileiro. Muitos empregadores perderam a renda, pois também era autônomos, e ocorreu o conseqüência dominó. Se entre os empregos formais o governo até mitigou o efeito das demissões com a suspensão provisória de contratos e a diminuição de jornadas e salários, essas medidas não podiam ser aplicadas aos informais, que foram os mais afetados. Além disso, quem recebia uma diarista em casa deixou de fazer isso por questões de saúde ou financeira — explicou Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal.

Mande acusações, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp do Extra

No país, a perda de postos informais foi de 34,70%, contra 30,15% de formais. No Estado do Rio, a diferença foi mais acentuada: 41,45% ante 29,25%.

Os índices inquietam ainda mais por se tratar de uma categoria já bastante vulnerável: 93% são mulheres, 75% são negras, muitas com baixa renda, diminui escolaridade e habitantes de lugares sem saneamento — ou seja, um dos segmentos mais atingidos pelo Covid-19 —, e fornecedoras do lar.

Outro lado Por outro lado , em esta quarta-feira , dia 5 de agosto festeja é o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A categoria realizará um ato virtual para chamar a atenção da população sobre o protagonismo do profissional em tempos de pandemia e os problemas enfrentados em relação à gadministraçãode pessoal dos entes públicos. O ato também vai honrar a memória dos servidores da Vigilância Sanitária mortos em decorrência da Covid-19.A prefeitura tem o prazo 30 dias — contados a partir do dia 24 de julho — para prestar informações sobre o abastecimento de EPIs aos funcionários; detalhar a adoção dos regimes de teletrabalho e presencial, e, ainda detalhar o regime de trabalho do servidor Tarcísio Esteves, de 66 anos, que faleceu no dia 5 de junho de Covid-19 e que foi supostamente contagiado pelo coronavírus no exercício do ofício.quarta-feira , dia 5 de agosto é o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, se o festeja em esta. A categoria realizará um ato virtual para chamar a atenção da população sobre o protagonismo do profissional em tempos de pandemia e os problemas enfrentados em relação à gadministraçãode pessoal dos entes públicos. O ato também vai honrar a memória dos servidores da Vigilância Sanitária mortos em decorrência da Covid-19.Faz 5 meses, o governador Wilson Witzel sancionou, em esta, uma lei que autoriza, por arbítrio de os usuários, a suspensão de a cobrança de mensalidades e pacotes contratados de academias de ginástica e de outras atividades desportivas, em o Estado do Rio, durante o fase de isolamento social estabelecido por um decreto de 16 de março de este ano. Apesar de o estado estar em fase de flexibilização dessas normas, com academias funcionando, uma nova onda pandêmica pode voltar a fechá-las, o que faria a lei ser aplicada.

Na sexta-feira 24 de julho o número de pessoas que gostariam de trabalhar e não conseguiam devido à pandemia ou por falta de vaga na cidade onde v viviamcresceu na primeirde julho. Um total de 19,4 milhões de brasileiros não procurou emprego por essas razões, segundo dados da Pnad Covid Semanal, divulgada pelo IBGE.

Na Região Sudeste do país, foram menos 985 mil trabalhadores neste fase, o equivalente a uma queda de 33,22% ao todo de postos de trabalho. Entre informais, o efeito foi de 35,47%, enquanto entre os formais, de 28,47%.

Como evitar demissões

Avelino recorda que os empregadores formais podem usar, por até quatro meses, a suspensão provisória de contrato de trabalho ou a diminuição da jornada de trabalho e salário, para não demitirem trabalhadores. Nesses casos, as diaristas e domésticas recebem uma parte de seus pagamentos do governo, reduzindo os preços.

Ele, porém, avalia que outras medidas públicas são necessárias para evitar demissões, como a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que pede a volta da inferência do INSS do empregador doméstico na declaração anual de ajuste do Imposto de Renda.

Os demais trabalhadores, que voltarem pouco a pouco aos serviços, precisam tomar cuidados para evitar o coronavírus, assim como os empregadores. Por isso, o Instituto Doméstica Legal arremessou a cartilha “Cuidados no regresso do trabalho doméstico durante a pandemia”, que pode ser baixada gratuitamente no site.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>País perde dois milhões de postos de trabalho doméstico em seis meses
>>>>>Servidores da área farão ato virtual nesta quarta-feira, Dia Nacional da Vigilância Sanitária – August 04, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Servidores farão ato virtual nesta quarta-feira, Dia Nacional da Vigilância Sanitária – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Lei estadual do Rio suspende cobrança de academias durante período de isolamento – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pandemia 80 200 NONE 4 A pandemia: 1, a pandemia: 3
2 trabalhadores 200 0 NONE 4 trabalhadores: 4
3 ato 0 0 NONE 4 O ato: 2, um ato virtual: 2
4 lei 0 0 NONE 4 lei: 1, uma lei: 2, a lei: 1
5 Tarcísio Esteves 70 70 PERSON 3 (tacit) ele (referent: o servidor Tarcísio_Esteves de 66 anos): 2, (tacit) ele/ela (referent: o servidor Tarcísio_Esteves de 66 anos): 1
6 Instituto Doméstica Legal 0 0 ORGANIZATION 3 o Instituto_Doméstica_Legal: 3
7 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
8 o Estado_do_Rio 0 0 PLACE 3 o Estado_do_Rio: 3
9 chamar a atenção de a população sobre a importância de o profissional em tempos de pandemia e os problemas enfrentados em relação em a gestão de pessoal de os entes públicos 120 260 NONE 2 chamar a atenção de a população sobre a importância de o profissional em tempos de pandemia e os problemas enfrentados em relação em a gestão de pessoal de os entes públicos: 2
10 estrago 0 160 NONE 2 o maior estrago: 2