Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Lewis Hamilton 2016 Malaysia 2

Correndo em Ímola pela primeira vez na Fórmula 1, Lewis Hamilton chegou à sseu9ª vtriunfona temporada e ficou ainda mais perto do heptacampeonato mglobalda categoria. Com 282 pontos, o inglês pode garantir o título na Turquia, na próxima corrida, dia 15. A Mercedes já comemorou a conquista do troféu dos construtores no GP da Emília-Romanha, neste domingo, com mais uma dobradinha: é que Valtteri Bottas, que era o pole position, ficou em segundo atrás de Hamilton. A Mercedes é sua equipe. Esse é o sétimo global seguido da Mercedes que quebrou recorde histórico da Ferrari .

Diversas homenagens A volta de o Mundial em a Ímola marcaram ele a Ayrton Senna. Valtteri Bottas conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, em Ímola, neste sábado, com o companheiro de Mercedes do finlandês e líder da Fórmula 1, Lewis Hamilton, completando a primeira fila. Depois que um problema no motor na segunda etapa exigiu o envio de mecânicos para consertar seu carro, max Verstappen, da Red Bull, qualificou-se em terceiro. Pierre Gasly, da AlphaTauri, conseguiu um admirável quarto lugar no grid. A Mercedes precisa somente de um quarto lugar na corrida de domingo para garantir o sétimo campeonato global de construtores consecutivo. A pole, com o tempo de 1min13s609, foi a 13ª da Mercedes em 13 corridas nesta temporada. A corrida de domingo vai ser o primeiro Grande Prêmio em Ímola desde 2006, com a pista voltando a um calendário devastado pela pandemia de Covid-19, e a terceira na Itália nesta temporada. Bottas, que Hamilton. declarou: «Eu sabia que devia melhorar na última volta e consegui aqueles pequenos ganhos que eram necessários». «Quando você consegue isso, é uma sensação ótima.” Hamilton está 77 pontos à frente de Bottas, tendo vencido oito vezes até agora nesta temporada, e está perto de equiparar o recorde de sete títulos de Michael Schumacher. «Valtteri fez um ótimo trabalho. Foi uma volta bastante ruim da minha parte. Essas coisas ocorrem, nem sempre se consegue fazer com perfeição», declarou Hamilton, que tinha sido o mais rápido depois das primeiras voltas no período três.Vallteri Bottas conquistou a pole position para o GP da Emilia Romagna, em Ímola, na Itália, ao ficar em primeiro no treino classificatório deste sábado. Essa é a quarta vez na temporada que o finlandês conquista a pole position, sendo as outras três nos GPs da Áustria, de Silverstone e do Eifel . Na última volta, ele superou seu companheiro de equipe, o inglês Lewis Hamilton por 0s097. O hexacampeão largará em segundo, também na primeira fila. Com isso, a Mercedes foi pole em todos os 13 circuitos desta temporada, sendo nove vezes com Hamilton e as outras quatro com Bottas.

Na sábado 24 de outubro – O hexacampeão global Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1 neste sábado, à frente de seu companheiro na equipe Mercedes, Valtteri Bottas. A pole era a 12ª conquistada pela Mercedes nas 12 corridas disputadas nesta temporada e aumentava o recorde hamburguês para 97 na carreira. Também foi um duro golpe em Bottas, que estava a 69 pontos do companheiro de equipe na classificação, depois de o finlandês ser o mais rápido em todas as sessões de treino para a prova, incluindo as duas primeiras etapas do treino classificatório. A nona pole hamburguesa no ano o colocava em perfeita posição para chegar ao recorde absoluto de 92 triunfos na corrida de domingo no circuito do Algarve, perto de Portimão. «Não podia declarar quão difícil foi hoje. Sim, nós tínhamos um carro fantástico, mas você tinha que tirar tudo dele para conseguir uma boa volta», declarou o britânico, que conseguiu marcar a pole nas suas três últimas voltas rápidas. «Valtteri tem estado tão rápido neste fim de semana, vocês viravam ele no topo de todas as sessões. Então eu fiquei cavando, cavando e cavando para conseguir achar o tempo.» Max Verstappen, da Red Bull, largaria em terceiro, com Charles LeClerc, da Ferrari, na quarta posição, um impulso para a equipe de Italia que vinha padecendo recentemente. O companheiro de LeClerc, o tetracampeão global Sebastian Vettel conseguiu exclusivamente a 15ª posição, atrás de George Russell, da Williams.

Se considera Hamilton seis vezes campeão global de Fórmula 1, em os anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019, um de os maiores pilotos de todos os tempos.

Daniel Ricciardo suportou a pressão de Daniil Kvyat nas últimas voltas para garantir o terceiro lugar e o seu segundo pódio pela Renault.

Com uma estratégia eficiente de pit stops, o britânico chegou a perder a segunda posição para Max Verstappen na largada, mas superou tanto o belga quanto Bottas após protelar sua parada e ganhar benefício com a pista livre. Pouco depois das paradas de Verstappen e Bottas, o hexacampeão pediu, via rádio, para não parar naquele momento.

O inglês começou a fazer as voltas mais rápidas do GP. O benefício projetado pela Mercedes para que Hamilton regressasse à pista na liderança estava apertada, mas um safety car virtual, que entrou em cena após um problema no carro de Esteban Ocon, contribuiu para que o inglês ganhasse tempo.

Após uma eficiente parada, o inglês voltou com 4 segundos à frente de Bottas, que depois chegou a perder a vice-liderança para Verstappen.

Mas a animação da RBR não durou bastante: um dos pneus traseiros do belga explodiu abruptamente, fazendo com que o carro parasse na brita e abandonasse a prova, abrindo percurso para uma nova dobradinha da Mercedes.

Os três primeiros colocados e a equipe ganhadora do GP da Emilia Romagna levaram para casa um troféu especial. Com o formato do traçado de Italia, ele tem um diamante incrustado na curva Tamburello e a mensagem «dedicado a Ayrton».

O GP ocorrerá neste domingo, a partir das 10 horas , no circuito de Italia de Ímola, ausente do calendário desde 2007.

O diamante de 0.14 quilates simboliza o piloto, morto em acidente durante a prova de 1994 justamente neste trecho da pista.

A Fórmula 1 regressou à Imola neste final de semana depois de 14 anos, como um dos circuitos que strocamprovas canceladas devido ao novo coronavírus.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Italy, Turkey, Canada

Cities: Imola, Hamilton

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Hamilton vence em Ímola e Mercedes é campeã do Mundial de Construtores
>>>>>Bottas supera Hamilton e faz a pole position para GP de Ímola – October 31, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Bottas faz a pole em Ímola com Hamilton em segundo – October 31, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Bottas supera Hamilton e faz a pole position para GP em Ímola – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Hamilton 80 0 PERSON 9 (tacit) ele/ela (referent: Hamilton): 1, Hamilton: 8
2 Valtteri Bottas 240 0 PERSON 6 Valtteri_Bottas: 3, Valtteri: 2, ele (referent: Valtteri): 1
3 Bottas 160 0 PERSON 6 Bottas: 6
4 A Mercedes 60 0 OTHER 6 a Mercedes: 2, a equipe Mercedes: 1, (tacit) ele/ela (referent: a Mercedes): 1, a Mercedes (apposition: Sua equipe): 1, A Mercedes: 1
5 Lewis Hamilton 60 0 PERSON 5 o inglês Lewis_Hamilton: 1, (tacit) ele/ela (referent: Lewis_Hamilton): 1, Lewis_Hamilton: 3
6 eu 0 0 NONE 5 Eu: 1, (tacit) eu: 3, eu: 1
7 pole_position 0 0 NONE 5 pole_position: 1, a pole_position: 4
8 Ímola 0 0 PLACE 5 a Ímola: 1, Ímola: 4
9 volta 0 90 NONE 4 A volta: 1, a última volta: 2, uma volta muito ruim: 1
10 posição 100 0 NONE 4 perfeita posição: 1, 15ª posição: 1, a quarta posição: 1, a segunda posição: 1