Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Flamengo-logo-escudo

O triunfo do Flamengo por 3 a 2 sobre a LDU, em Quito, traz, ao mesmo tempo, razões para comemorar e para se inquietar. Pela primeira vez, o time rubro-negro conclui o primeiro turno do período de grupos da Libertadores com 100% de aproveitamento. De quebra, praticamene encaminhou a vaga nas oitavas. Só que, mais uma vez, a falta de equilíbrio garantiu uma boa dose de nervosismo.

O Clube de Regatas do Flamengo é uma agremiação poliesportiva de Brasil com sede na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome.

Foram dois tempos distintos. No primeiro, um Flamengo impecável que nãodomou a altitude e o oponente. No segundo, uma atuação oposta, que quase custou os três pontos.

Mas eles vieram. O Flamengo chegou aos 9 pontos e está cinco à frente da LDU, segunda colocada do Grupo G. Na próxima terça, volta a jogar fora de casa. Visita o Unión La Calera, no Chile. Na altitude de Quito pelo terceiro ano seguido, o Flamengo, que adiantou suas linhas de marcação na maior parte do tempo, evitando que o oponente tivesse o domínio, trocou passes com paciência, rodou a bola e valorizou a posse, mostrou já saber como deve se comportar. Com isso, ditou ele mesmo o ritmo do jogo e impediu o desgaste de correr atrás do oponente.

Os rubro-negros começaram a colher os frutos logo cedo. Com 2 minutos, Éverton Ribeiro deu excelente passe para Gabigol tirar do goleiro na finalização e abrir o placar. O meia, em baixa e muito criticado pela torcida desde o ano passado, fez uma partida que recordou seus melhores momentos. Distribuiu outras boas bolas e concluiu com perigo.

Mas não foi uma boa noite somente para o camisa 7. Coletivamente aplicado, o Flamengo viu outros jogadores brilharem. O lance do segundo gol sintetiza bem isso. A jogada nasceu de uma bonita trama entre Diego, João Gomes, Arrasceta, Gabigol e Bruno Henrique. Coube ao último concluir de fora da área com capricho e marcar um golaço por cobertura, aos 29.

Por outro lado, sem Gerson, com uma lesão na coxa, o Flamengo que encara a LDU tem como alternativa a entrada de Pedro, o que obrigaria Ceni a sacar um dos pontas caso deseje conservar Arão na zaga. O ataque pode se conservar com a formação original já conhecida do torcedor, se o volante for adiantado e a defesa formada por Bruno Viana e Gustavo Henrique.Faz 2 anos, em 111 jogos por o Flamengo desde a sua chegada Gabigol já marcou 79 gols, além de 25 assistências, totalizando 104 participações em gols quando está em campo.A partida inicia às 21h30, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, o Casa Blanca, em Quito, no Equador. O SBT vai transmitir o jogo e por a Conmebol TV.

Na segunda-feira 26 de abril o Flamengo irá enfrentar o Unión La Calera, nesta terça, às 19h15, no Maracanã, com um novo mosaico nas arquibancadas. A conta do estádio divulgou a novidade em suas redes sociais. Na estreia dos rubro-negros na Libertadores 2021 como mandante, as placas exaltariam o Rio de Janeiro.

O problema é que o cenário perfeito do primeiro tempo parece não ter sido suficiente para os rubro-negros conservarem a estratégia na volta da pausa. O Flamengo voltou dando mais espaços para a LDU, que aproveitou a amabilidade e impôs seu jogo. Para completar, o time de Brasil ainda perdeu Diego Alves, com dor na coxa direita. Mais acionado que o titular, o substituto Hugo Souza não passou a mesma confiança.

Com o empate, os equatorianos diminuíram o ímpeto. E o jogo andava para o empate, que tería gosto de frustração para o Flamengo dada as circunstâncias da partida. Até que Corozo derrubou em a área Arrascaeta. Pênalti que Gabigol mais uma vez converteu com tranquilidade, aos 39. Com o 16º gol na Libertadores, ele equiparou Zico como artilheiro do clube na competição e garantiu o triunfo. Mas com muito sufoco.

Os dois últimos jogos ilustram bem o êxito da dupla de maneira individual. Mas a análise de todos os 15 compromissos na temporada deixam claro que, em meio àogrande fperíododa dupla, Gabigol tem iprotagonismoligeiramente superior, embora com os mesmos sete gols que Pedro. Com o camisa 9 em campo, o Flamengo balançou as redes 21 vezes. Já com Pedro, foram 13. Se marcar mais duas vezes no torneio sul-americano, Gabi equipara Zico como maior artilheiro do clube na Libertadores, com 16.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Chile

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Flamengo vence a LDU no sufoco e fica perto de vaga nas oitavas da Libertadores
>>>>>Flamengo pega a LDU na Libertadores com Gabigol na frente de Pedro enquanto dupla não dá liga – May 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Flamengo joga semifinal do Carioca com Bruno Viana candidato a parar rodízio na defesa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Gabigol iguala Zico pelo Flamengo em Libertadores, com 16 gols – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Flamengo embarca no Star Wars Day: ‘Que a força esteja com vocês’ – May 04, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Flamengo 0 0 ORGANIZATION 9 o Flamengo: 7, O Flamengo: 2
2 baixa 35 90 NONE 4 (tacit) ele/ela (referent: baixa): 4
3 Gabigol 170 0 PERSON 4 Gabigol: 4
4 LDU 0 0 ORGANIZATION 4 a LDU: 4
5 jogo 0 40 NONE 3 seu jogo: 1, o jogo: 1, O jogo: 1
6 partida 200 0 NONE 3 uma partida: 2, A partida: 1
7 Libertadores 0 0 ORGANIZATION 3 a Libertadores: 3
8 empate 0 0 NONE 3 o empate: 3
9 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
10 um Flamengo impecável 160 0 OTHER 2 um Flamengo impecável: 2