Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – FabricioWerdum

Realizado na última quinta-feira , em Atlantic City, nos Estados Unidos, o terceiro acontecimento da PFL em 2021 contou com duelos válidos pela temporada regular das categorias peso-pesado e peso-leve, além de uma «luta de exposição» nos meio-médios. A edição teve em sua luta principal a estreia de Fabrício Werdum na organização. Ex-campeão do UFC, o «Vai Cavalo» acabou sendo nocauteado pelo compatriota Renan «Problema» Ferreira ainda no primeiro round, mas a guerrazinha ficou marcado por uma grande polêmica, que certamente gerará debate e desdobramentos nos próximos dias.

Neste sábado, dia 8, a de Brasil Marina Rodriguez faz a luta principal da noite diante da americana Michelle Waterson, pela categoria peso-mosca . O ‘UFC Rodriguez x Waterson’, em Las Vegas, conta com a participação de mais quatro brasileiros: Marcos ‘Pezão’, Carlos Diego Ferreira, Amanda Ribas e Phillipe Lins. O Combate transmite o card inteiro, a partir das 17h50. O SporTV3 e o Combate.com também apresentam as duas primeiras lutas da noite.

Fabrício Werdum é um brasileiro lutador de artes marciais mistas e ex-campeão do peso-pesado do UFC.

Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro, é Senador por Alagoas deixou a liderança do partido na casa. Senador por Alagoas é ex-presidente do Senado Federal e a partir de 29 de junho de 2017.

Além de Werdum e Renan, o card contou com a presença de outros três brasileiros. No peso-leve feminino, Larissa Pacheco teve grande atuação e nocauteou Julija Pajic no primeiro round, enquanto Mariana Morais foi nocauteada pela atual campeã da categoria, a invicta e bicampeã olímpica Kayla Harrison. Já nos pesados, Bruno Cappelozza brilhou e superou Ante Delija ainda no round inicial, também por nocaute.

Vale recordar que o formato da Professional Fighters League é inspirado nas grandes ligas desportivas de Americade America, nas quais divide-se o campeonato em temporada regular e playoffs. Na PFL MMA, a temporada regular consiste em duas lutas para cada atleta, e cada uma vale pontos na classificação. Um triunfo conta três pontos e o empate vale um ponto. «No Contest» também vale um ponto. Vitórias por nocaute e conclusão recebem bonificações de acordo com o round em que ocorrerem: no primeiro roubo, são três pontos de bonificações; no segundo, dois pontos; e no terceiro, um ponto. Ao fim da primeira parte, os quatro melhores classificados de cada categoria passam aos playoffs e se enfrentam por uma vaga na grande decisão, valendo US$ 1 milhão para o campeão por divisão.

Peso-pesado: Werdum padece revés controverso e Bruno dá show

A expectativa era grande para a estreia de Fabrício Werdum na PFL, no entanto, desde o começo, o ex-campeão do Ultimate sabia que teria um grande «problema» pela frente. Com 2,08m e 114kg, Renan «Problema» Ferreira, logo de começo, resistiu a um triângulo bem aplicado por Werdum, mas essa foi a grande polêmica da noite. Ainda no primeiro round, o duelo estava no chão e Fabrício enquanto Renan aplicava golpes no ground and pound, estava por baixo, tentando encaixar o triângulo. No entanto, nesse momento, o goiano pareceu dar dois «tapinhas» no ombro do oponente, em sinal de desistência. O Juiz central não percebeu o detalhe e, logo depois, Werdum perdeu a posição. Foi a brecha que Renan Ferreira precisou para conectar uma forte sequência de golpes no ground and pound, o que forçou a interrupção do juiz Keith Peterson em pouco mais de dois minutos de confronto.

Com o triunfo ainda no primeiro roubo, Renan adicionou seis pontos e já é um dos líderes do GP. Já Fabrício Werdum deu entrevista logo após a guerrazinha e mencionou que seu compatriota deu pelo menos um tapa em sinal de desistência, o que foi comprovado pelas imagens da transmissão. A tendência é que a equipe do «Vai Cavalo» tente recorrer do resultado oficial.

Outro brasileiro que também adicionou seis pontos e lidera o torneio é Bruno Cappelozza. Fazendo sua estreia na PFL, o peso-pesado regressou ao cage após três anos afastado e teve uma atuação de gala, nocauteando o croata Ante Delija em somente 46 segundos de embate, após uma sequência de golpes potentes na média distância.

Além de Renan e Bruno, outro líder do GP dos pesados é Denis Goltsov. O de Rusia também se realçou e, em somente quatro minutos de luta, nocauteou o de America Muhammed DeReese. Já em outra luta do torneio, Mohammed Usman campeão meio-médio do UFC, acabou sendo concluído pelo estadunidense Brandon Sayles no segundo roubo, em luta estimulada do começo ao fim. Mohammed Usman é irmão de Kamaru Usman.

UFC RODRIGUEZ X WATERSON

> Posição – Lutador – Pontuação

Peso-leve feminino: Kayla Harrison e Larissa largam na frente

Finalistas do GP peso-leve da PFL em 2019, Kayla Harrison e Larissa Pacheco mostraram que estão dispostas a reeditar a grande final. Atual detentora do título da divisão, a americana confirmou mais uma vez que é uma das melhores lutadoras do mundo e não deu possibilidades na oponente Mariana Morais, nocauteando a brasileira em pouco mais de um minuto de duelo, depois de uma sequência brutal de golpes no ground and pound, ampliando sua invencibilidade para nove vitórias no MMA. A americana é bicampeã olímpica no Judô.Faz 2 anos, Vice-campeã em o GP Larissa Pacheco deu um show ainda mais rápido em o cage de a PFL. Em duelo contra a montenegrina Julija Pajic, a brasileira precisou de somente 51 segundos para conseguir o nocaute, que veio após uma inacreditável sequência de 18 golpes no chão.

> Posição – Lutador – Pontuação

1. Larissa Pacheco – 6 pontos 2. Kayla Harrison – 6 pontos 3. Genah Fabian – 3 pontos 4. Kaitlin Young – 3 pontos 5. Taylor Guardado – 3 pontos 6. Helena Kolesnyk – 0 ponto 7. Cindy Dandois – 0 ponto 8. Laura Sanchez – 0 ponto 9. Mariana Morais – 0 ponto 10. Julija Pajic – 0 ponto

PFL 2021 #3 Atlantic City, em Nova Jersey Quinta-feira, 06 de maio de 2021

Card preliminar Bruno Cappelozza derrotou Ante Delija por nocaute no 1R Kaitlin Young derrotou Cindy Dandois por resolução unânime dos jurados Genah Fabian derrotou Laura Sanchez por resolução unânime dos jurados Denis Goltsov derrotou Muhammed Dereese por nocaute técnico no 1R Taylor Guardado derrotou Helena Kolesnyk por resolução unânime dos jurados Magomed Umalatov derrotou Kyron Bowen por nocaute técnico no 2R

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em estreia na PFL, Fabrício Werdum é nocauteado por Renan ‘Problema’ em luta polêmica
>>>>>Combate exibe a estreia do brasileiro Fabrício Werdum na Professional Fighters League; confira – May 06, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Fabrício Werdum 80 75 PERSON 8 Werdum: 4, Fabrício: 1, Fabrício_Werdum: 2, (tacit) ele/ela (referent: Werdum): 1
2 Renan 0 0 PERSON 7 o compatriota Renan: 1, Renan_Ferreira: 1, Renan: 5
3 nocaute 0 0 NONE 6 o nocaute: 1, nocaute: 3, nocaute técnico: 2
4 round 0 0 NONE 5 o round: 1, o round inicial: 1, o primeiro round: 3
5 Ante Delija 0 40 PERSON 4 o croata Ante_Delija: 1, (tacit) ele (referent: Ante_Delija): 1, Ante_Delija: 2
6 triunfos 320 0 NONE 4 a vitória: 1, Uma vitória: 1, Triunfos: 1, nove triunfos: 1
7 Bruno Cappelozza 110 0 PERSON 4 preliminar Bruno_Cappelozza: 1, Bruno_Cappelozza: 2, Bruno: 1
8 assalto 0 210 NONE 3 assalto: 3
9 Larissa Pacheco 50 0 PERSON 3 Larissa_Pacheco: 2, Larissa_Pacheco 6 pontos 2: 1
10 GP 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o GP): 1, o GP: 2