Por: SentiLecto

Cantor, compositor e violonista, Moraes Moreira faleceu na manhã desta segunda-feira, aos 72 anos. O artista, que também era poeta e escritor, era reconhecido por sua genialidade e versatilidade. Um dos fundadores do grupo Novos Baianos, Moraes musicou o álbum ‘Acabou Chorare’, que carrega influências do samba, baião e rock psicódelico, e é considerado um dos álbuns mais influentes da música de Brasil. No total, foram 40 discos gravados com o cantor, entre bandas, participações e álbuns solo. Diante da ampla carreira do baiano, listamos seis momentos da trajetória de Moraes Moreira, entre curiosidades e pontos altos da carreira. Cheque: Na juventude, influências de Luiz Gonzaga, que na adolescência, aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, na Bahia, e contato com rock n’roll O de Baia Marede Baia Mare iniciou tocando sanfona de doze baixos, instrumento que ganhou da irmã, em celebrações de São João, casamentos e batizados em Ituaçu, cidade onde nasceu. Na época, tinha como referência Luiz Gonzaga. Em seguida, mudou-se para Salvador e lá conheceu Tom Zé, entrando em contato com o rock n’ roll.

Arte em tempos de Covid-19: Moraes Moreira faz cordel inspirado no coronavírusLuto na música: Famosos lamentam morte de Moraes Moreira»O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte do músico e proeminente rubro-negro Moraes Moreira. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste», declarou o time no Twitter.Faz 51 anos, o grupo Novos Baianos fez sua estreia com o show » Desembarque de os bichos depois de o dilúvio «. Faz 3 meses, 1970, os Novos Baianos se transferiram para o Rio de Janeiro, em o começo de os anos, e foram viver juntos, em comunidade: inicialmente em um apartamento em Botafogo e, mais tarde, em um sítio em Vargem Grande. Faz 48 anos, o grupo gravou em o Rio o álbum » Acabou chorare «, um clássico pós-tropicalista de a mistura de música brasileira e rock, eleito, em 2007, por a revista » Rolling Stone Brasil «, um de os 100 maiores discos de a música de Brasil, em 1972.

Formação dos ‘Novos Baianos’

Faz 51 anos, a história de o grupo iniciou, em Salvador. Se exibiu Moraes a Tom Zé, que era amigo de Luiz Galvão, enquanto Baby Consuelo conheceu e Galvão em um bar, quando passava as férias em a cidade. Integrou-se Pepeu Gomes também e participou de o primeiro espetáculo de o grupo recém-formado. Mais tarde, Paulinho Boca de Cantor se juntou a eles. Influenciados pela Tropicália, formaram o conjunto ‘Novos Baianos’, onde Moraes Moreira ficou de 1969 a 1975. Junto com Luiz Galvão, Moraes foi compositor de quase todas as musiquinhas do grupo.

Foi no segundo álbum do grupo que eles fizeram história. Arremessado em 1972, ‘Acabou Chorare’ reuniu diversas influências musicais e trouxe êxitos como ‘Menina Dança’, ‘Mistério do Planeta’, ‘Brasil Pandeiro’, ‘Preta Pretinha’ e outros destaques. Faz 13 anos, considerou se o maior álbum de a história de a música de Brasil, segundo a revista Rolling Stone.

Duas curiosidades em torno do álbum marcam a história da sua criação: Produziu-se o disco enquanto o grupo morava junto em Jacarepaguá, em o Rio. Por dois anos, a banda viveu como uma comunidade hippie. Segundo o próprio Moraes Moreira, era natural morar, produzir e compartilhar tudo junto à comunidade do sítio. Faz 10 anos, em entrevista a Fabio Maleronka Ferron e Sergio Cohn ele contou como se deu a criação de o álbum. «Era uma coisa que ia ocorrendo dentro daquele caos que a gente vivia. A gente não fechava a porta do quarto para compor. Era ali no meio de todo mundo, no deleite. A gente achava que isso ia influenciar na nossa música. E influenciou. Para nós, a vida era o ensaio. Tudo já estava debaixo do dedo de tão ensaiado do dia-a-dia, quando fomos gravar o Acabou Chorare. Você escuta e percebe que gravou-se o disco em quatro canais”.

Carreira solo: trio elétrico, músicas carnavalescas e ‘Projeto Brasil’

Depois de cinco discos com o conjunto, o baiano partiu para a carreira solo em 1975. A partir de então, Moraes arremessou mais de 20 discos. Na carreira, realçou-se como o primeiro artista a cantar em cima de um trio elétrico. Ao lado do ‘Trio de Dodô e Osmar’, cantou diversas músicas carnavalescas como ‘Vassourinha Elétrica’ e ‘Bloco do Prazer’. Faz 42 anos, arremessou se Pombo Correio » «, de sua autoria e se tornou êxito nacional, juntando o som de a guitarra de Baia Mare a o frevo trieletrizado.

Faz 37 anos, Moraes passou a desenvolver o » Projeto Brasil » uma série de shows por as capitais de o país,, a partir de 1983. No repertório carnavalesco, frevos e marchas como ‘Grito de combate’ e ‘Celebração do interior’ eram alguns dos destaques.

Faz 37 anos, a 1997, Moraes arremessou 14 discos, entre produções solo e em conjunto com cantores como Pepeu Gomes, de 1983.Faz 23 anos, o músico gravou o disco » 50 carnavais em que comemora seus 50 anos «,, em 1997. Dois anos depois, Moraes arremessa o disco ‘500 Sambas’, em homenagem aos 500 anos de descoberta brasileiro. No mesmo ano, voltou a se reunir com os ‘Novos Baianos’ para execução de shows e turnês e, com o grupo, arremessou o disco ao vivo ‘Infinito Circular’. O álbum tem musiquinhas de álbuns anteriores e outras inéditas.

Faz 4 anos, arremessou seu segundo livro » Poeta não tem idade que reúne mais de 60 cordéis. «,, em 2016 que reúne mais de 60 cordéis. Na caracterização do livro de poesias, uma breve sinopse do que o baiano reservou para o título dá o tom. A caracterização do livro, com homenagens a Luiz Gonzaga, Machado de Assis, Gilberto Gil e muitos outros declara: «Passando de certa forma a vida a limpo, Moraes recompõe, com sapiência e maturidade, os cenários da infância as relações de amizade, as esquinas do planeta, os becos da existência, o sentimento do mundo». Os cenários da infância são os laços de família.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Salvador

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>De ‘Acabou Chorare’ ao cordel: veja trajetória e curiosidades da carreira de Moraes Moreira
>>>>>Morre Moraes Moreira, aos 72 anos, no Rio – April 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Em última postagem, Moraes Moreira publicou letra de cordel sobre a quarentena: ‘Assombra-me a pandemia’ – April 13, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Famosos lamentam morte de Moraes Moreira – April 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Flamengo convida Babu, do ‘BBB20’, para visitar o CT do Ninho do Urubu – April 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Sites de apostas esportivas incluem ‘BBB20’, com cotações por paredão e pela final – April 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Enquete do EXTRA aponta Thelma eliminada do ‘BBB20’ em paredão com Babu e Gabi – April 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Gabi vence a prova do anjo do ‘BBB20’, e Marcela e Gizelly
recebem castigo do monstro
– April 03, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Enquete ‘BBB20’: Thelma, Babu ou Gabi, quem vai deixar a casa? Vote – April 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Enquete ‘BBB20’: Thelma, Babu ou Gabi, quem vai deixar a casa? Vote – April 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Enquete do EXTRA aponta Marcela eliminada do ‘BBB20’ contra Babu e Flayslane – April 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Enquete ‘BBB20’: Flayslane, Babu ou Marcela, quem vai sair da casa? – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Enquete ‘BBB20’: Flayslane, Babu ou Marcela, quem vai sair da casa? Vote – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Paredão do ‘BBB20’ está ‘alternando quem sai’, diz Boninho sobre Babu, Marcela e Flayslane – April 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prova do líder será de sorte e também terá prêmio de patrocinador, diz Boninho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prova do líder do ‘BBB20’ será de sorte e terá prêmio de patrocinador, diz Boninho – April 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prova do líder do ‘BBB20’ será de sorte, diz Boninho – April 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>‘BBB20’: Marcela é a terceira mulher eliminada em paredão com Babu e Flayslane – April 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Avó de Babu do ‘BBB20’ morre, diz mulher do ator – April 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Namorada de Babu, do ‘BBB20’, mostra posts racistas contra ele – April 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prova do líder do ‘BBB20’ será de ‘sorte e mira’, diz Boninho – April 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Em última entrevista, Moraes Moreira rebateu críticas de Baby sobre musical dos Novos Baianos – April 13, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Moraes Moreira 210 70 PERSON 20 Moraes_Moreira: 4, (tacit) ele/ela (referent: Moraes): 4, Moraes: 8, (tacit) ele/ela (referent: Moraes_Moreira): 3, o próprio Moraes_Moreira: 1
2 disco 0 0 NONE 5 o disco: 4, O disco: 1
3 álbum 0 0 NONE 4 álbum: 4
4 Chorare 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Chorare): 1, Chorare: 2
5 Luiz Gonzaga 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: referência Luiz_Gonzaga): 1, referência Luiz_Gonzaga: 1, Luiz_Gonzaga: 1
6 Novos Baianos 0 0 ORGANIZATION 3 O grupo Novos_Baianos: 1, os Novos_Baianos: 1, o grupo Novos_Baianos: 1
7 Pepeu Gomes 0 0 PERSON 3 Pepeu_Gomes: 2, (tacit) ele/ela (referent: Pepeu_Gomes): 1
8 Rolling Stone 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a revista Rolling_Stone): 2, a revista Rolling_Stone: 1
9 conjunto 0 0 NONE 3 conjunto: 1, o conjunto: 2
10 discos 0 0 NONE 3 14 discos: 1, os 100 maiores discos: 1, 40 discos gravados: 1