Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Refinaria Petrobras – panoramio (1)

– A Petrobras decidiu readmitir a Compass Gás e Energia, subsidiária da Cosan, no processo de desinvestimento da Gaspetro, após receber aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica para o movimento, informou a estatal nesta quarta-feira. Segundo comunicado, o órgão antitruste mandou um documento à petroleira no qual atesta que a cpermanênciada Compass no processo não caracteriza descumprimento do Termo de Compromisso de Cessação assinado entre a Petrobras e o Cade para desinvestimentos em ativos de gás «Dessa mforma a cempresadecidiu readmitir a Compass no processo de desinvestimento, sempre prezando pela sua competitividade, isonomia e impessoalidade», ddeclaroua estatal. Faz 1 mês, a Petrobras havia anunciado a desqualificação de a subsidiária de a Cosan de a disputa em o final mencionando o não cumprimento de pré-requisito de o TCC. A petroleira está promovendo a venda de sua participação de 51% na Gaspetro, uma holding com participação em diversas distribuidoras de gás. A fatia remanescente no ativo, de 49%, pertence à japonesa Mitsui. «Caso seja assinado o contrato de compra e venda de ações, a operação vai estar sujeita à apreciação do Cade, no momento da análise do Ato de Concentração, quanto aos possíveis iefeitosà defesa da concorrência», acadicionou Petrobras, derealçandoue o processo está em faperíodoinculante.

«A suspensão provisória que lhes requeremo, e o prévio estabelecimento das necessárias normas de transição, vai permitir que os investidores conheçam as normas que vão reger os mercados antes de se comprometerem em definitivo com valores de aumentado soma», declarou a Brasilcom, no documento.Para a Brasilcom, que encarna 46 distribuidoras de combustíveis –mas não as maiores, que dominam a maior parte do mercado–, são necessárias «medidas que salvaguardem a boa e saudável concorrência, e que protejam o mercado de distribuição de práticas anticoncorrenciais com seus nefastos efeitos no bolso dos consumidores de combustíveis».

Petróleo Brasileiro S.a. é uma companhia de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, sendo, portanto, uma companhia estatal de economia mista.

Compass ou Beidou-2 é o sistema de China de posicionamento mundial por satélite.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Petrobras readmite Compass em desinvestimento da Gaspetro após aval do Cade
>>>>>Brasilcom pede ao Cade suspensão temporária da venda de refinarias da Petrobras – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Petrobras 0 0 ORGANIZATION 4 a Petrobras: 2, A Petrobras: 2
2 Brasilcom 0 0 ORGANIZATION 3 a Brasilcom: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Brasilcom): 1
3 antitruste 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: o órgão antitruste): 2, o órgão antitruste: 1
4 impactos 40 80 NONE 2 os possíveis impactos: 1, seus nefastos impactos: 1
5 medidas 120 0 NONE 2 medidas: 2
6 petroleira 60 0 NONE 2 A petroleira: 1, a petroleira: 1
7 documento 0 0 NONE 2 um documento: 1, o documento: 1
8 estatal 0 0 NONE 2 a estatal: 2
9 maiores 0 0 NONE 2 as maiores: 2
10 processo 0 0 NONE 2 o processo: 2