Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Rogério Ceni 1000 jogos

Há um ano, o torcedor rubro-negro estava em êxtase como não ocorria há quase quatro décadas. A história do clube ganhava mais um capítulo inesquecível com o segundo título da Copa Libertadores e, horas depois, a conquista brasileira. Hoje, a torcida acorda sob a desconfiança de que 2019 não passou de sonho de uma noite de verão. Diretoria, delegação técnica e jogadores tentam confirmar a partir de amanhã contra o Racing, às 21h30, pelas oitavas de final do torneio, que aquelas cenas idílicas ainda fazem parte do repertório do rubro-negro.

No sábado, uma faísca de 2019 esteve em campo. Pode ter sido um primeiro passo para recuperar a química de um time que não aceitava perder nem mesmo ganhar de pouco quando podia.

O triunfo sobre o Coritiba foi por 3 a 1, gols de Bruno Henrique, do uruguaio e de Renê, com Matheus Oliveira descontando nos acréscimos, mas poderia ter sido bastante mais elástica. O time acertou a trave de Wilson duas vezes no primeiro tempo, obrigou o goleiro a fazer boas defesas e ainda perdeu possibilidades claras na hora da finalização. Não fizeram falta e nem ofuscaram a atuação.

Faz 8 dias, Rogério Ceni ainda não comemorou um triunfo em a frente de o Flamengo, em o domingo 15 de novembro.No segundo jogo do técnico, a indigestão da vez foi o empate com o Atlético-GO, no Maracanã, por 1 a 1. O resultado atrapalhava ainda mais os planos rubro-negros de alcançar a ponta do Brasileirão. O Fla caiu para quarto, a dois pontos do líder Atlético-MG.

Rogério Mücke Ceni, mais conhecido somente como Rogério Ceni é um técnico e ex-futebolista de Brasil que atuava como goleiro.

O técnico Rogério Ceni não esconde a inspiração no mesmo sistema de Jorge Jesus, o qual aplica, segundo ele, antes mesmo do técnico de Portugal chegar ao Flamengo. Foi a intensidade que o comandante prometeu diante do Coritiba e entregou não ainda em sua totalidade. Mas ele descarta utilizar um só jogo de parâmetro para todo o seu trabalho.

– Está tentando marcar em cima, ter mais pressão, e melhoramos para esse jogo. Temo que continuar assim, estamos pouco a pouco pegando o jeito com o Rogério, que fazendo um grande trabalho. Tivemos uma semana repleta de treino e era importante vencer esse jogo. O resultado dá muita confiança. Tentamos dar o melhor sempre. Ano passado, vivemos o ano bastante bom. Esperamos voltar ao que fomos no ano passado – alegou Arrascaeta.– Ele benzeu o CT completo, caminhou por tudo, fez oração no campo de treinamento. Fez uma oração no local onde vai ser construída uma capela consagrada a São Judas Tadeu, que deve ser inaugurada em fevereiro de 2021, no CT – conta Trengrouse, que também é membro do Conselho da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

— Não podemos ficar nos enganando por resultado — declarou Ceni após o triunfo por 3 a 1, a primeira em quatro jogos à frente da equipe. — Não está tudo perfeito, nem estava tudo errado.

Os elos ainda não se encaixam em sua completude. Do time titular de um ano atrás, houve exclusivamente duas perdas definitivas desde então: o zagueiro Pablo Marí e o lateral-direito Rafinha, que regressaram para a Europa. Pode até parecer pouco diante das inúmeras contratações na temporada, como Isla, que chegou para a vaga de Rafinha e soube ganhar espaço no time. Mas a consistência do setor defensivo de outrora morreu em várias ocasiões sob o comando do espanhol Domènec Torrent e já com Rogério Ceni.

Amanhã, a equipe pode ganhar um reforço importante para o setor: o lateral-esquerdo Filipe Luís viajou com a comissão para Buenos Aires após se recuperar de uma lesão.

Os números brasileiros mostram que o Flamengo, apesar de brigar pela ponta do campeonato, é um dos times mais vazados, com 31 gols padecidos. Não à toa a defesa é a principal preocupação de Ceni. Foi o setor ao qual deu atenção nos últimos treinamentos, cobrando, sobretudo, posicionamento. Contra o Coritiba o equívoco só veio nos acréscimos da partida com o time já totalmente transformado e o triunfo garantido.

Mas é justamente a consciência em campo que Ceni busca recuperar. Premiou-se a intensidade de ataque e de marcação constantes ano passado com os dois gols de Gabigol em os minutos derradeiros de a final contra o River Plate, em Lima.

No sábado, a fome de gols estava lá. Não que o time a tivesse perdido ao longo do ano. Mas vem tendo obstáculos em repetir o modelo de êxito. A formação do meio-campo e ataque titulares quase inteiros também responde pela boa atuação: Arão e Gerson na contenção e ligação; Arrascaeta e Everton Ribeiro em suas posições e a dupla de ataque livre pelas pontas conseguiram instituir mais de uma dezena de possibilidades claras de gol.

No segundo tempo, seguiu o passeio. Troca de passes rápidos, infiltrações. Bruno Henrique perdeu uma penca de gols e o saldo poderia ter ido às alturas se ao menos a metade das cpossibilidadesperdidas tivessem sido convertidas.

A pontaria que falhou no sábado tem que ganhar uma boa assistência amanhã. Gabigol, artilheiro do time em 2019, também está entre os relacionados para o jogo e fará parte dos treinos ofensivos comandados por Rogério Ceni. Por outro lado, Pedro está fora.

— Fico mais contente que eles instituam do que falar do que perderam. Temo que aperfeiçoar a conclusão. É um detalhe, a linha tênue entre a bola bater na trave e entrar ou sair — declarou Ceni.

Ainda há tempo e condições de a hegemonia abalada ser recuperada. Mas ela terá de ser confirmada em campo, a iniciar pelos dois jogos diante do Racing.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Peru, Argentina

Cities: Lima, Buenos Aires

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Flamengo: um ano após título da Libertadores, Rubro-Negro tenta recuperar química perfeita
>>>>>Flamengo joga bem, vence o Coritiba por 3 a 1 e vira líder do Brasileiro – November 21, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Flamengo joga bem, vence o Coritiba por 3 a 1 e vira líder do Campeonato Brasileiro – November 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Torcedores do Flamengo vão a aeroporto protestar, mas time sai pelo terminal de cargas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Flamengo: Gabigol, Pedro e Filipe Luis ainda são dúvidas para a Libertadores. Diego tem mais chance de voltar – November 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Diego Alves volta ao Flamengo contra o São Paulo, mas Gabigol é dúvida; confira provável escalação – November 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Flamengo não avança em acordo com Diego Alves e Braz se irrita com o financeiro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Flamengo poupa Diego Alves para a partida deste sábado, contra o Atlético-GO – November 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Flamengo de Ceni melhora na defesa, mas perde para São Paulo com falha de Hugo Souza – November 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Flamengo x São Paulo: Rogério Ceni já entregou gol ‘à la Hugo Neneca’ em 2005 – November 12, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Flamengo poupa Diego Alves da partida deste sábado, contra o Atlético-GO – November 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Flamengo não terá Rodrigo Caio, Filipe Luis e Diego Ribas contra o Atlético-GO – November 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Flamengo também não terá Gabigol contra o São Paulo e chega a seis desfalques por lesão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Flamengo: Rogério Ceni desceu do quarto de madrugada para montar treinamento – November 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Flamengo empata com o Atlético-GO e ainda não vence com Rogério Ceni – November 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Flamengo: motoboys rubro-negros ensinam ao time como não entregar os jogos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Flamengo é eliminado pelo São Paulo com falhas da defesa e pênalti perdido por Vitinho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Padre tricolor que abençoou CT do Flamengo vira ‘herói’ e se diverte com a torcida após vitória sobre Coritiba – November 22, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 280 140 NONE 13 nos: 1, (tacit) nós: 12
2 Rogério Ceni 0 30 PERSON 11 (tacit) ele/ela (referent: O técnico Rogério_Ceni): 1, Rogério_Ceni: 4, Ceni: 3, O técnico Rogério_Ceni: 1, ele (referent: O técnico Rogério_Ceni): 2
3 time 70 25 NONE 5 o time: 2, o time titular: 1, O time: 1, um time: 1
4 vitória 335 0 NONE 4 uma vitória: 1, A vitória: 1, a vitória garantida: 1, a vitória: 1
5 campo 0 0 NONE 4 campo: 4
6 tudo 0 90 NONE 3 tudo errado: 1, tudo: 1, tudo perfeito: 1
7 resultado 0 45 NONE 3 resultado: 1, O resultado: 2
8 intensidade 70 0 NONE 3 A intensidade: 1, a intensidade: 2
9 desconfiança 0 140 NONE 2 a desconfiança: 2
10 pontaria 0 140 NONE 2 A pontaria: 2