Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Lewis Hamilton 2016 Malaysia 2

– A gigante petroquímica Ineos vai comprar um terço das ações da equipe de Fórmula 1 Mercedes e a controladora Daimler AG diminuirá sua participação, anunciou nesta sexta-feira a escuderia campeã da F1. A Ineos, de propriedade do bilionário britânico Jim Ratcliffe, vai ter participação igual na equipe juntamente com a Daimler e o executivo-chefe da equipe de F1, Toto Wolff. Enquanto Wolff ampliará sua fatia, como parte da transação, a Daimler diminuirá sua participação de 60% , atualmente em 30%, de acordo com comunicado dos campeões da F1. O anúncio elucida o futuro de Wolff com a equipe. O austríaco de 48 anos permanece como CEO e chefe da equipe por mais três anos, e posteriormente ele vai ter a possibilidade de mudar para uma função diferente na organização em um momento de sua escolha. Também tem que afetar o heptacampeão global Lewis Hamilton, que tem um relacionamento próximo com Wolff e está perto de acertar uma renovação de contrato para seguir ao lado do finlandês Valtteri Bottas, que já está confirmado para a próxima temporada. Ola Kallenius em comunicado declarou: «Continuamos firmemente comprometidos com a Fórmula 1». Ola Kallenius é o presidente da Daimler. “O próximo limite de preço junto com a nova estrutura acionária nos colocam em uma posição ainda mais forte para o êxito ininterrupto.”

O grupo industrial britânico entrou no capital da escuderia campeã global, sendo agora parceira da Daimler e de Toto WolffA INEOS tornou-se acionista da escuderia Mercedes, em partes iguais com o grupo Daimler e o diretor executivo, o de Australia Toto Wolff, anunciou, esta sexta-feira, a equipa campeã global de Fórmula 1.»A participação da INEOS vai cifrar-se em um terço e adicionar-se ao papel de principal parceira da equipa. Paralelamente, a Daimler diminuirá a participação atual de 60% e Toto Wolff ampliará a sua, dos 30% atuais, para instituir três parceiros igualitários», informa a escuderia, em comunicado.A Mercedes, que em 2020 se sagrou campeã global de F1 de construtores e pilotos, por intermédio do britânico Lewis Hamilton, terá de ajustar-se ao limite de despesas que vai vigorar em 2021, de perto de 120 milhões de euros anuais, menos de um terço da verba que dispõe atualmente.A escuderia confirmou também a permanência durante os próximos três anos de Toto Wolff na liderança, sob a qual a Mercedes conquistou os últimos sete títulos globais de construtores e pilotos, seis pela mão Hamilton e um através do alemão Nico Rosberg, em 2016.

Na sexta-feira 04 de dezembro o substituto do campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, George Russell, concluiu o dia no topo da tabela de tempos pela Mercedes nos treinos de sexta-feira para o Grande Prêmio de Sakhir.

Se considera Hamilton sete vezes campeão global de Fórmula 1, em os anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, um de os maiores pilotos de todos os tempos.

Daimler AG com sede em Stuttgart, Alemanha, é um fabricante de automóveis de passageiros e veículos comerciais.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ineos compra um terço das ações da equipe Mercedes de F1
>>>>>Fórmula 1: INEOS torna-se acionista da Mercedes – December 18, 2020 (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 1 Mercedes 60 0 OTHER 6 (tacit) ele/ela (referent: A Mercedes): 2, A Mercedes: 2, a Mercedes: 2
2 Daimler 70 0 ORGANIZATION 5 o grupo Daimler: 1, a Daimler: 3, (tacit) ele/ela (referent: a Daimler): 1
3 escuderia 70 0 NONE 3 a escuderia: 1, a escuderia campeã: 1, A escuderia: 1
4 Lewis Hamilton 0 0 PERSON 3 1 Lewis_Hamilton: 1, Lewis_Hamilton: 2
5 Toto Wolff 0 0 PERSON 3 Toto_Wolff: 2, o austríaco Toto_Wolff: 1
6 participação 0 0 NONE 3 sua participação: 1, sua participação de %60: 1, participação igual: 1
7 nós 80 40 NONE 2 nos: 1, (tacit) nós: 1
8 liderança 120 0 NONE 2 a liderança: 2
9 Wolff 0 0 PERSON 2 Wolff: 2
10 a mão Hamilton 0 0 PLACE 2 a mão Hamilton: 1, Hamilton: 1