Por: SentiLecto

O ator e apresentador João Vicente de Castro compartilhou, nesta terça-feira, um texto autoral sobre racismo. No seu perfil do Instagram, o famoso comentou sobre a onda de protestos e antirracistas no Brasil e nos Estados Unidos e disse suporte à campanha ‘Vidas negras importam’.

Engajado nas causas sociais, o ator Babu Santana também compartilhou a mesma imagem no seu Instagram em suporte ao movimento «Black Lives Matter» .

«Eu peço desculpas. Não por ser branco e privilegiado. Mas por todas as vezes que fortaleci essa engrenagem que prime, que humilha e que mata. O racismo não é somente um de Polinesia Francesa ajoelhado sobre o pescoço de um homem preto durante 10 minutos até matar. O racismo não é só a morte de João Pedro», declarou.

Na legenda, Thelma comentou: «Não vamos nos calar! Nossa voz precisa ser escutada e ecoada no mundo todo. Parem de nos matar, não nos tratem como estatística. Somos João Pedro, somos George Floyd! A luta contra o racismo é coletiva e diária, utilizem suas vozes. #Vidasnegrasimportam»,declaroue.

Escreveu: «O racismo é mais perverso que os exemplos extremos, são todas as piadas que já fiz, todas as vezes que eu não desejou, sem nem mesmo perceber, abrir mão do meu conforto social do meu importância e toda vez que eu não me esforcei ao máximo para lutar o racismo».

No fim do texto, João Vicente declara se comprometer para lutar o racismo. «Me comprometo exercitar minha escuta, meu lugar de cala, escutar mais, falar menos, combater sempre. Eu reconheço minha culpa pela omissão estimulada pela falta de compreensão profunda do problema, pelo passado e me exibo para a luta comprometida contra o racismo do presente e do futuro, a elaboração de quem somos nós, brancos, os culpados por instituir e perpetuar o racismo é o primeiro passo para lutar o racismo estrutural».

Uma publicação compartilhada por João Vicente De Castro

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>João Vicente pede desculpas em texto sobre racismo: ‘Reconheço minha culpa pela omissão’
>>>>>Thelma e Babu se posicionam contra casos de racismo: ‘A luta é coletiva e diária’ – June 01, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Felipe Neto critica Neymar por falta de posicionamento sobre casos de racismo – June 01, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Felipe Neto critica Neymar por não se posicionar contra casos de racismo – June 01, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Thelma, do ‘BBB20’, comenta ataques racistas em lives: ‘Se querem me desestabilizar, não conseguem’ – May 28, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 80 NONE 12 Eu: 2, (tacit) eu: 5, eu: 2, Me: 1, me: 2
2 nós 0 0 NONE 6 nos: 2, nós: 1, (tacit) nós: 3
3 racismo 35 380 NONE 5 O racismo: 3, racismo: 1, o racismo: 1
4 vezes 0 0 NONE 5 vezes: 5
5 todas_as 0 0 NONE 3 todas_as: 2, todas_as piadas: 1
6 matar 0 100 NONE 2 matar: 2
7 luta 0 40 NONE 2 a luta comprometida: 1, A luta: 1
8 João Vicente de Castro 0 0 PERSON 2 João_Vicente: 1, João_Pedro: 1
9 Vidasnegrasimportam 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Vidasnegrasimportam): 1, Vidasnegrasimportam: 1
10 apoio 0 0 NONE 2 apoio: 2