Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Afonso Costa – Março, 1921

«Sonho satisfeito» para o remador Afonso CostaO remador Afonso Costa exultou hoje com o «sonho satisfeito» de se apurar para os Jogos Olímpicos Tóquio’2020, um deleite reforçado por ser em equipa com Pedro Fraga, o seu «ídolo» de sempre.»Este é o pináculo da minha carreira. Qualificar para os Jogos Olímpicos é o que qualquer desportista de alta competição ambiciona. Desde miúdo que tinha este sonho com o meu irmão e minha mãe, que já faleceu e deve estar orgulhosíssima lá em cima», disse, dedicando-lhe o êxito.Afonso Costa e Pedro Fraga garantiram o bilhete para o Japão, ao concluírem hoje em segundo lugar na final de double scull ligeiro da prova de qualificação europeia, que se disputou em Varese, na Itália.O desportista, de 25 anos, vai estrear-se em Jogos Olímpicos com quem mais contempla na modalidade: «Recordo-me de ver Londres’2012 em miúdo e «torcer» por eles… Jamais imaginei que iria remar com ele. Jamais me tinha passado pela cabeça. Desejava ir aos Jogos Olímpicos, mas jamais pensei fazê-lo com o meu ídolo».Em equipa com Nuno Mendes, Pedro Fraga foi oitavo em Pequim’2008 e quinto em Londres’2012, com a dupla a falhar um lugar no Rio’2016.»Nada abaixo de quinto», gracejou Afonso Costa, que assinala «para a final», destinada aos seis melhores, sendo que, logo vai pensar em «outra resposta», se essa meta for atingida.O remador regozijou-se com o «objetivo satisfeito» e revelou que, «depois da eliminatória», que a dupla venceu, apurando-se assim diretamente para a final, logo perceberam que o objetivo era mesmo vencer.»E foi para onde assinalámo hoje. Infelizmente, não conseguimos, mas realizei um sonho de miúdo. Ainda não estou a perceber a dimensão deste feito…», complementa.Terem de satisfazer uma quarentena de 14 dias, rostito às rlimitaçõesimpostas para as viagens de e para Itália, noacguerrazinhaà pandemia de covid-19.»N, tal como Pedro Fraga, lamenta a obrigatoriedade de agoraão tenho vocábulos para descrever esta condicionante a que estamos sujeitos, o quão desagradado estou com essa medida, já que o país, o Estado, investiu tanto na preparação dos desportistas e depois…», lamentou, lembrando todas as medidas de segurança sanitária a que se submeteram em Itália.

Pedro Fraga e Afonso Costa qualificaram-se esta quinta-feira para os Jogos de Tóquio’2020.Os remadores Pedro Fraga e Afonso Costa vão festejar a conquista da vaga na competição de double scull ligeiro nos Jogos Olímpicos Tóquio’2020 com uma quarentena de 14 dias em Portugal, após a disputa da qualificação, em Itália.»Os remadores têm um feitio de desejar sempre mais, sempre melhor, todas as remadas devem ser melhores do que as prévias. Quando chegarem a Portugal, temos agora um grande desafio, que é dirigi a quarentena a que estão obrigados o que é verdadeiramente grotesco, e o outro desafio é afastá-los, o mais possível, do vírus, dado que não há vacinas para osdesportistass qualificados, mesmo o Estado tendo investido tanto na sua preparação»,alegouu o presidente da Federação Portuguesa de Remo .Em declarações à agência Lusa, Luís Ahrens Teixeira aludiu às relimitaçõesas viagens de e para Itália, com quarentena obcompulsóriae 14 dias, impostas no aoguerrazinha pandemia de covid-19.»Agora, temos os desportistas qualificados, que treinam duas vezes por dia e devem ficar fechados em casa durante 15 dias. É grotesco, quanto mais não seja que se testem os desportistas de três em três dias para poderem treinar na água. Não há nada, neste momento, que não nos declare que não devemo ficar de quarentena», explicou o dirigente, que viaja esta quinta-feira para Portugal, juntamente com Fraga e Costa.Os dois remadores asseguraram o retorno do remo de Lusaka aos Jogos Olímpicos, depois da ausência no Rio’2016, ao concluírem a prova de qualificação europeia de double scull ligeiro no segundo lugar, atrás dos ucranianos Igor Khmara e Stanislav Kovalov, também apurados.Fraga, de 38 anos, participará pela terceira nos Jogos Olímpicos, depois do quinto lugar em Londres’2012 e do oitavo em Pequim’2008, então com Nuno Mendes.»considerou-se A FPR insolvente e esteve em bancarrota há oito anos. Depois disso, conseguirmos recuperar… acho que é inédito e histórico, sinceramente», referiu Luís Ahrens Teixeira.Mesmo assim, o presidente federativo considerou que o apuramento ocorreu «com muita naturalidade», porque o trabalho dos últimos anos foi feito «com característica, com bons meios».»Os desportistas estavam focados e confiantes. Tudo correu bastante bem. Foi o culminar natural, porque, no remo, quando se chega à prova, já está tudo feito e toda a gente sabia que tinha sido tudo bem feito. Havia muita confiança e os desportistas tinham só que executar e executaram bastante, muito bem», elogiou.

Afonso Augusto da Costa GCTE • GCL, conhecido somente por Afonso Costa, foi um advogado, professor universitário, político republicano e estadista português.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Italy, United Kingdom

Cities: Varese, London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>»A minha mãe, que já faleceu, deve estar orgulhosíssima lá em cima»
>>>>>Dupla portuguesa «celebra» apuramento em quarentena: «Verdadeiramente ridículo» – April 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Sobe para 56 o número de portugueses apurados para Tóquio’2020 – April 08, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Pedro Fraga e Afonso Costa na final da prova de qualificação – April 05, 2021 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Portugal com 27 vagas asseguradas nos Jogos Paralímpicos Tóquio’2020 – April 06, 2021 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Setúbal recebe prova de qualificação de águas abertas para Tóquio’2020 – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 90 70 NONE 16 me: 2, (tacit) eu: 14
2 nós 130 155 NONE 7 nos: 1, (tacit) nós: 6
3 Pedro Fraga 0 0 PERSON 6 Fraga: 1, Pedro_Fraga: 2, (tacit) ele/ela (referent: Pedro_Fraga): 2, Fraga de 38 anos: 1
4 atletas 450 80 NONE 5 os atletas qualificados: 3, Os atletas: 1, os atletas de três: 1
5 Afonso Costa 60 0 PERSON 5 remador Afonso_Costa: 1, Costa: 1, Afonso_Costa: 3
6 Itália 0 0 PLACE 5 a Itália: 1, Itália: 4
7 Jogos Olímpicos 0 0 ORGANIZATION 5 Jogos_Olímpicos: 2, os Jogos_Olímpicos: 3
8 desafio 140 60 NONE 3 o outro desafio: 1, um grande desafio: 2
9 Londres 0 0 PLACE 3 Londres: 3
10 Portugal 0 0 PLACE 3 a Portugal: 1, Portugal: 2