Por: SentiLecto

A prova de vida remota já é uma realidade definitiva para militares inativos, anistiados políticos e pensionistas das Forças Armadas. Agora, os beneficiários só precisam diminuir o aplicativo GOV.BR em seu celular e utilizar seu login na plataforma do Governo Federal.

Para fazer seu recadastramento de maneira digital, é necessario que o veterano ou pensionista tenha sua biometria cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito ou no Tribunal Superior Eleitoral . A comprovação de que a pessoa está viva é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo.

O público-alvo do projeto-piloto são condutores que ainda não aderiram ao Sistema Eletrônico de Notificações , disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal de serviços da Senatran. Os informados obtêm os 40% de desconto sobre o valor da multa, caso não realizem defesa prévia ou entrem com recurso contra a autuação. O serviço vale para todas as multas aplicadas, seja no âmbito do município, dos estados ou da União. O condutor que já tiver multa vencida não pode participar.É necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência emitido, no máximo, há três meses, no nome do aposentado ou pensionista.Em 3 meses, fevereiro e março vão precisar atualizar o cadastro entre 3 de janeiro e 4 de março, nascidos em janeiro.

O meio virtual é uma alternativa para que as pessoas não precisem comparecer à agência bancária em que o provento ou a pensão são pagos. O modelo criado é o mesmo efetuado pelos demais servidores públicos civis, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Serviço Social .

Viu isso? Servidor que pediu para ficar em home office por não desejar se vacinar contra Covid-19 padece derrota na Justiça

Na sua vez, viu isso? IPVA 2022 vai ficar mais caro por causa da valorização nos custos dos carros utilizados. Veja simulações

– A digitalização da prova de vida anual foi prioridade para ofertarmos a esse público mais agilidade, comodidade e segurança, tendo em vista, especialmente, os cuidados com a saúde em nosso momento atual. O GOV.BR veio para simplificar e modernizar nosso relacionamento com os brasileiros, que hoje poupam tempo e dinheiro evitando deslocamentos desnecessários e enfrentamento de filas -, alega o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia , Caio Mario Paes de Andrade.

– A implantação desse serviço deixou para trás a burocracia existente no procedimento, que exigia o deslocamento do beneficiário para confirmar que estava vivo. Agora, o veterano pode ficar em dia com seu recadastramento estando em qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet -, eelucidao secretário de Governo Digital do ME, Fernando Coelho Mitkiewicz.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Prova de vida digital se torna definitiva para veteranos das Forças Armadas
>>>>>Governo Federal notifica condutores para pagar multas de trânsito com desconto – December 02, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Estado do Rio voltará a exigir prova de vida de aposentados e pensionistas em janeiro de 2022; veja datas – December 02, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Prefeitura de São Gonçalo retoma prova de vida de servidores aposentados e pensionistas; veja o calendário – December 02, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 BR 0 60 PLACE 2 BR em seu celular e usar seu login em a plataforma de o Governo_Federal: 1, BR: 1
2 condutor 0 10 NONE 2 O condutor: 2
3 nós 340 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
4 comprovação 0 0 NONE 2 A comprovação: 2
5 condutores 0 0 NONE 2 condutores: 2
6 necessario 0 0 NONE 2 necessario: 2
7 opção 0 0 NONE 2 uma opção: 2
8 militares inativos anistiados 0 65 NONE 1 militares inativos anistiados: 1
9 os preços de os carros usados 0 60 NONE 1 os preços de os carros usados: 1
10 multa vencida 0 50 NONE 1 multa vencida: 1