Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Uma grande barragem de concreto cinzenta, com diversas comportas, se estende horizontalmente. Dela saem dois fluxos de água calma. Ao fundo, algumas torres de transmissão de energia.

Depois que a reportagem sobre o triunfo da equipe contra o húngaro Ferencváros pela Liga dos Campeões comparou sua velocidade, o jornal de Espanha ABC divulgou um pedido de desculpas ao astro do Barcelona Ansu Fati à de «um vendedor ambulante fescapandoda polícia».

Defendeu o jovem internacional espanhol contra «racismo».»Ansu é um miúdo excecional que merece respeito como qualquer ser humano. Não ao racismo e não à má educação», escreveu nas redes sociais Griezmann em reação a uma crónica do jornal ede Espanha»ABC» sobre o jogo do Barcelona com o Ferencvaros.se compara Fati os que quando aparecia a polícia municipal, se viam em determinada zona de Barcelona a correr a uma gazela e a um vendedor ambulante negro como.O jovem internacional de Espanha, lembre-se, marcou um golo na goleada por 5-1 frente ao campeão hungarozinho.

O jogador de 17 anos impressionou no triunfo do Barça por 5 x 1 contra a equipe húngara na terça-feira, anotando o segundo gol do time.

No entanto , a caracterização feita marcou o pós-jogo por o jornal de o jogador de a seleção espanhol nascido em a Guiné-Bissau.

«Ansu correndo tem algo de uma gazela, de um vendedor ambulante negro, bastante jovem, que você de repente vê correndo pelo Paseo de Gracia quando alguém berra: ‘Água! Água!’ anunciando a chegada da polícia», escreveu o jornal.

Água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

«Agora isso não ocorre, porque, para Ada Colau , os criminosos são os de Polinesia Francesa, não os vendedores ambulantes, que não precisam mais escapar. Também é verdade que sem os turistas, os negócios estão fracos.»

O ABC é um jornal conhecido na Espanha por favorecer políticos de direita e defender suas políticas.

Salvador Sostres emitiu um pedido público de desculpas no site do jornal nesta quinta-feira. Salvador Sostres é o autor do texto. Mas informações do jornalismo local propuseram que o Barcelona vai adotar medidas legais.

Declarou: «Na crônica do Barça, sobre sua partida contra o Ferencváros, em minha vontade de elogiar a beleza dos movimentos de Ansu e sua classe como um jogador bastante jovem, tomaram-se algumas expressões como uma discriminação racista».

«Nada mais distante da minha intenção e de minha opinião, bastante favorável ao jogador, como desde que estreou, disse em todas as minhas crônicas. Lamento profundamente o mal-entendido e peço desculpas a quem possa ter se sentido ofendido.»

Colau também exigiu um pedido de retratação do jornal e escreveu no Twitter: «Todo meu suporte a Ansu Fati e a todos os jovens anônimos vítimas dessa descrição e estigma por causa da cor de sua pele.»

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Spain, Guinea-Bissau

Cities: Barcelona, Bissau

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Jornal pede desculpa por comparar jogador do Barça a ambulante negro escapando da polícia
>>>>>Polémica: Griezmann não deixou passar em claro o que escreveram sobre Fati – October 22, 2020 (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Ansu 0 50 PERSON 4 Ansu_Fati: 1, (tacit) ele/ela (referent: Ansu): 1, Ansu: 2
2 vendedor 0 340 NONE 3 um vendedor ambulante negro: 2, um vendedor ambulante: 1
3 eu 20 7 NONE 3 (tacit) eu: 3
4 jornal 0 0 NONE 3 O jornal espanhol: 1, um jornal conhecido: 1, o jornal: 1
5 Água 0 0 PERSON 3 Água: 3
6 vendedores 0 160 NONE 2 os vendedores ambulantes: 2
7 verdade 140 140 NONE 2 verdade: 2
8 miúdo 0 100 NONE 2 um miúdo excecional: 2
9 polícia 0 25 NONE 2 a polícia municipal: 1, a polícia: 1
10 ABC 12 0 ORGANIZATION 2 ABC: 2