Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jean Wyllys, 2015 (cropped)

Era no quintal de terra batida, de uma casa simples em Alagoinhas, interior alagoana, que o então garoto Jean Wyllys, que pegava gravetos e esboçava no chão, começava a desenhar algo que lá no futuro faria todo sentido. Levava jeito. Se transportava para um mundo longe dali, o que significava sonhar com um destino melhor. Para ele e sua família. Ao declarar para a mãe Inalva, lavadeira e responsável pelo sustento de muitas bocas, que desejava ser ilustradora ou algo da espécie, o pragmatismo falou mais alto. Ali não havia lugar para devaneios imaginativos. Tinha que ter trabalho duro.

Jean Wyllys de Matos Santos é um jornalista filiado ao Partido Socialismo e Liberdade. Um jornalista é professor universitário e político brasileiro.

Ex-BBB Cristiano fala da vida com o marido no Chile e relembra participação no reality: ‘Me sentia um patinho feio’

Jean trabalhou. Estudou tanto, que passou para a universidade pública, o primeiro dos seus. Jornalista, escritor, pesquisador e em breve doutor, por muito tempo ele guardou o talento da infância na gaveta das memórias. Até voltar a esboçar. Justamente no exílio, a que foi forçado há dois anos, após inúmeras ameaças de morte, ele volta a “brincar”.

“Declaro que minha pintura tem a estética da precariedade. Até no material, que não é nada extraordinário. Utilização papel, lápis, aquarela, carvão, colagens sobre material reciclado… Não tenho a menor ambição de ser um artista plástico. Mas dialogar através da pintura. A beleza serve para desarmar”, observa, antes de fazer uma observação: “Acho que, sim, a ilustração me devolveu a sensação de pertencimento. Foi onde reencontrei sentimentos adormecidos, intocados. Uma forma de me conectar com o que devi deixar para trás”.

Separado, Otto se reinventa na pintura e fala da relação com a filha com Alessandra Negrini, de 16 anos: ‘Me botou nos eixos’

Desde janeiro de 2019 longe do Brasil, Jean já viveu na Alemanha, nos Estados Unidos e está agora na Espanha, morando em Barcelona. Jean satisfaz mais uma etapa de seu doutorado sobre “a articulação das fake news com discursos de Animosidade e os efeitos desses discursos nos processos eleitorais e modo de vida das minorias”. As contas são pagas com seu trabalho como professor, conferencista e pesquisador, além de ser bolsista da Open Society Foundation, de George Soros. Destina-se o tempo que sobra a as ilustrações.

Sarah, do ‘BBB 21’, conta que fez figuração na série ‘Lúcifer’, nos EUA

“Fui e sou vítima da glamourização da Animosidade. O autoritarismo é bastante sedutor. Se agrediram minhas redes sociais sempre . Mas com a pintura percebi algo diferente. Ali está uma crítica, são coisas que penso traduzidas em maneira de arte, mas com legendas contundentes e uma maneira. Já teve detrator meu que comentou ‘até que para isso serve’. Ou seja, meu intento de dialogar, nem que seja de pouco a pouco, pode funcionar”, observa.

Nego Di se diz no ‘BBB 21’ à ex, que fala de traições e papo antes de confinamento: ‘Não dei esperança’

Jean nem sempre foi odiado, ameaçado e atacado. Há 16 anos, ele foi parar nos braços do povo, que deu a um professor, homossexual e nordestino o prêmio do “BBB 5”. “As pessoas acham que eu tenho desonra ou algum problema com o programa. Jamais tive. O ‘Big Brother’ me proporcionou muitas coisas. Me deu voz. Mas eu jamais desejou ser uma fama. Não me interessa ser uma facezinha. Eu entrei pela experiência, pela pesquisa, pela desconstrução”, justifica.

Êxito no ‘The Voice Brasil’, Diva Menner surge nua na web e fala em afeição própria: ‘Me amo bastante mais nua’

Kadu também anuncia imóveis disponíveis na região da Flória, como uma residência em Fort Lauderdale, mostrada por ele, através do Instagram, na última sexta-feira. Além disso, há registros com parentes, amigos e com a amada, Fran. «O que eu mais poderia querer é estar do seu lado em todas as ocasiões. Que suas execuções continuem trazendo o melhor em você. Eu vou estar aqui ao seu lado sempre para te apoiar. Te amo», disse ele no aniversário da namorada.Ele conserva a rotina de exercícios e se o liga em a saúde e a os cuidados com o corpo.Mas não somente isso: no exterior, Kadu atua também como treinamento de cães e consultor imobiliário, segundo o próprio descreve em sua página na internet.

Faz 1 mês, alguns de eles fizeram questão de não esconder a orientação sexual durante o confinamento, outros preferiram conservar a discrição, em o domingo 10 de janeiro. ainda que revelaram a sexualidade após o fim de sua participação na casa mais vigiada brasileiro, há aqueles. Fato era que, ao longo de quase duas décadas, o «Big Brother Brasil» teve participantes LGBTQIA+ que se realçaram. há, inclusive, dois campeões de edições no time: o professor universitário e jornalista Jean Wyllys, do «BBB 5», e a veterinária Vanessa Mesquita, do «BBB 14».

Da casa mais vigiada do Brasil, um dos slogans do reality, Jean foi parar em outra casa ao ser eleito deputado federal pela primeira vez, em 2010. Cinco anos depois de ter vencido o “BBB”, ele estava de volta aos olhos do povo, que já não o amava tanto assim. Nem vigiava seus representantes. O que veio depois faz parte da história de Jean e do que ele conta em suas palestras sobre a história do país.

Discreto, Jean prefere não comentar como vive na terra de Gaudí. O medo ainda é uma realidade. A mágoa e o ressentimento já nem tanto. Nem a amargura latente. Pouco a pouco, esboça de novo o futuro como se estivesse no antigo quintal. Não sonha com afeições ou grandes arroubos de paixão, e deixa para o tempo embrulhar o destino. “Minhas afeições e afetos estão nos amigos que se tornaram uma família e deles recebo bastante. Não espero uma grande afeição. Até isso está sendo repensado, de maneira mais livre, longe dos moldes tradicionais de relacionamento. Talvez, lá na frente, eu venha a ter uma relação aberta. Mas, acredite, sou bem tímido e autocrítico. Então, muita coisa passa por aí também”.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Brazil, Spain, Chile

Cities: Barcelona, Alagoinhas

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>De Barcelona, Jean Wyllys fala sobre os 2 anos fora do país, de afeição e das ilustrações que cria: ‘A beleza serve para desarmar’
>>>>>Kadu Parga, do ‘BBB 10’, mora na Flórida e atua como treinador de cães: ‘Paixão’ – February 07, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 133 365 NONE 32 (tacit) eu: 19, Me: 4, eu: 4, Eu: 2, me: 3
2 Jean Wyllys de Matos Santos 0 370 PERSON 15 (tacit) ele/ela (referent: Jean nem): 2, Jean_Wyllys_de_Matos_Santos: 1, garoto Jean_Wyllys: 1, Jean nem: 1, (tacit) ele/ela (referent: Jean): 4, Jean: 5, ele (referent: Jean nem): 1
3 BBB 0 45 ORGANIZATION 4 o BBB: 1, BBB: 2, o (referent: o BBB): 1
4 pintura 0 40 NONE 3 minha pintura: 1, a pintura: 2
5 você 90 0 NONE 3 você: 1, te: 1, Te: 1
6 Di 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Di): 2, Di: 1
7 Kadu 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Kadu): 1, Kadu: 2
8 coisas 0 0 NONE 3 coisas: 2, muitas coisas: 1
9 povo 0 0 NONE 3 o povo: 1, povo: 2
10 tempo 0 0 NONE 3 O tempo: 2, o tempo: 1