Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Cores do Time

Além de se demonstrar por meio de seu vice-presidente de futebol, Marcos Braz, após a partida, o Flamengo lamentou o caso de insulto racial envolvendo o meia Gerson no triunfo sobre o Bahia, na noite deste domingo. O camisa 8 do Fla acusa o meia Ramirez de repondê-lo com a frase «cala a boca, negro» em campo.

‘Desde os meus 8 anos, quando comecei minha trajetória no futebol, escuto, as vezes só por olhares, o “cala a boca, negro”. E eles não conseguiram. Não vai ser agora’, declara trecho do texto.O meia Gerson, do Flamengo, se posicionou em seu perfil no instagram após acusar Ramirez, do Bahia, de insulto racial durante triunfo por 4 a 3 do Flamengo sobre os baianos, na noite deste domingo. O camisa O camisa 8 do Fla acusa o meia Ramirez de repondê-lo com a frase «cala a boca, negro» em campo.

No domingo 06 de dezembro o Flamengo nem precisou empregar o tanto da energia movida no 1 a 1 com o Racing, , para conservar a hegemonia nos clássicos de Cariacica.

O Clube de Regatas do Flamengo é uma agremiação poliesportiva de Brasil com sede na cidade do Rio de Janeiro.

O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o episódio deplorável acontecido na partida deste domingo com o desportista Gerson, que foi vítima de insulto racial. O racismo desumaniza, fere e mata. O racismo é inaceitável.Exigimos profunda apuração do fato. #RacismoNão

«O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o episódio deplorável acontecido na partida deste domingo com o desportista Gerson, que foi vítima de insulto racial. O racismo desumaniza, fere e mata. O racismo é inaceitável. Exigimos profunda apuração do fato», tuitou o Fla.

A manifestação foi acompanhada de postagens de suporte dos adversários de Cariacica.

«O Botafogo reforça toda luta por igualdade e apoia a apuração dos fatos envolvendo o desportista Gerson, na partida entre Flamengo e Bahia. Racismo não. Racismo jamais», escreveu o Botafogo.

O Botafogo reforça toda luta por igualdade e apoia a apuração dos fatos envolvendo o desportista Gerson, na partida entre Flamengo e Bahia. Racismo não. Racismo jamais. ✊🏿

O Vasco disse solidariedade a Gérson e reforçou o pedido por apuração do caso:

«Nos solidarizamos com o desportista Gérson em mais um relato inadmissível de racismo no nosso futebol. Essa espécie de luta está acima de qualquer rivalidade. Que seja apurado com rigor. Não podemos tolerar essa espécie de atitude!»

Nos solidarizamos com o desportista Gérson em mais um relato inadmissível de racismo no nosso futebol. Essa espécie de luta está acima de qualquer rivalidade.Que seja apurado com rigor. Não podemos tolerar esse tipo de atitude!#RacismoNão ✊🏿

O Fluminense também provou seu suporte na noite deste domingo. O clube declara esperar que «As autoridades hábeis em este domingo por o jogador Gerson apurem com rigor os fatos delatados».

O Fluminense reforça sua posição contra qualquer maneira de racismo e espera que as autoridades hábeis em este domingo por o jogador Gerson apurem com rigor os fatos delatados. #RacismoNão #TimeDeTodos

Três dos quatro grandes de São Paulo também disseram suporte a Gerson e ao Flamengo. Veja a repercussão:

O Corinthians se solidariza com o meia Gérson, do Flamengo, repudia qualquer insulto de conotação racista, seja dentro ou fora de campo, e apoia que se apurem os fatos relatados em o Maracanã com rigor.

O São Paulo Futebol Clube manifesta suporte ao meia Gerson, do Flamengo. Toda e qualquer comportamento racista dentro do futebol deve ser exposta e lutada. Nenhuma voz deve se calar.Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista.#RacismoNão

Mais um episódio de racismo no futebol. Nossas vozes precisam se aumentar juntas cada vez mais alto contra o preconceito racial em nosso meio.O Santos se solidariza com o desportista, cidadão e pai Gerson. A seu motim com o racismo também é nossa. #RacismoNão #TimeDeBrancoeDePreto

O Atlético se solidariza com o desportista Gerson, do @Flamengo, e manifesta, mais uma vez, nosso suporte à causa antirracista. O racismo deve ser lutado todos os dias, dentro e fora de campo. Diante da insulto e da injustiça racial, o silêncio não é uma alternativa.#VidasNegrasImportam

Recentemente, um caso de racismo na Champions League e outro contra um menino de 11 anos. Hoje, mais um no Campeonato Brasileiro. Não dá mais. Nossa solidariedade ao Gerson, desportista do @Flamengo e a todos aqueles quepadecemm diariamente o peso das atitudes racistas.#RisqueORacismo

O Flamengo venceu o Bahia por 4 a 3, neste domingo, pela 26ª rodada brasileira, mas as polêmicas ocorreram após Gerson deixar o gramado reclamando de um insulto racial do desportista de Colombia Juan Pablo Ramirez, do Bahia. Rodrigo Dunshee de Abranches alegou que o clube vai ir ao Superior Tribunal de Justiça contra o desportista e ao técnico Mano Menezes. Rodrigo Dunshee de Abranches é o vice-presidente jurídico do Flamengo.

«Além de apoiar o Gerson na esfera criminal, o Flamengo encarnará ao STJD contra o desportista que ofendeu racialmete o Gerson, assim como o vai fazer contra o Mano Menezes, que apoiou a injúria racial e chamou de malandragem. Temo que banir o racismo da nossa sociedade», escreveu Dunshee.

Após a partida, o volante Gerson deixou o gramado reclamando de um insulto racial do desportista de Colombia Ramirez, do Bahia.

— Desejo falar uma coisa: tenho muitos jogos como profissional e jamais vim falar nada porque jamais padeci esse preconceito. Cala a boca, negro» — disse Gerson, quando tomamos um gol, o Bruno Henrique ia chutar uma bola, o Ramirez reclamou e fui falar com ele, que declarou: «.

Quando o Flamengo vencia por 2 a 1, o fato aconteceu aos 7 minutos do segundo tempo. Nas imagens, é possível ver Gerson inconformado e tirando satisfação com o desportista de Colombia. Se o chamou de negro, na hora, o volante do Flamengo contestou os desportistas do Bahia sobre a declaração alegando que » «.

O cartão vermelho dado a Gabigol é um capítulo à parte. O Juiz Flávio Rodrigues de Souza não tolerou um xingamento declarado por Gabigol. Aos 45 minutos, quando o Fla já tinha virado, também expulsou Daniel, em situação aparentemente igual.Expulsão de Gabigol: «É inacreditável que o jogo tem 90 minutos e jogamos mais de 90 minutos com um jogador a menos, né? «Um jogador sentar-se no chão, falar um palavrão, de costas, saber que foi direcionado pra ele se o complica . Trazer um árbitro de São Paulo, a gente disputando contra um time paulista, pra apitar aqui? Expôr ele? Precisa de um bom senso melhor»

— O Mano até falou «Ah, agora você é vítima, não é? O Daniel Alves te atropelou e você não falou nada. Claro, porque teve respeito entre eu e ele. Eu jamais falei de treinador, mas o Mano deve saber respeitar. Estou vindo falar aqui por mim e por todos os negros brasileiros — reclamou Gerson.

Mano, em áudio captado pelo Premiere declarou: «Ele é jovem, aprenderá».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em rede social, Flamengo repudia caso de insulto racial a Gerson; adversários apoiam
>>>>>Gerson se posiciona em rede social: ‘jamais vão diminuir a nossa cor’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Flamengo supera expulsão da Gabigol e vence o Bahia de virada – December 20, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Juiz cita xingamento, e expulsão de Gabigol, do Flamengo, pode render seis jogos de gancho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Árbitro que expulsou Gabigol já deu cartão vermelho por xingamento que favoreceu Flamengo em 2019 – December 20, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Flamengo oficializa renovação de Diego Alves: ‘Estou onde meu coração quer’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Árbitro que expulsou Gabigol já deu cartão vermelho por xingamento em jogo do Flamengo em 2019 – December 20, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Rogério Ceni lamenta injúria racial contra Gerson, do Flamengo: ‘Ataque de nível muito baixo’ – December 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Gerson, do Flamengo, acusa jogador do Bahia de injúria racial: ‘Cala a boca, negro’ – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Gerson 640 520 PERSON 23 Ele (referent: Gerson): 1, (tacit) ele/ela (referent: o Gerson): 2, meia Gerson de o Flamengo: 1, o atleta Gerson: 7, (tacit) ele/ela (referent: Gerson inconformado): 1, o volante Gerson: 1, o Gerson: 1, (tacit) ele (referent: Gerson inconformado): 1, o jogador Gerson: 2, Gerson: 4, meia Gerson: 1, (tacit) ele/ela (referent: Gerson): 1
2 Flamengo 160 60 ORGANIZATION 12 O Flamengo: 1, o (referent: o Flamengo): 1, (tacit) ele/ela (referent: o Flamengo): 1, o Flamengo: 7, Flamengo: 2
3 eu 97 0 NONE 12 (tacit) eu: 9, eu: 1, mim: 1, Eu: 1
4 nós 128 0 NONE 10 Nos: 2, (tacit) nós: 8
5 racismo 0 560 NONE 7 O racismo: 5, o racismo: 2
6 atleta 640 140 NONE 7 o atleta: 4, o atleta colombiano: 3
7 RacismoNão TimeDeTodos 80 120 PERSON 7 RacismoNão_TimeDeTodos: 1, (tacit) ele/ela (referent: RacismoNão): 3, RacismoNão_TimeDeBrancoeDePreto: 1, RacismoNão: 2
8 o Bahia 0 70 PLACE 7 o Bahia de injúria racial: 1, o Bahia: 4, Bahia: 2
9 O Clube_de_Regatas_do_Flamengo 80 120 PLACE 6 (tacit) ele/ela (referent: O Clube_de_Regatas_do_Flamengo): 3, O Clube_de_Regatas_do_Flamengo: 3
10 partida 0 0 NONE 6 a partida: 6