Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Iker Casillas Euro 2012 final trophy

Antigo guarda-redes esteve à conversa com o antigo selecionador ede EspanhaVicente Del Bosque.Faz 4 anos, o campeonato de a Europa foi a competição que marcou o princípio de o fim de a dinastia de Iker Casillas em a baliza de a seleção espanhola.No torneio, o técnico Vicente Del Bosque – seria também a sua última prova ao leme de «La Roja» – entregou a titularidade a David De Gea, então em boa maneira pelo Manchester United. Agora, quatro anos depois, o antigo selecionador esteve à conversa com Iker numa espécie de entrevista promovida pelo jornal El País, e os dois lembraram o preciso momento em que tomou-se a resolução… sem uma explicação ao veterano guardião.Del Bosque deu o mote: «Chega 2016 com toda a gente a pedir mudanças e, com respeito máximo por aqueles que tinham estado nas conquistas anteriores, demos o passo em frente dom De Gea. Uma resolução absolutamente esportiva. Acertada ou não. Foi duro para ti, para mim e para todos», refere o antigo treinador, de 69 anos. Casillas prossegue:»Sim, foi duro. Recordo-me de falar contigo, com o Miñano e com o Toni Grande [do staff de Del Bosque]. Não sei se estou equivocado, sempre o declarou com carinho, mas Por vezes é preciso pegar no jogador e falar com ele. ‘Olha passa-se isto’. Olha é iker. Somos todos iguais, sim, mas penso que tinha ganho respeito suficiente para que perdessem cinco minutos comigo e me tivessem declarado no dia anterior: ‘Iker, desejo que saibas que amanhã inicia o David. Por esta razão, por aquela e por outra. É o momento certo’. Podia ter caído mal ou bem, de certeza que cairia mal, mas teria havido uma explicação e eu teria acatado. Mas, claro, chegas ali a competir, és a espécie com mais internacionalizações, o capitão, com tanto tempo contigo… E chego à palestra e percebo que não jogo. Caiu mal, é verdade», atirou Casillas, que encarnou Real Madrid e FC Porto.O antigo guarda-redes concluiu a carreira de maneira oficial em 2020, mas não voltaria a jogar desde 1 de maio de 2019, dia em que padeceu um enfarte do miocárdio durante um treino.

Carreira do antigo guarda-redes passada em revista pelo prestigiado New York Times.Foi já este ano, depois de, em 2019, ter padecido um enfarte, que Iker Casillas anunciou oficialmente a resolução de colocar um ponto final na carreira de futebolista. O New York Times passou o caminho do antigo guarda-redes em revista e recordou a mudança para o FC Porto, em 2015, já após um fase mais conturbado no clube do coração, o Real Madrid.»Precisava de encontrar paz. Precisava de serena para poder desfrutar outra vez. Não gostava de me ver todos os dias na Imprensa, no meio de determinadas confusões. Mesmo que deixasse o lugar onde, a melhor alternativa era sair aumentei, o lugar que era a minha casa, onde tanta gente padeceu comigo. Não queria aquela angústia, cria menos medo», lembrou o guardião, citado pela publicação norte-americana.Casillas passou cinco épocas ligado ao FC Porto, mas já não jogou na última. A 1 de maio de 2019, o «Santo» padeceu um enfarte durante um treino, no Olival. Jamais mais voltaria a atuar de maneira oficial pelos dragões, ou por outro clube. No final da última temporada, foi figura de destaque nos festejos da «dobradinha» dos azuis e brancos,erguendo inclusivamente a Taça de Portugal em Coimbra, após triunfo sobre o Benfica.

Na sábado 10 de outubro antigo guarda-redes do FC Porto revelou que o treinador de Portugal foi «um dos primeiros» a contactá-lo após o enfartepadecidoo em maio de 2019.Faz 1 ano, foi a que a vida de Iker Casillas deu uma volta de 180 graus : então a o serviço de o FC Porto, o espanhol padeceu um enfarte de o miocárdio durante um treino e, apesar de uma recuperação rápida e bem-sucedida, não voltaria a jogar futebol.Em entrevista à ESPN, o antigo guarda-redes dos dragões e do Real Madrid rlembrouos momentos que se seguiram ao choque, mostrando-se sensibilizado com um gesto de José Mourinho, com quem, é erasabido, não teve a melhor relação nos tempos em que ambos coincidiram no Santiago Bernabéu.»Muitos não sabiam, mas o míster José Mourinho foi uma das três primeiras pessoas que falou comigo para saber como estava», contou Casillas, prosseguindo: «Voltei a ver gente que não via há muito tempo, isso fazia-te valorizar as pequenas coisas. Passas a viver mais o dia a dia e deixas de ficar fechado no teu mundo, na tua cabeça. O que tens de fazer, de pensar, é no que vais fazer a cada dia», afiançou o «Santo», que manifesta vontade de continuar ligado ao mundo do desporto rei:»Tive muita sorte, há pessoas que não têm tanta… As circunstâncias fizeram-me valorizar tudo. era um privilegiado, se puder continuar ligado ao futebol, assim o faria», rematou Iker.

Iker Casillas Fernández é um ex-futebolista de Espanhade Espanha que atuava como goleiro.

Iker Casillas Fernández é um ex-futebolista de Espanhade Espanha que atuava como goleiro.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Portugal

Cities: Porto

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Casillas revela como quando soube, reagiu que não seria titular no Euro’2016
>>>>>Casillas e a mudança para o FC Porto: «Precisava de paz para desfrutar outra vez» – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Casillas: «O FC Porto deu-me uma série de coisas que no Real Madrid talvez não conseguisse» – October 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>O gesto de Mourinho após o enfarte sofrido por Casillas: «Muitos não sabem…» – October 10, 2020 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Casillas abre o livro sobre Ronaldo: «Se tiver que compará-lo ao Messi…» – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>O Manchester City esqueceu Messi? «É quase impossível adivinhar o que pode acontecer no verão» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>«Messi vai ficar no Barcelona? Se chegar outra Direção…» – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Luis Suarez e a saída do Barcelona: «Foram dias muito complicados» – October 09, 2020 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Alvo do Real Madrid: levou camisola de Ronaldo para casa e diz que não a vai lavar – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Ex-FC Porto Casemiro é afinal… Casimiro, explica o próprio – October 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Kulkov em 2018: «Dizer que a minha passagem pelo FC Porto foi muito boa é pouco» – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Grujic, reforço do FC Porto, em discurso direto: «Clube fantástico, já foi campeão europeu» – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Médio do Liverpool próximo de reforçar o FC Porto – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Altura, raça e golos: veja em ação Marko Grujic, médio na rota do FC Porto – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mais um reforço no FC Porto: médio Marko Grujic confirmado – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>15 de março de 1994: uma noite memorável para Kulkov em Leverkusen – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sarr, Felipe Anderson e Grujic: como pode alinhar o FC Porto com os três reforços – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Benfica planeia reativação de Lucas Veríssimo em janeiro – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sporting vence FC Porto e conquista Taça de Portugal 40 anos depois – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>»Trocar o Benfica pelo FC Porto? Parece que ainda gostavam mais de nós» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Nanu treina no FC Porto pela primeira vez – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 150 70 NONE 21 (tacit) eu: 16, me: 4, mim: 1
2 Casillas 0 80 PERSON 7 Casillas: 5, (tacit) ele/ela (referent: Casillas): 2
3 Iker Casillas 30 0 PERSON 6 Iker: 3, Iker_Casillas_Fernández: 2, Iker_Casillas: 1
4 você 0 0 NONE 5 (tacit) você: 3, te: 1, ti: 1
5 ex-futebolista 0 0 NONE 4 um ex-futebolista espanhol: 4
6 enfarte 0 150 NONE 3 um enfarte: 2, o enfarte sofrido: 1
7 gente 0 75 NONE 3 tanta gente: 1, gente: 2
8 decisão 0 0 NONE 3 Uma decisão absolutamente desportiva: 1, a decisão: 2
9 lugar 0 0 NONE 3 o lugar: 3
10 míster 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o míster José_Mourinho): 2, o míster José_Mourinho: 1