Por: SentiLecto

Nem todo pai é artista. Tem pai que é jornalista. André Curvello, parceiro do “Encontro com Fátima’’, tem duas filhas, Antônia, de 8 anos, e Clarice, de 4. E ele jamais vai se esquecer do momento em que recebeu a notícia de que Patrícia Dias estava grávida de sua primogênita. Patrícia Dias é a mulher. Foi um misto de afeições porque, naquele mesmo dia, ainda como repórter, ele tinha feito a cobertura do acidente com o bonde de Santa Teresa, em 2011, e chegou em casa muito abalado.

»Essa tem que ser a minha última live. E vai ser bastante especial, porque vai ocorrer no Turano, onde aumentei e vivem meus pais da música. Meu avô Custódio foi meu primeiro pai. Vejo a rocha em que eu estava quando recebi a notícia da morte dele, quando eu subo o morro. Eu tinha 6 anos e abri o berreiro. Do meu Custódio Filho herdei a vaidade. Custódio Filho é pai. Ele adorava óculos escuros, por isso eu utilização.Coloquei meu nome em dois dos meus filhos . Os Alexandres dão certo, se você analisar. Fui batizado assim por causa de Alexandre, O Grande», conta Xande de Pilares, que faz show on-line no domingo, às 14h, no Youtube.

«Foi um dia tão difícil para mim. Cheguei em casa bastante triste e precisei fechar a matéria para o ‘‘Jornal Nacional’’. Eu me recordo que minha esposa esperou uns minutos e me contou a novidade. Ali, eu tive a real experiência do que é viver o céu e o inferno num mesmo dia», lembra o apresentador, que fala do desejo de ter mais filhos: — Se eu declarasse, seria mentira que sempre desejou ser pai. Mas a verdade é que já não me imagino mais não exercendo esse papel. Sempre gostei de criança e do universo infantil, mas não tinha essa vocação aflorada. Fui me descobrindo e tentei me conservar numa posição de aprendiz para desempenhá-la do modo mais amoroso possível. Teria uns oito filhos , se eu pudesse.

Com muito diálogo, brincadeiras e, às vezes, os puxões de orelha, André procura mconservaruma relação saudável com as duas meninas. Para ele, todos os temas e conversas com elas são bem-vindos, desde que seja de uma forma positiva e compreensível.

— A minha relação com minhas filhas é a coisa mais contente que tenho na vida. Quando devo ser, eu sou criança e quando devo ser pai, sou pai. Não deixo de desempenhar esse papel da cobrança, observação ou conserto. Tento dosar essas duas dimensões. Educação é isso, né? As crianças precisam ser contentes, brincar, mas com limites. Quando o assunto é mais complicado, não temos temas proibidos , a gente tenta abordar de uma forma que a gente supõe que elas vão compreender — declara ele, que já observa pistas de possíveis ofícios que Antônia e Clarice podem seguir quando se tornarem adultas.

Na sua vez, xande de Pilares, Zeca Pagodinho e Daniel são três dos artistas paternais que vão estimular o domingão. Convidamos os cantores a falarem sobre sua relação com seus pais, filhos e netos. Cheque e receba, abaixo, essa afeição incondicional, que cruza gerações.

— Elas me acompanham, me auxiliam e participam de várias reportagens que eu faço. E, às vezes, dão sinais de que qdesejamseguir essa carreira. Mas eu tento deixá-las livres. A Antônia declara que deseja ser cientista, pesquisadora ou professora. A Clarice declara que deseja ser jornalista . Mas independente da escolha delas, desejo que sejam contentes.

— Eu, hoje, tenho uma posição de apresentador ao lado da Fátima, mas não me considero. Acho que estou como apresentador, mas essencialmente sou um repórter e, consequentemente, um contador de histórias. Meu sonho era virar repórter, desde que entrei na TV. É o que eu gosto: conhecer pessoas, principalmente as anônimas, que constroem o país. E percebi que amava contar histórias para crianças, depois que fui pai. No «Mundo mãe», eu levo para as famílias aquilo que eu faço e fazia em casa. Consegui aumentar para outras pessoas. Acho que traz um pouco de volta aquela magia dos contos populares. Me sinto contente.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se eu pudesse, andré Curvello, do ‘Encontro com Fátima’, sobre o deleite de ser pai: ‘ teria uns oito filhos’
>>>>>Com lives no Dia dos Pais, Zeca Pagodinho, Xande de Pilares e Daniel entregam curiosidades dos seus pais, filhos e netos – August 07, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 590 80 NONE 57 (tacit) eu: 33, me: 8, mim: 1, Me: 1, Eu: 4, eu: 10
2 pai 0 0 NONE 7 pai: 5, todo pai: 1, meu primeiro pai: 1
3 maneira 80 0 NONE 3 uma maneira: 2, uma maneira positiva: 1
4 André Curvello 0 0 PERSON 3 André: 1, André_Curvello parceiro de o Encontro com Fátima: 1, ele (referent: André): 1
5 Clarice 0 0 PERSON 3 ele (referent: Clarice de 4): 2, Clarice de 4: 1
6 Custódio 0 0 PERSON 3 Custódio_Filho (apposition: pai): 1, (tacit) ele/ela (referent: Meu avô Custódio): 1, Meu avô Custódio: 1
7 apresentador 0 0 NONE 3 o apresentador: 2, apresentador: 1
8 casa 0 0 NONE 3 casa: 3
9 assuntos 0 100 NONE 2 assuntos proibidos: 1, o tema: 1
10 Alexandre 0 50 PERSON 2 Alexandre: 1, (tacit) ele/ela (referent: Alexandre): 1