Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – {{{caption}}}

Faz 3 anos, começou a 24 de agosto de 2019, com a derrota em a Luz após o título em a época anterior, fase negro. Desde aí, as águias já perderam mais cinco jogos, adicionando ainda dois empatesÀ derrota na Taça de Portugal com o FC Porto, que ditou o afastamento da prova, seguiu-se novo desaire, agora na Liga, que nem a mudança de treinador, com a troca de Jorge Jesus por Nélson Veríssimo, ditou uma mudança no desfecho, ampliando o trauma do Benfica com os adversários. Numa semana bastante atribulada, as águias perderam duas vezes frente ao FC Porto e vão já numa série de oito partidas sem conseguir vencer. Esta é já a segunda pior sequência do Benfica na história dos duelos entre as duas equipas, sendo somente superada pelos nove desafios longe dos vitórias, jogados entre 30 de janeiro de 1988 e 17 de abril de 1991.O derradeiro vitória dos encarnados frente aos portistas data de 2 de março de 2019, numa época na qual, sob o comando de Bruno Lage – subiu em janeiro dos bês para trocar Rui Vitória -, o clube da Luz sagrou-se campeão. Lage ganhou ao FC Porto por 2-1 no Estádio do Dragão, mas a 24 de agosto desse mesmo ano, à terceira jornada do campeonato de 2019/20, não evitou o desaire caseiro por 2-0.A partir daí, os benfiquistas não mais se conseguiram recompor frente aos azuis e brancos, estes sempre sob a liderança de Sérgio Conceição. Seguiram-se mais cinco derrotas e dois empates. Os dois jogos perdidos no final de 2021 modificaram a atual série na segunda pior, superando três de sete jogos, com destaque para outras tantas de seis partidas sem vencer.O FC Porto modificou-se numa verdadeira dificuldade e para trás ficaram já as séries mais negras ante o outro adversário. Com o Sporting, o Benfica jamais ficou mais de cinco jogos sem vencer. Tem cinco sequências assim, duas delas sempre a perder.

Cheque os onzes iniciais exibidos por Sérgio Conceição e Nélson Veríssimo para o clássico da ronda 16 do campeonato, com começo às 21h00.Fábio Vieira e Pepê são as novidades no onze do FC Porto para o clássico, isto sem esquecer Diogo Costa, que ocupa o posto na baliza em jogos do campeonato. Relativamente ao encontro da Taça de Portugal, quinta-feira passada, Sérgio Conceição não conta com Díaz, infetado com covid-19, e Evanilson, punido.Já Nélson Veríssimo, na estreia, insere várias novidades. Morato é aposta para a defesa, que não tem o punido Otamendi, nem Grimaldo, infetado com covid-19. Everton e Gonçalo Ramos também são escolhas iniciais do técnico que rende Jesus até final da época. Na baliza, Vlachodimos, de maneira natural, ocupa o posto, depois de Helton Leite ter sido o selecionado no jogo da Taça.Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Fábio Cardoso e Zaidu; Uribe e Vitinha; Otávio, Fábio Vieira e Pepê; Taremi.Suplentes: Marchesín, Manafá, Wendell, João Marcelo, Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Francisco Conceição, Corona e Toni Martínez.Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Vertonghen, Morato e Gilberto; Rafa, Weigl, João Mário e Everton; Gonçalo Ramos e Yaremchuk.Suplentes: Helton, Diogo Gonçalves, Lazaro, Ferro, Meité, Pizzi, Taarabt, Paulo Bernardo e Seferovic.Declarações de Uribe, médio do FC Porto, ao Porto Canal após o triunfo na receção ao Benfica, esta quinta-feira, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga Bwin.Prémio Mérito e Valores Porto: «Este é o ambiente que se vive aqui no FC Porto. Todos focados, todos sabemos que somos importante para a equipa, desde o apanha-bolas, todos são importantes. A equipa provou isso, mostrou que está para grandes coisas e continuamos no topo da tabela, que é o mais importante.»Protagonismo do prémio: «Sim, são sempre importantes. Quando as coisas saem bem, os prémios individuais passam para segundo plano. Se alguém se destaca num jogo, é porque a equipa trabalhou para isso e cada um trabalhou na sua posição e fez o que tinha de fazer. Um por um todos os jogadores foram excelentes. É isso que faz com que a equipa seja superior no campo.»Vencer duas vezes o Benfica: «Estes jogos são importantes, quer pelo que se jogava na Taça, quer pelo que se jogava na Liga. Tem um ingrediente especial por ser um clássico, por ser o jogo que é, pelo ambiente que se vive no estádio e é importante dar esse deleite a quem nos acompanha. Tivemos um bastante bem nestes dois jogos e é um prémio para toda essa gente que nos apoia. Há que desfrutar e passar um ano novo bastante contente».Vitória por 3-1 para o FC Porto, diante do Benfica, que fica a sete pontos dos dois líderes do campeonato

Faz 1 mês, ante o FC Porto, Jorge Jesus não ganhou nenhum de os últimos cinco clássicos, em o domingo 26 de dezembro. Números reforçavam cenário de saídaO futuro de Jorge Jesus na Luz continuava na corda bamba, com o técnico das águias a conservar um equilíbrio precário à frente da equipa principal do Benfica após o desaire no Estádio do Dragão para a Taça de Portugal. A eliminação da prova com o 3-0 veio agudizar um verdadeiro trauma que o treinador dos encarnados tem nos seus embates com o FC Porto, oponente contra o qual detinha um registo negativo como não tem ante outro adversário.Pelas águias, JJ só venceu 29 por cento dos embates com os dragões. A nível interno, permanência estava em avaliação mas só devia ser concluída após o jogo de quinta-feira. Veríssimo na calha para a sucessão

O Sport Lisboa e Benfica ComC • MHIH • OB é um clube multidesportivo de Portugal, fundado em 1904 e acolhido na clientela de São Domingos de Benfica, em Lisboa.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Portugal

Cities: Porto

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Benfica não vence o FC Porto há oito jogos e esta é a segunda pior série do trauma
>>>>>Os onzes de FC Porto e Benfica para o clássico – December 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>FC Porto aguarda pelos resultados dos testes PCR antes do clássico com o Benfica – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Veríssimo já orientou o Benfica contra o FC Porto: recorde o jogo e as declarações – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Exclusivo FC Porto «queima» Jorge Jesus e deixa a corda ainda mais esticada – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>FC Porto regressa ao trabalho depois do Natal com três nomes no boletim clínico – December 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Evanilson colocou o FC Porto a vencer aos 31 segundos: veja o lance – December 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Evanilson bisou desta forma e fez o 3-0 para o FC Porto no clássico – December 23, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Estreia no FC Porto e o primeiro clássico: as marcas redondas de Fábio Cardoso – December 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>FC Porto fez testes à covid-19 e resultados são todos negativos – December 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Grimaldo com teste positivo à covid-19 – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Jesus com saída iminente do Benfica, Veríssimo perfila-se para o clássico – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Pizzi e Jesus: a origem do desentendimento e a intervenção de Rui Costa – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Jorge Jesus: ligação ao Flamengo mal digerida no Benfica – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Exclusivo Benfica espera que Jorge Jesus abdique – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Jorge Jesus ficou desolado com decisão de dirigentes do Flamengo, diz imprensa portuguesa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Jorge Jesus rescinde contrato com Benfica – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Jornalista brasileiro revela alegada conversa com Jesus: «Coloquei o lugar à disposição» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Jorge Jesus abre mão de indenização e apresenta proposta para deixar o Benfica, diz jornal; treino foi cancelado – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Jorge Jesus põe o cargo à disposição da diretoria do Benfica, diz jornal português – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em meio a novela entre Benfica e Flamengo, Jorge Jesus posa com a família no Natal – December 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>A lista de convocados de Nélson Veríssimo para o clássico com o FC Porto – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Teste PCR confirmou: Luis Díaz falha o FC Porto-Benfica – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Paulo Fonseca sem contactos do Benfica – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>FC Porto-Benfica: já foram vendidos 43 mil bilhetes – (ojogo-pt)
>>>>>Uribe aponta ao coletivo do FC Porto: «Desde o apanha-bolas…» – December 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Rúben Amorim faz as contas ao FC Porto-Benfica – December 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Travante Williams após o FC Porto-Sporting: «Estou feliz por terem aparecido hoje» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Exclusivo Novo clássico entre FC Porto e Benfica desafia marca de Luis Díaz – December 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>FC Porto tenta isenção à inglesa para ter Zaidu frente ao Benfica – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Boa notícia para o FC Porto: Zaidu fica para o clássico – (ojogo-pt)
>>>>>Golos, casos e outras jogadas do clássico entre FC Porto e Benfica – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o FC_Porto 0 0 PLACE 10 o FC_Porto: 8, O FC_Porto: 1, (tacit) ele/ela (referent: o FC_Porto): 1
2 Benfica 0 40 ORGANIZATION 6 (tacit) ele/ela (referent: o Benfica): 4, o Benfica: 2
3 nós 90 0 NONE 6 nos: 2, (tacit) nós: 4
4 jogos 0 100 NONE 5 estes dois jogos: 1, Estes jogos: 1, Os dois jogos perdidos em o: 1, sete jogos: 1, jogos: 1
5 Liga 0 0 ORGANIZATION 3 a Liga: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Liga): 1
6 ambiente 0 0 NONE 3 o ambiente: 3
7 equipa 0 0 NONE 3 A equipa: 1, a equipa: 2
8 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
9 águias 0 0 NONE 3 as águias: 3
10 desaire 0 95 NONE 2 novo desaire: 1, o desaire caseiro: 1