Por: SentiLecto

Enfermidades do aparelho respiratório foram a principal causa de internações clínicas de usuários de planos de saúde no ano passado, adicionando 506,9 mil ocorrência. Esse dado vai ser a base de comparação para a Agência Nacional de Saúde Suplementar analisar o efeito da pandemia do novo coronavírus no setor.

O mapa assistencial divulgado nesta quarta-feira pela agência reguladora é um retrato dos 1,62 bilhões de procedimentos, entre consultas, exames, cirúrgias e internações, realizados por beneficiários de planos de saúde no ano passado.

— Faz 2 meses, as internações por sindrome respiratória registraram uma ampliação de a ordem de %200 em relação a o mesmo fase de o ano passado, em maio. Os dados do mapa nos permitam analisar ainda quanto se prejudicou a assistência durante a pandemia a doentes crônicos, pacientes com câncer, possibilitando trabalhar com as operadoras prioridades para o próximo semestre Flávia Tanaka, coordenadora de o levantamento.

O mapa mostra uma ampliação de 6,4% das internações entre 2018 e 2019. Faz 1 ano, ao todo, foram 8,6 milhões internações. As despesas com essa espécie de procedimento, no entanto, aumentaram quase três vezes mais, 17,9%.

— A ampliação da despesa frente ao números de atendimento reforça a necessidade de se repensar modelos de remuneração dos prestadores de serviços, como clínicas, assim como a de aumento de programas de prevenção de enfermidades que têm como um conseqüência de longo prazo a diminuição das internações — evidencia Flávia.

Mande acusações, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp do Extra

— Os planos de saúde deverão cobrir a execução de testes sorológicos para detecção do novo coronavírus. Se editou a medida por meio de determinação de a Agência Nacional de Saúde Suplementar, publicada em esta segunda-feira em o Diário Oficial da União e já está em forcita. Desse modo, os beneficiários de planos ambulatorial, hospitalar ou de referência que tenham exibido sintomas de síndrome gripal aguda, como tosse, coriza, dor de garganta e sensação de febre ou tenham sido diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave , podem realizar o teste sem preços extras mediante pedido médico. O teste sorológico identifica a presença de anticorpos no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus em algum momento. Como avalia a resposta do organismo para lutar o Sars-CoV-2, menciona-se o exame a partir do oitavo dia desde o aparecimento de os sintomas. Desde março, no começo da pandemia, os planos de saúde já eram obrigados a cobrir outros testes para diagnóstico da Covid-19, como o RT-PCR, que identifica o material genético do vírus em amostras de mucosa do nariz e da garganta. Além desse, outros seis exames também estão incluídos no Rol de Procedimentos Obrigatórios. Mas, Faz 1 mês, segundo relatório divulgado por a ANS obstáculos para execução de teste de detecção ou tratamento de o Covid-19 encarnaram mais de um terço de as 4.700 queixas recebidas por a agência relativas sobre o coronavírus, de março até 15 de junho. Mande acusações, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp do Extra O boletim da reguladora ainda que os planos de saúde registraram, mostrou , em maio, a menor utilização por seus beneficiários desde o começo da série histórica começada em 2016. A suspensão de cirurgias e exames eletivos por conta da pandemia do coronavírus fez o desembolso das operadoras frente ao valor recebido de mensalidades cair de 76% abril para 66% no mês passado. Segundo o balanço do consórcio de veículos de jornalismo formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, o Brasil registrou 57.658 mortes por coronavírus até a noite deste domingo. No total, houve 1.345.254 de notificações da infecção no país.Resolução da Agência Nacional da Saúde Suplementar determinou, nesta segunda-feira , que os planos de saúde agora devem cobrir a execução de testes sorológicos para a detecção do novo coronavírus. O exame se une a outro, chamado de RT-PCR, que já estava incluído no rol de procedimentoscompulsórioss do setor desde março, quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil.

Na segunda-feira 22 de junho a Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou um balanço sobre o número de reclamações de consumidores contra os planos de saúde. De acordo com os dados, foram registradas mais 4,7 mil queixas relacionadas ao assunto coronavírus. A agência foram contabilizadas 7.149 solicitações.

O levantamento mostra também uma alta no número de exames realizados por beneficiário, de 2018 para 2019, de 18,5 por usuário para 19,7. A execução de exames adicionou o maior número de procedimentos realizadaos por quem tem plano de saúde no ano, 916,5 milhões , seguido por consultas médicas, com 277,5 milhões .

Entre os dados do mapa, chama atenção ainda os procedimentos para diagnóstico e acompanhamento de enfermidades crônicas como diabetes e hipertensão arterial realizados pelos planos de saúde.

A inclusão desse teste no rol de procedimentos de cobertura compulsória atende resolução judicial relativa à Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde . A resolução é liminar, ou seja, ainda cabe recurso, a ANS, no entanto, procurada, não informou se pretende ou não recorrer.

Exames de hemoglobina glicada, para diagnosticar e acompanhar o diabetes, registraram alta de 16,4%, em relação a 2018 O levantamento assinala ainda uma ampliação de 10,9% no número de exames Holter 24 horas, usados para diagnóstico e acompanhamento de enfermidades do aparelho circulatório.

— O grande objetivo do mapa assistencial é dar clareza as informações da saúde adicional à sociedade e dar a pchancede extratificação e cencruzilhadade dados que possibilitam uma melhor regulação do setor — ddeclaraRogério Scarabel, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos e presidente substituto da ANS.

— O teste é de extremo protagonismo para que a sociedade comece a recomeçar a vida econômica com segurança e a não inclusão até esse momento mostrava uma omissão regulatória da ANS.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Planos de saúde: problemas respiratórios já eram principal motivo de internação antes da pandemia
>>>>>Saiba quem tem direito de fazer teste de coronavírus pelo plano de saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Planos de saúde terão de cobrir testes sorológicos de Covid-19 a partir desta segunda – June 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Brasil profundo se torna epicentro da Covid-19 e capitais podem sofrer ‘tsunami’ em efeito bumerangue – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Entenda como funcionam os testes contra a Covid-19 que os planos de saúde são obrigados a cobrir – June 30, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 os planos de saúde 480 0 NONE 6 Os planos de saúde: 1, os planos de saúde: 5
2 PCR 0 100 ORGANIZATION 3 PCR: 3
3 Agência Nacional de Saúde Suplementar 0 0 ORGANIZATION 3 a Agência_Nacional_de_Saúde_Suplementar: 3
4 agência 0 0 NONE 3 A agência: 1, agência reguladora: 1, a agência: 1
5 decisão 0 0 NONE 3 decisão judicial relativa: 1, A decisão: 1, resolução: 1
6 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
7 teste 0 0 NONE 3 O teste sorológico: 1, o teste: 1, O teste: 1
8 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 1, a pandemia de Covid-19: 1
9 queixas 0 60 NONE 2 4,7_mil queixas relacionadas: 1, as 4.700 queixas recebidas: 1
10 ANS 0 0 ORGANIZATION 2 a ANS: 2