Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Refinaria Petrobras – panoramio (1)

A Federação Única dos Petroleiros divulgou que há mais de 1.500 casos confirmados de empregados da Petrobrás com Covid-19, e 257 funcionários da Transpetro. A Petrobras tem 40 mil trabalhadores efetivos, enquanto a Transpetro tem 6 mil empregados próprios. A estatal, por sua vez, alegou em nota mandada ao EXTRA que, nesta segunda-feira , havia cerca de 1.370 casos confirmados da enfermidade no seu quadro.

Teletrabalho a critério do empregadorAs novas normas modificam uma portaria de junho de 2020, que trouxe normas para a adoção prioritária do regime de teletrabalho, entre outros pontos. O documento atual declara que, na ocorrência de casos suspeitos ou confirmados de Covid, o empregador pode adotar, a seu critério, o teletrabalho com uma das medidas para evitar aglomerações.No caso dos trabalhadores com 60 anos ou mais ou que exibam condições clínicas de risco para desenvolvimento de complicações da Covid, o texto estabelece que eles têm que receber atenção especial e também menciona a adoção do trabalho remoto como uma medida opção para evitar a contaminação, a critério do empregador. Antes, a indicação do governo era de que o trabalho remoto deveria ser priorizado.

Petróleo Brasileiro S.a. é uma companhia de capital aberta, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, sendo, portanto, uma companhia estatal de economia mista.

A Petrobras Transporte S.A. – Transpetro é uma companhia brasileira de transporte e logística de combustíveis que atua nas operações de importação e exportação de petróleo e derivados, gás e etanol.

O “Balanço Covid-19” a equipe exibiu ele de Estrutura Organizacional de Resposta da Transpetro e pela estatal em reuniões nesta segunda-feira com representantes da Federação Única dos Petroleiros e sindicatos filiados. Os números são resultado da expansão da variante Ômicron neste mês de janeiro. As maiores incidências da enfermidade acontecem nas unidades dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Espírito Santo.

Ainda que cerca de 3 mil terceirizados podem estar com Covid-19, junto ao Sindipetro-NF, a FUP acredita.

Faz 5 dias, em o dia 21, a Petrobrás reportava » mais de mil infectados confirmados em a companhia «, exclusivamente entre os trabalhadores efetivos, em a semana passada. Tezeu Bezerra fez uma critica na gestao da estatal, por falta de informações: «Ficamos confusos com a falta de clareza da Petrobrás. Tezeu Bezerra é o coordenador-geral do Sindipetro-NF.O Sindipetro-NF, junto ao Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho, requereu diversas informações e a companhia não deu, como número de contagiados em plataformas e quais as unidades que estão mais graves. Isso vem confirmando o que o sindicato tem delatado desde o começo da pandemia, que é o descaso da empresa com os trabalhadores”, declarou.

Faz 1 dia, havia cerca de 1370 casos confirmados de Covid-19 em a Petrobras, entre os quase 40 mil empregados de a empresa, ontem. No momento, observa-se o ampliação dos casos de Covid-19 em todo o Brasil e esse ampliação de incidência no país tem reflexo também na indústria de petróleo e gás. Todos os novos casos confirmados na empresa são assintomáticos ou com sintomas leves. Não há efeito expressivo nas operações em razão de afastamentos de colaboradores infectados.

Por outro lado, o Ministério da Saúde publicou. nesta terça-feira , uma portaria que reduziu de 15 para dez dias o fase de afastamento dos trabalhadores com casos confirmados de Covid-19, sob suspeita ou que tiveram contato com casos suspeitos. Ainda que o fase de afastamento pode ser diminuído para sete dias, o texto — assinado em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência — declara , caso o funcionário exiba resultado negativo em teste por técnica molecular ou teste de antígeno, a partir do quinto dia após o contato.Desde que o trabalhador esteja sem exibi febre há 24 horas, a diminuição para sete dias também vale para os casos suspeitos , sem tomar medicamentos antitérmico e com a melhora dos sintomas respiratórios. As informações são da Agência Brasil.

A Petrobras evidencia que suas desempenham-se atividades operacionais de maneira segura de acordo com os mais estritos normas de segurança e protocolos de saúde, como: testagem; distanciamento físico; utilização obrigatória de máscaras; procedimentos de higienização e limpeza de mãos, ambientes e equipamentos; adequação de efetivo; isolamento imediato e desembarque dos casos suspeitos e seus contactantes.

Procurada, a Transpetro não mandou posicionamento até a publicação da reportagem.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Petrobras tem mais de 1.300 casos de Covid-19 entre funcionários
>>>>>Covid-19: portaria ministerial altera regras para afastamento do trabalho – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Tezeu Bezerra 0 50 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Tezeu_Bezerra): 4, o (referent: Tezeu_Bezerra): 1, Tezeu_Bezerra (apposition: O coordenador-geral de o Sindipetro-NF): 1
2 casos 0 160 NONE 5 Todos os novos casos confirmados: 1, casos confirmados de Covid-19: 1, os casos suspeitos: 1, 1370 casos confirmados de Covid-19: 1, casos suspeitos: 1
3 trabalhadores 350 0 NONE 5 os trabalhadores: 2, trabalhadores: 1, 40_mil trabalhadores efetivos: 1, os trabalhadores efetivos: 1
4 Petrobras 100 0 ORGANIZATION 5 (tacit) ele/ela (referent: a Petrobras): 1, A Petrobras: 1, a Petrobras: 2, (tacit) ele/ela (referent: A Petrobras): 1
5 Transpetro 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: Transpetro): 1, Transpetro: 1, a Transpetro: 2
6 portaria 0 0 NONE 4 uma portaria: 4
7 eu 100 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
8 Teletrabalho 0 0 PERSON 3 Teletrabalho a: 1, (tacit) ele/ela (referent: Teletrabalho a): 2
9 companhia 0 0 NONE 3 a companhia: 2, a empresa: 1
10 esta 0 0 NONE 3 esta: 3