Por: SentiLecto

Istambul – Os mosaicos de Hagia Sophia, em Istambul, serão cobertos por cortinas ou lasers durante os momentos de orações dos islâmicos, declarou o porta-voz do partido governista turco AK nesta segunda-feira depois que o presidente Tayyip Erdogan converteu o museu em uma mesquita.

«Meus pensamentos vão para Istambul. Eu penso em Santa Sofia e estou bastante aflito”, declarou ele durante sua bênção semanal na Praça de São Pedro.

Os ícones cristão serão descobertos e abertos a todos os visitantes o restante do tempo, e a entrada vai ser gratuita, informou Omer Celik, que declarou em uma coletiva de jornalismo em Ancara que se cometeu o maior desrespeito contra Hagia Sophia em toda a história por o papado. Não ficou claro de imediato como os lasers funcionariam.

Na sexta-feira, uma corte da Turquia determinou que a conversão da construção em um museu em 1934 foi ilegal.

Dizendo-o uma mesquita, Erdogan declarou que as primeiras orações acontecerão ali dentro de duas semanas.

A medida provocou preocupação e críticas internacionais, incluindo de Grécia, Estados Unidos e Rússia, além da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e do papa Francisco, que se declarou magoado com a resolução.

Quando cruzados pilharam a catedral, ele declarou que os cristãos ortodoxos e Hagia Sophia padeceram durante anos com uma «invasão de Latinoamérica» liderada pelo papado no século 13.

O Conselho Mundial das Igrejas pediu que Erdogan revertesse sua resolução e o Patriarca Bartolomeu, líder espiritual dos Cristãos Ortodoxos, que vive em Istambul, considerou a resolução decepcionante.

A Grécia repudiou a resolução na sexta-feira, declarando que ela vai repercutir nas relações entre os dois países e nos laços da Turquia com a União Europeia. O Departamento de Estado dos EUA se declarou «desapontado» com a ação.

O líder do partido italiano de extrema-direita Liga, Matteo Salvini, comandou uma manifestação diante do consulado de Turquia em Milão para queixar-se contra a resolução.

Ainda na sexta-feira, a Unesco declarou que vai revisar o status de Patrimônio da Humanidade do monumento após o anúncio de Erdogan.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States, Turkey, Russian Federation, Greece

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Turquia vai cobrir mosaicos de Hagia Sophia durante orações, declara porta-voz
>>>>>Papa diz estar “muito aflito” com decisão de transformar museu de Hagia Sophia em mesquita em Istambul – July 12, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 decisão 0 140 NONE 3 a decisão decepcionante: 1, a decisão: 2
2 Conselho Mundial das Igrejas 0 0 ORGANIZATION 3 O Conselho_Mundial_das_Igrejas: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Conselho_Mundial_das_Igrejas): 2
3 Francisco 0 140 PERSON 2 Francisco: 2
4 eu 0 60 NONE 2 Eu: 1, (tacit) eu: 1
5 A Grécia 0 0 PLACE 2 A Grécia: 1, Grécia: 1
6 Erdogan 0 0 PERSON 2 Erdogan: 2
7 Istambul 0 0 PLACE 2 Istambul: 2
8 Omer Celik 0 0 PERSON 2 Omer_Celik: 2
9 Organização das Nações Unidas para a Educação 0 0 ORGANIZATION 2 Ele (referent: Organização_das_Nações_Unidas_para_a_Educação): 1, Organização_das_Nações_Unidas_para_a_Educação: 1
10 lasers 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) eles/elas (referent: os lasers): 1, os lasers: 1