Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Refinaria Petrobras – panoramio (1)

A Petrobras, que não tem que realizar aportes em energias renováveis nos próximos cinco anos, declarou nesta terça-feira o presidente-executivo da estatal, investirá em tecnologias para diminuir a pegada de carbono de suas atividades de extração de petróleo , e

Petróleo Brasileiro S.a. é uma companhia de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, sendo, portanto, uma companhia estatal de economia mista.

Roberto da Cunha Castello Branco é um economista de Brasil, ex-membro do conselho administrativo da Petrobras.

Roberto Castello Branco já alegou diversas vezes que a Petrobras não tem benefício comparativo em renováveis e que diversas metas ambientais estabelecidas por suas adversárias europeias são fantasiosas.

A Petrobras terá que vender sua unidade de transporte e dutos «offshore» de gás natural por meio de uma oferta pública inicial , possivelmente, no terceiro trimestre de 2021, declarou Roberto Castello Branco em uma conferência com investidores nesta terça-feira. Roberto Castello Branco é o presidente da companhia.PAULO/RIO DE JANEIRO – A Petrobras espera «deduzi» integralmente a venda das oito refinarias colocadas no plano de desinvestimentos até o final de 2021, de acordo com o compromisso assumido com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica , declarou nesta segunda-feira o presidente-executivo da empresa. Segundo Roberto Castello Branco, além da Rlam, na Bahia, a Petrobras tem outras refinarias em que se pode chegar à assinatura de um contrato de compra e venda em futuro próximo. «Temos as ofertas vinculantes para a Refap e Repar no dia 10 de dezembro. Isso encarna seis refinarias já em curso de venda, em estágio mais avançado», alegou ele, em entrevista a jornalistas, após a empresa detalhar mais cedo seu plano de vendas de ativos para o fase 2021-2025. Ele adicionou que a companhia espera arremessar a data para ofertas vinculantes da Regap e Rnest no começo de 2021. A de Noruegade Noruega Equinor está analisando chances em energia eólica «offshore» no Brasil, declarou Anders Opedal em um conferência virtual da indústria nesta terça-feira. Anders Opedal é o presidente-executivo da petroleira.

As declarações do executivo nesta terça contrapuseram com observações feitas mais cedo pelo CEO da Equinor em uma conferência da indústria petrolífera, na qual alegou que a empresa de Noruega busca chances em energia eólica «offshore» no Brasil. O CEO da Equinor é anders Opedal.

Faz 2 anos, Opedal fez referência, durante a Rio Oil e Gas, a um memorando de entendimento assinado por Equinor e Petrobras em a busca por projetos eólicos » offshore » em o país.

O memorando não redundou em nenhum projeto potencial até o momento, e as falas de Castello Branco propõem que é improvável que isso venha a ocorrer.

Castello Branco, ao comentar o plano de negócios de cinco anos da companhia, atualizado recentemente, em uma apresentação a analistas e investidores. declarou: «Nós não esperamos investir um dólar em renováveis nos próximos cinco anos».

A Petrobras está levando a sério a diminuição das emissões por outros meios, como o estudo da utilização de navios movidos a hidrogênio, mesmo para rotas longas, alegou em apresentação à parte o diretor-executivo de Comercialização e Logística da petroleira, André Chiarini.

Essa estimativa, porém, pode mudar, em parte porque o possível IPO solicita um acordo com outros acionistas.

Ele adicionou que essa estimativa pode mudar, já que o IPO solicita um acordo com outros acionistas dos ativos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Petrobras prioriza cortes de carbono enquanto Equinor mira renováveis no Brasil
>>>>>Petrobras mira IPO de unidade de transporte e dutos offshore no 3º tri de 2021 – December 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Petrobras espera concluir a venda das 8 refinarias até o final de 2021, diz CEO – November 30, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Equinor busca oportunidades em energia eólica offshore no Brazil, diz CEO – December 01, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Petrobras 60 0 ORGANIZATION 9 (tacit) ele/ela (referent: A Petrobras): 2, a Petrobras: 2, A Petrobras: 4, (tacit) ele/ela (referent: a Petrobras): 1
2 Roberto Castello Branco 0 0 PERSON 4 Roberto_Castello_Branco (apposition: o presidente de a empresa): 1, Castello_Branco: 1, Roberto_Castello_Branco: 2
3 IPO 70 0 ORGANIZATION 3 o possível IPO: 1, Ele (referent: o possível IPO): 1, o IPO: 1
4 companhia 0 0 NONE 3 a companhia norueguesa: 1, a companhia: 1, a empresa: 1
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 refinarias 0 0 NONE 3 seis refinarias: 1, outras refinarias: 2
7 energia 80 0 NONE 2 energia eólica: 2
8 acordo 60 0 NONE 2 um acordo: 2
9 busca 35 0 NONE 2 a busca: 1, busca oportunidades: 1
10 CEO da Equinor 0 0 ORGANIZATION 2 o CEO_da_Equinor (apposition: Anders_Opedal): 1, (tacit) ele/ela (referent: o CEO_da_Equinor): 1