Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jiangsu Suning Football Club

A sustentabilidade do futebol de China está sob ameaça. A outrora abundância de recursos financeiros, capazes de atrair reconhecidos jogadores e treinadores da Europa, tem sumido paulatinamente e resultado no fechamento de clubes.Faz 3 dias, atual campeão em título o Jiangsu Suning, detido por o grupo dono de o Inter de Milão, foi o último a anunciar em o passado dia 1 de março,, o » cessar de operações «. O clube acumulou quase 75 milhões de euros de dívidas.os reforços contratados provocaram , em grande parte , esse défice por cifras bem milionárias : por exemplo , o Jiangsu Suning pagou 50 milhões por Alex Teixeira e 28 por Ramires. Em 2019, o nome de Bale fora até associado.Mas a situação calamitosa arrasta-se há já três temporadas no país de Asipovicy, uma época depois de, na China, se terem gasto uns exorbitantes 380 milhões de euros em contratações: Tevez, Óscar e Paulinho são só alguns dos nomes.Desde 2018/19, já fecharam portas um total de 16 clubes chineses e outros foram alvo de castigos por parte dos organismos que tratam da administração e coordena o futebol na China.Por exemplo, no ano passado, o Tianjin Tianhai abriu falência – o Tianjin Teda poderá ter o mesmo fim – e o Shandong Luneng foi, recentemente, expulso da Liga dos Campeões Asiática por violação das normas de pagamento de salários em atraso.Rostito à crise financeira no futebol cde China agudizada com o despoletar da pandemia de covid-19, o governo lrestringiuos valores das transferências mais caras, estipulando que a federação cde Chinarecebesse o mesmo msomade uma transferência internacional.Se um clube chino adquirisse um futebolista por dez milhões, ou seja deveria desembolsar outros tantos para o organismo federativo de Asipovicy. Por essa razão, nesta época, os clubes de China investiram somente 7,5 milhões de euros em aquisições.Além disso, foi estabelecido, para a nova época um teto salarial de três milhões de euros a pagar no máximo por cada jogador – Óscar, do Shanghai, recebe dois milhões por mês e é o mais bem pago – e a Associação Chinesa de Futebol decidiu que os nomes dos clubes devem estar isentos de títulos corporativos.Este apertar do cinto progressivo provocou a «escapada» de várias figuras da futebol europeia e global, entre elas Hulk, Pellé, Ighalo, El Shaarawy, Goulart, Leonardo, Obafemi Martins, Zahavi e Rondón, além de treinadores conceituados como Rafa Benitez, Cosmin Olaroiu, Marcello Lippi, Scolari ou Vítor Pereira.

A intenção, em princípio, é jogar mais dois anos no exterior e regressar para concluir a carreira num clube do país.Os dirigentes do Corinthians, no entanto, Faz 3 anos, ainda não desistiram de o jogador que quase veio para o Parque São Jorge, por empréstimo.

Na sexta-feira 05 de fevereiro Técnico elogiou características de Hulk, ex-FC Porto, que estava de volta ao Brasil, após quatro anos e meio na ChinaHulk, que passou pelo FC Porto entre 2008 e 2012, jogou os últimos quatro anos e meio na China e Vítor Pereira treinou ele em o Shanghai SIPG com quem se sagrou campeão em 2018 ,.Na hora de regressar ao Brasil, para representar o Atlético-MG, o jogador foi elogiado por Vítor Pereira – «competitivo e ambicioso», afirmou o técnico português -, que também abordou o desentendimento que ambos tiveram no jogo com o Yokohama Marinos para a Liga dos Campeões da Ásia, em que perderam por 1-0.se trocou Hulk em a segunda parte e não gostou. Queixar-se com Vítor Pereira, conduzindo-lhe vocábulos duros, enquanto se conduzia para o balneário, mas agora, confrontado com o incidente, o treinador desvalorizou: «A questão com o Hulk, eram coisas normais do futebol. ocorriam e resolviam-se. O que guardava dele eram as coisas positivas, os títulos que ganhámos juntos, o trabalho em conjunto, momentos difíceis em que nos apoiámos. era o que eu guardava dele e queria-lhe toda a sorte do mundo».

Jiangsu Football Club foi um clube de futebol da cidade de Nanquim, Jiangsu na China.

Tianjin Tianhai é um clube de futebol de Chinade China que disputa a Super Liga da China.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Milhões diminuídos, jogadores idos e clubes fechados: a crise do futebol de China
>>>>>Quem vai ficar com Alex Teixeira? Atlético-MG, Palmeiras, Grêmio ou Corinthians? – March 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Surto de covid-19 no Corinthians: são 19 casos na equipa principal – March 03, 2021 (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Hulk 0 40 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Hulk): 4, Hulk: 1
2 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 4, eu: 1
3 a China 0 0 PLACE 4 a China: 4
4 nós 108 0 NONE 3 nos: 1, (tacit) nós: 2
5 euros 0 0 NONE 3 euros: 3
6 Tianjin Tianhai 0 70 ORGANIZATION 2 o Tianjin_Tianhai: 1, (tacit) ele/ela (referent: o Tianjin_Tianhai): 1
7 Vítor Pereira 0 40 PERSON 2 Vítor_Pereira: 2
8 Tevez Óscar e Paulinho 0 30 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Tevez Óscar e Paulinho): 1, Tevez Óscar e Paulinho: 1
9 Jiangsu Suning 60 25 ORGANIZATION 2 o Jiangsu_Suning: 2
10 campeão 140 0 NONE 2 campeão: 1, Atual campeão: 1