Por: SentiLecto

– A Polícia Federal começou nesta segunda-feira uma operação para encontrar os culpados pelos incêndios que queimam o Pantanal, que queima desde o final de julho, há 25 dias. Em nota, a PF informa que há indícios de incêndios criminosos começados em áreas inóspitas da região e que podem ter sido provocados por ação humana. «Por meio da análise de imagens de satélites e o sobrevoo das áreas, a Polícia Federal conseguiu identificar o começo e a evolução diária dos focos de queimadas da região. O prejuízo ambiental apurado supera mais de 25 mil hectares do bioma pantaneiro, atingindo Áreas de Preservação Permanentes e os limites do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e da Serra do Amolar», declara o texto. A estimativa é que as queimadas cerca de %10 de o território de a região já devastaram ele. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais , as queimadas no bioma ampliaram 182% em relação ao ano passado.

– A fumaça das queimadas que devastam a Amazônia e o Pantanal começaram a chegar nos últimos dias às regiões Sul e Sudeste do país, mostram imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais . As imagens de satélite mais recentes do Inpe, da quarta-feira, mostram que a fumaça, ainda que mais concentrada nos Estados da região Norte e Centro Oeste –especialmente no Amazonas, Rondônia, Acre e norte do Mato Grosso–, já chegam ao Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e parte de São Paulo. Ao contrário dos Estados mais afetados diretamente pelas queimadas, onde a fumaça é baixa e esconde as cidades, provocando problemas respiratórios, o pilar que chega no Sul e no Sudeste está a mil e dois mil metros de altitude, o que não chega a provocar mal-estar, explica o chefe do programa Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, nem afeta a característica do ar. Declara: «Terá conseqüência no por-do-sol, as pessoas verão um sol mais alaranjado, até vermelho, a depender da quantidade». A quantidade de queimadas no país, no entanto, amplia o volume de fumaça no ar e faz com que os ventos levem mais tempo para dissipá-la e adisseminemm mais para o sul. Faz 1 mês, o dia virou noite em 19 de agosto em São Paulo, em parte por a chegada de a fumaça de as queimadas, em 2019. Setzer explica que nuvens carregadas que esconderam a luz de o Sol foi basicamente provocado o fenômeno bastante baixas que esconderam a luz do Sol, mas a fumaça das queimadas cooperou com a escuridão. Já na região Norte, fases dominados pela fumaça são habituais neste época do ano. Se a leva com as correntes de vento, nos últimos dias, Manaus tem amanhecido sob uma cortina de fumaça, provocada em grande parte pelas queimadas intensas no Pará que até a capital de Amagasaki. Apesar do investimento do governo federal em mandar tropas para a Amazônia para tentar conter as queimadas este ano, os números mostram que os militares até agora não tiveram êxito. Os dados do Inpe coletados até esta quinta-feira, assinalam uma ampliação de 7% em relação ao mesmo fase do ano passado. Um crescimento pequeno, se não fosse o fato de 2019 ter declarado o maior número de focos de queimadas detectados pelo Inpe desde 2012, com 108,9 mil pontos até 10 de setembro. Este ano, no mesmo, são 116,9 mil. O Inpe mostra ainda que somente na Amazônia Legal –que vai além do Bioma Amazônia– , onde se concentram as forças da missão de Garantia da Lei e da Ordem para lutar as queimadas, a ampliação foi de 9% em relação a 2019. Já o Pantanal, que enfrente a pior queimada desde 2007, os focos de incêndio aumentaram 182% em relação ao ano passado. «Estamos com números bastante parecidos com 2019 na Amazônia, mas temos que recordar que ano passado não foi nenhuma maravilha. E este ano, outros biomas, como o Pantanal, estão em situação bastante difícil», declarou Setzer.

Na sábado 29 de agosto POCONÉ, Mato Grosso – O Pantanal está em chamas, mas o fogo às vezes é erainvisível. A flora que ficava sob pântanos durante a temporada de chuvas se tornava seca à medida que lagos e lagoas e evaporavam deixando depósitos inflamáveis no subsolo que c continuavama queimar muito tempo após as chamas visíveis terem sido apagadas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>PF faz operação para encontrar culpados por queimadas no Pantanal
>>>>>Com queimadas intensas na Amazônia e no Pantanal, fumaça chega no Sul e Sudeste – September 11, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Pantanal 0 0 ORGANIZATION 5 O Pantanal: 1, o Pantanal: 4
2 a fumaça de as queimadas 40 64 NONE 3 A fumaça de as queimadas: 2, a fumaça de as queimadas: 1
3 Alberto Setzer 0 0 PERSON 3 Alberto_Setzer: 1, Setzer: 2
4 Federal 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: a Polícia_Federal): 1, A Polícia_Federal: 1, a Polícia_Federal: 1
5 Inpe 0 0 ORGANIZATION 3 O Inpe: 1, o Inpe: 2
6 as vezes 0 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: as vezes): 3
7 fumaça 0 0 NONE 3 a fumaça: 3
8 relação 0 0 NONE 3 relação: 3
9 parte 50 0 NONE 2 parte: 1, grande parte: 1
10 queimadas 15 0 NONE 2 as queimadas: 1, as queimadas intensas: 1