Por: SentiLecto

Neste clássico tem que surgir já bem encarnada a nova fornada promissora nascida no Dragão, um grupo de elementos com vários pontos em comum com um grupo arremessado por Paulo Bento nos leões.Sérgio Conceição tem auxiliado a modelar uma das melhores gerações de sempre formadas no FC Porto. Nomes como Diogo Costa, Vitinha, Fábio Vieira e João Mário têm sido apostas suas de maneira mais ou menos continuada, eles que, em 2018/19, auxiliaram os dragões a vencerem pela primeira vez a UEFA Youth League. Francisco Conceição não esteve nessa prova, mas já faz parte de um grupo de jovens que pode auxiliar o clube no clássico de amanhã.A expressão «Geração de Ouro» tem sido aplicada aos azuis e brancos, não só por essa conquista ou pela qualidade de cada um, mas também porque os elementos mencionados têm já duas conquistas pela seleção de Portugal: um europeu de Sub-17 em 2016 e um de Sub-19 em 2018.

Susto em Arouca não passou disso mesmo. Depois de um dia no ginásio, Diogo Costa já treinou com os companheiros e mostrou estar em condições de conservar a titularidade.Diogo Costa está recuperado e vai conservar a titularidade na baliza do FC Porto na receção ao Sporting . Depois do susto em Arouca, Marchesín estava de prevenção, mas ainda não vai ser desta que o argentino se estreia a titular no campeonato.A queda aparatosa de Diogo Costa, após uma disputa de bola nas alturas com Abdoulaye, redundou num problema na cervical que acabou por não ter consequências mais graves. Os exames feitos no Hospital de São João, logo após a saída de maca do relvado, afastaram os receios de uma fratura e os testes adicionais no dia seguinte confirmaram que a lesão não seria impeditiva. Um dia em tratamento e outro a fazer trabalho de ginásio foram suficientes para deixar Diogo Costa praticamente a cem por cento.Exames complementares feitos ao guarda-redes não revelaram nada de grave. Domingo esperou pela equipa no Dragão e na segunda-feira fez tratamento no Olival.A queda foi feia, a saída de maca ampliou a apreensão no seio dos adeptos e as notícias de que havia sido transportado até ao Hospital de São João fizeram os portistas temerem uma lesão grave, mas os sinais transmitidos por Diogo Costa depois do susto com o Arouca foram animadores.Ao que O JOGO apurou, o guarda-redes esperou pela chegada da equipa ao Dragão na noite de domingo e, ontem, os exames adicionais a que foi submetido não revelaram qualquer problema de maior, instituindo nos culpados do FC Porto alguma esperança de que possa estar disponível para o clássico de sexta-feira, com o Sporting.O médio Fábio Vieira deu uma entrevista à Revista Dragões em que abordou a chegada ao clube, ainda durante a formação, e a escalada até à equipa principal.Ainda que num primeiro período o FC Porto não fosse, trocar o Feirense pelo FC Porto na formação: «Foi fácil um dos clubes que estava em contacto com os meus pais. Eram outros dois clubes de Portugal, mas assim que chegou o FC Porto não pensei duas vezes e não hesitei junto do meu pai, pois desejava bastante vir para o FC Porto. Tinha oito anos. Era mais fácil. Era mais fácil para mim e também para os meus pais, pois ir para outro clube implicaria sair da minha zona. Era bastante miúdo e os meus pais ainda não tinham chances para me acompanhar de maneira tão frequente. Como era mais perto e como era o FC Porto, um clube gigante, não tive dúvidas.»Recordações do primeiro treino com as cores do clube: «Confesso que não me recordo do primeiro dia, mas recordo-me de muitos treinos que fiz com nove e 10 anos na Constituição, onde havia vários torneios internos. São momentos dos quais me

Na sexta-feira 28 de janeiro >> Luís Gonçalves esteve entre agosto de 2019 e março de 2021 no comando da seleção moçambicano, posição que deixou de maneira imprevista.Luís Gonçalves esteve entre agosto de 2019 e março de 2021 no comando da seleção moçambicano, posição que deixou de maneira imprevista. A O JOGO, o treinador considerava que ainda havia bastante por fazer e lamentava a «falta de organização dos dirigentes». Perto de completar 50 anos e com um passado ligado à formação, o técnico d diziase preparado para novos desafios e que g gostavade treinar na Liga Bwin.Luís Gonçalves passou pela formação do FC Porto na época 2014/2015 e trabalhou com jogadores que estavam agora em destaque na formação principal, como João Mário, Fábio Vieira e Vitinha.Faz 8 anos, trabalhou em a formação de o FC Porto. Nessa altura, como estava a formação de Portugal comparativamente aos adversários? -Na altura, treinei os iniciados e quando chegávamos àosfperíodosfinais, havia aalgunsdobstáculos Mas era uma estrutura bastante bem coordenada, então com o Luís Castro como coordenador técnico. Nem sempre se ganhava, mas estavam a ser arremessadas as bases para o futuro. A prova foi o triunfo na Youth League e os jogadores que estavam a ser arremessados na equipa principal.O treinador orientou alguns jogadores de Portugalde Portugal que ganharam a Youth League em 2019. realçava a liderança de Vitinha, a irreverência de Fábio Vieira e elogiava a adaptação de João Mário a lateralO que ganhava o FC Porto em arremessar jogadores da formação na equipa principal? -Acima de tudo, ganhava característica. Não acreditava que Se não viessem adicionar característica, sérgio Conceição os arremessasse. E pensava que um dos objetivos do atual projeto do FC Porto era potenciar a formação.Orientou João Mário, Fábio Vieira e Vitinha na formação. Qual era deles tem perfil de líder? -O Vitinha, com certeza. tem perfil para ser capitão do FC Porto no futuro. Por ser o maestro da equipa e também pelava personalidade que impunha na maneira como jogava. Quando treinei os iniciados do FC Porto, nem sempre o colocava a jogar, porque comigo não havia titulares absolutos na formação. Uma vez veio falar comigo a declarar que estava inquietado, que achava que as coisas não lhe estavam a correr bem e desejava saber onde podia melhorar.Faz 8 anos, Luís Gonçalves orientou os iniciados de o FC Porto e trabalhou com João Mário, Vitinha e Fábio Vieira, que brilhavam na equipa principal portistaE João Mário e Fábio Vieira o que podiam adicionar? -O Fábio Vieira era mais irreverente, imaginativo e imprevisível. Já João Mário tem um perfil mais discreto. Sempre me habituei a embora o Sérgio Conceição o esteja a usar como lateral-direito, via-lo jogar mais à frente. tem feito bons jogos e adaptava-se ao bem ao estilo do FC Porto, que jogava com laterais mais projetados.

Sérgio Paulo Marceneiro Conceição é um ex-futebolista de Portugal e atual treinador de futebol.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Portugal

Cities: Porto

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Exclusivo Geração dourada do Sporting na reta final, no FC Porto desponta uma em força
>>>>>Exclusivo Diogo Costa pronto para o FC Porto-Sporting, Rúben Semedo não deve ser chamado – February 10, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Exclusivo Diogo Costa dá sinais de esperança para o clássico com o Sporting – February 08, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Diogo Costa no hospital para exames após queda aparatosa no Arouca-FC Porto – February 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Novidades no onze e reforços no banco: confira as equipas titulares do Arouca-FC Porto – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trofense renasce na segunda parte e resgata ponto perante FC Porto B – February 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Galeno: «Sempre disse que queria estar no FC Porto» – February 01, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Representantes de Fábio Silva reclamam 4,6 milhões de euros ao FC Porto – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Diogo Costa teve alta hospitalar e fará exames complementares – February 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Diogo Costa deixa jogo de maca e após queda aparatosa – February 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Rui Pedro Silva: os reforços, a contestação dos adeptos e o Sporting – February 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Famalicão já prepara jogo com o Sporting e teve caras novas na sessão – February 02, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Lateral croata é o primeiro reforço do Famalicão neste mercado de inverno – January 31, 2022 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>João Carlos Teixeira está perto do regresso ao futebol português – January 31, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Oficial: rescinde contrato com o Benfica e assina pelo Famalicão – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Slimani e o regresso ao Sporting: «Vai ser fácil para mim, conheço a casa e o estilo de jogo» – February 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sporting goleia, mantém distância para o FC Porto e foge ao Benfica – February 02, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Oficial: Jovane deixa Sporting e reforça Lázio – January 31, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Edwards apresentado pelo Sporting: «É o maior clube de Portugal» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Slimani: «O Sporting é a minha casa e volto porque os adeptos gostam de mim» – February 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Varandas fala em mandato histórico e diz: «Slimani e Edwards são trunfos» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Paulinho «foi o primeiro» com quem Amorim falou sobre Slimani: «Não queria apanhá-lo despercebido» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Regresso oficializado: Slimani reforça ataque do Sporting – February 01, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Diogo Costa no ginásio no primeiro treino do FC Porto rumo ao clássico – February 08, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Manafá de baixa e Borges presente no último treino do FC Porto antes de Arouca – February 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>«FC Porto sem Díaz? Provavelmente, até vamos ter dificuldades acrescidas» – February 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>TAD aceita providência cautelar: Arouca-FC Porto à porta aberta – February 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Conceição: «Rúben Semedo veio com alguns quilos a mais, vai ter dificuldade na fase inicial» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Conceição: «Reformular objetivos? Em termos de qualidade, neste momento, é inequívoco…» – February 05, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Adeptos do Benfica contestaram Rui Costa antes do jogo com o Gil Vicente – February 02, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>FC Porto gera lucro, Sporting foca em cedências e Benfica falha redução do plantel – February 01, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Sérgio Conceição e as declarações de Rúben Amorim: «Isso é música para os meus ouvidos» – January 31, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Evanilson: o momento pessoal, do FC Porto e o «golo bonito» de calcanhar – January 31, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>FC Porto prossegue preparação para Arouca com quatro ausências – February 03, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Famalicão e Arouca empatam em jogos com golos anulados. Assista ao resumo – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Famalicão e Arouca empatam e mantêm-se em perigo na Liga Bwin – January 31, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Filho de treinador de guarda-redes do FC Porto chega para a equipa B – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>FC Porto vence em Arouca antes de receber o Sporting – February 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Uribe, Eustáquio e Taremi integrados no treino do FC Porto – February 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Darwin de volta e três jovens da equipa B no treino do Benfica – February 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Exclusivo Jornada em análise: FC Porto tem a chama mais intensa – February 04, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>»Sérgio Conceição é carismático, batalhador e guerreiro. Um treinador à imagem do FC Porto» – (ojogo-pt)
>>>>>Fábio Vieira explica escolha pelo FC Porto: «Não pensei duas vezes» – February 08, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Exclusivo Análise ao calendário do FC Porto: uma volta para fazer perto de casa – February 06, 2022 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>David Simão chega aos 200 jogos na I Liga: «É um trunfo valioso para a segunda volta» – February 03, 2022 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Golo de Evanilson anulado no Arouca-FC Porto. Veja o lance – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 50 50 NONE 22 (tacit) eu: 17, me: 5
2 o FC_Porto 0 0 PLACE 7 o FC_Porto: 6, (tacit) ele/ela (referent: o FC_Porto): 1
3 formação 50 0 NONE 6 a formação principal: 1, a formação portista: 1, a formação: 4
4 Luís Gonçalves 0 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Luís_Gonçalves): 2, Luís_Gonçalves: 4
5 jogadores 0 0 NONE 6 jogadores: 2, os jogadores: 2, alguns jogadores portistas: 2
6 era 220 35 NONE 5 Era mais fácil: 1, era mais irreverente criativo e imprevisível: 1, era: 3
7 João Mário 80 0 PERSON 5 João_Mário: 3, o (referent: João_Mário): 2
8 forma 0 80 NONE 4 forma: 1, forma inesperada: 2, a forma: 1
9 Diogo Costa 0 0 PERSON 4 Diogo_Costa: 4
10 cargo 0 0 NONE 4 cargo: 4