Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Baka dancers June 2006

Técnico de Portugal projetou segundo jogo do período de grupos, diante da Etiópia, e falou sobre os cuidados da seleçãoA covid-19 continua a marcar o mundo, o futebol e a CAN, em particular. A seleção dos Camarões continua sem casos positivos e António Conceição, que recordou a pressão que a equipa da casa tem para conquistar o triunfo no primeiro jogo, falou sobre os cuidados que a equipa está a ter nos últimos dias. «Críamos uma ‘bolha’ na equipa, uma protecção bastante grande, praticamente não saímos para lado nenhum. Não recebemos família, nem amigos. Os Camarões são a única equipa que está neste centro de estágio», alegou, em declarações aos jornalistas.»O triunfo frente ao Burkina Faso trouxe-nos mais confiança para encararmos o resto do torneio. O jogo de abertura é sempre difícil, principalmente para quem joga em casa, porque a pressão do público para conquistar o primeiro triunfo era grande. A adrenalina dos futebolistas atingiu níveis altos, o que se notou no sua conduta antes da partida. Fomos melhores do que um oponente fortíssimo, com jogadores, do ponto vista individual, bastante bons», explicou.

«Jogar em casa, no primeiro jogo, seria um fardo psicológico para os jogadores, mas eles reagiram bastante bem», referiu o técnico de Portugal, que adicionou o primeiro triunfo na provaO selecionador dos Camarões, António Conceição, realçou, este domingo, a «habilidade de reação» da equipa na vitória sobre o Burkina Faso, por 2-1, no jogo inaugural da Taça das Nações Africanas de futebol , admitindo algum receio no decurso da estreia.»O triunfo é importante para nós. Quando o Burkina Faso marcou, fiquei um pouco assustado, mas, sinceramente, confiava nos meus jogadores. Sabíamos que jogar em casa no primeiro jogo seria um fardo psicológico para os jogadores, mas eles reagiram bastante bem. A nossa equipa mostrou habilidade de reação. Não fizemos um grande jogo, mas o principal é ter ganhado», alegou António Conceição, em conferência de jornalismo, após o duelo do Grupo A.Em Yaoundé, no Estádio Olembe, o antigo avançado do FC Porto Aboubakar foi o capitão dos «leões indomáveis» e acabou por ser determinante na vitória da sua seleção, com golos aos 40 e 45+3 minutos, ambos na marcação de grandes penalidades.Foi uma estreia vitoriosa para António Conceição, que antes do encontro assumiu o objetivo de chegar à final, mas quando o Burkina Faso chegou àovbenefício o técnico pde Portugalapanhou um «valente» susto durante a primeira parte aos 24 minutos, por Sangare, num larremessecom muitas culpas para o guarda-redes Onana.Os Camarões passam a liderar o Grupo A e ficam agora à espera do resultado de Etiópia e Cabo Verde, as outras seleções do agrupamento, que se defrontam ainda hoje igualmente em Yaoundé, no mesmo estádio.>> SAIBA MAIS SOBRE A PROVA:Os grupos, o calendário, estádios e outras curiosidadesCovid-19 ensombra a CAN: vários surtos nas seleções e lotação dos estádios limitadaUm velho problema da CAN: França padece com a debandadaCAN’2021: habilidade escondida nas quintas divisõesConceição e Queiroz à caça de título inédito na CAN: rlembreo passado pde Portugalna provaSalah e Mané lideram parada de estrelas: jogadores e seleções de maior valor da CAN’2021

Na terça-feira 21 de dezembro Médio de 23 anos selecionado para encarnar seleção de Cabo VerdeJoão Paulo, médio de 23 anos do Feirense, vai encarnar a seleção de Cabo Verde na próxima edição da CAN.O jogador, usado por 15 vezes esta temporada, foi um dos selecionados pelo seu selecionador para encarnar uma seleção que teria como oponentes no período de grupos a Etiópia, o Burkina Faso e os Camarões.Apesar de ainda não ter marcado na sua primeira experiência no futebol profissional, em Portugal, João Paulo leva já quatro assistências com as cores dos fogaceiros.

Camarões, oficialmente República dos Camarões, é um país da região ocidental da África Central.

António da Conceição Silva Oliveira, conhecido como Toni Conceição, é um antigo jogador de futebol de Portugalde Portugal, que jogava como lateral-direito.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Can’2021: António Conceição e a «bolha» dos Camarões: «Não recebemos família, nem amigos»
>>>>>António Conceição salienta «capacidade de reação» dos Camarões na estreia na CAN – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 260 25 NONE 10 nos: 2, nós: 1, (tacit) nós: 7
2 António da Conceição Silva Oliveira 0 0 PERSON 8 António_da_Conceição_Silva_Oliveira: 1, António_Conceição: 6, (tacit) ele/ela (referent: António_Conceição): 1
3 eu 0 40 NONE 6 (tacit) eu: 6
4 equipa 0 0 NONE 6 a única equipa: 2, nossa equipa: 1, a equipa: 3
5 vitória 310 0 NONE 4 o triunfo: 1, A vitória: 1, a primeira vitória: 1, A vitória frente: 1
6 técnico 0 0 NONE 4 o técnico português: 3, Técnico português: 1
7 jogo 50 0 NONE 3 o primeiro jogo: 2, um grande jogo: 1
8 Burkina Faso 0 0 ORGANIZATION 3 o Burkina_Faso: 3
9 Camarões 0 0 ORGANIZATION 3 Os Camarões: 2, (tacit) eles/elas (referent: Os Camarões): 1
10 casa 0 0 NONE 3 casa: 3