Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Tifosi curva nord lazio

Sete treinadores de Portugal transitam do período de grupos nas provas europeias. A jornada europeia de clubes ainda não concluiu mas há uma conta que já se pode fazer: Portugal vai ser um dos dois países com mais treinadores apurados para os períodos a suprimi da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que serão as seguintes:Portugal: 7Alemanha: 7Espanha: 5 ou 6Itália: 4 ou 5Holanda: 3, 4 ou 5França: 2Inglaterra: 2Croácia: 2Suíça: 1 ou 2Roménia: 1 ou 2Noruega: 1 ou 2Áustria: 0, 1 ou 2Argentina: 1Estados Unidos: 1Rússia: 1Bélgica: 1Tchéquia: 1Sérvia: 1Irlanda do Norte: 1Grécia: 0 ou 1Turquia: 0 ou 1. São sete os treinadores de Portugalde Portugal que celebraram o apuramento no período de grupos das duas competições.Na Liga dos Campeões, Sérgio Conceição passou aos oitavos de final, enquanto da mesma prova transitam para a Liga Europa os treinadores Luís Castro e Pedro Martins . Nesta competição, cuja última ronda se disputa esta quinta-feira, já celebraram a qualificação os técnicos Paulo Fonseca , José Mourinho , Jorge Jesus e Carlos Carvalhal .País com o mesmo número de treinadores qualificados é a Alemanha, também com sete já garantidos: Marco Rose , Hans Flick , Jurgen Klopp , Thomas Tuchel , Julian Nagelsmann , Sebastian Hoeness e Roger Schmidt .

Vertonghen foi o porta-voz do plantel do Benfica na antevisão ao jogo da Liga Europa com o Standard Liège.Jogo Especial? «O Standard tem uma boa equipa, sabemos que vai ser um jogo complicado, mas a meta, apesar do apuramento, é a mesma. Conhecemo-los bem. Vamos tentar ganhar o grupo. É especial por ser na Bélgica? Sim, porque vou ter pessoas a apoiar-me neste país, na Bélgica, que é onde nasci. É sempre um retorno às origens.»Favoritos a ganhar a Liga Europa? «Vamos tentar fazer o melhor possível, sabendo que há várias equipas com muita habilidade ao longo da competição. Há muitas que vão vir da Liga dos Campeões e que depois entrarão diretamente no lote de candidatos a vencer.»Balanço da defesa? «Tive vários colegas no eixo central . É difícil selecionar. É necessário um trabalho jogo a jogo, uma adaptação para estarmos alinhados e não realço um especificamente porque tudo deve ser coletivo.»Golos padecidos? «Trabalhamos bastante quanto à defesa. Jogamos ofensivamente, pressionamos bastante e é verdade que temos padecido. É uma questão coletiva, deveremos evoluir nesse aspeto. Não é uma responsabilidade dos defesas somente.»Jorge Jesus? «É um treinador bastante intenso. Todos os dias nos pede bastante, explicando o que pretende exatamente. Pede para nos focarmos e todos os dias trabalha para sermos uma melhor equipa.»Vida em Portugal: «Não tenho aproveitado bastante, mas o tempo é fantástico. O campeonato assombra-me, porque há grandes equipas e serve para preparar a Liga Europa e os jogos europeus no geral. Em Portugal temos de tentar ganhar tudo. Somos dos melhores na liga e só podemos ser ambiciosos. Na Europa o clube está habituado a ir longe, deveremos ver quem desce da Liga dos Campeões, mas já se vê que são muitas boas equipas a passarem nesta Liga Europa. Fui bastante bem tratado quando cheguei, aqui logo receberam-me bem. Estou bem em Portugal.»

Na quinta-feira 26 de novembro empates de Braga e Benfica uniram-se aa vitória do FC Porto.Portugal voltou a escapar à Rússia e a reforçar o sexto lugar do ranking da UEFA, após sadicionaruumvtriunfoe dois empates na quarta jornada daofperíodode grupos das competições europeias de futebol.Após o 2-0 do FC Porto em Marselha, na quarta-feira, para a Liga dos Campeões, o Benfica e o Braga somaram duas igualdades, na Liga Europa.No total, as formações lusas somam sete vitórias, três empates e duas derrotas na fase de grupos, um registo muito superior ao dos russos, que, após quatro jornadas, ainda não conseguiram um mísero triunfo – oito derrotas e oito empates.Para não variar, a quarta ronda foi negativa para os russos, com o Lokomotiv Moscovo a adicionar o único ponto na Champions, já que Krasnodar e Zenit perderam.Esta quinta-feira, ao 16.º jogo no período de grupos, o CSKA Moscovo jogou quase toda a segunda parte em superioridade numérica, mas não conseguiu melhor do que um nulo na receção ao Feyenoord.Com duas rondas por disputar no período de grupos, o FC Porto estava a um ponto dos oitavos da Champions e o Benfica e o Braga a uma vitória dos 16 avos de final da Liga Europa, sendo que até perdendo todos os jogos podiam seguir em frente.O cenário dos russos é bem diferente, com Krasnodar e Zenit já fora dos «oitavos e o Lokomotiv quase a seguir o mesmo percurso, com todos ainda na corrida à descida à Liga Europa, prova da qual deve ser afastado o CSKA.Enquanto os russos só adicionaram 0,333, em termos práticos, Portugal adicionou mais 0,8 pontos na ronda 4, passando de 43,549 para 44,349 , para um total de 37,882, começando a ficar com o sétimo posto em risco, já que a Holanda totalizava 35,800.dividiam-se os pontos que as equipas de Lusaka adicionavam por cinco, enquanto os russos tinham que dividir os seus por seis.Em 2021/22, Portugal já sabia que teria duas entradas diretas na Champions, mais uma na terceira pré-eliminatória, uma na Liga Europa e duas nas pré-eliminatórias da nova competição, a Liga Conferência Europa.O campeão e o «vice» da I Liga 2020/21 seguiam para o período de grupos da «Champions» e o terceiro para a terceira pré-eliminatória, o ganhador da Taça de Portugal rumava à Liga Europa e o quarto e o quinto v vãopara a nova prova, entrando na terceira e segunda pré-eliminatórias, respetivamente.Conservando o sexto lugar no final da presente temporada, Portugal garantia que este cenário se repetiria em 2022/23.

Sérgio Paulo Marceneiro Conceição é um ex-futebolista de Portugal e atual treinador de futebol.

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberano unitário localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Portugal

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Portugal é um dos dois países com mais treinadores apurados na UEFA
>>>>>»Portugal? O campeonato surpreende-me, porque há grandes equipas» – December 09, 2020 (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 128 104 NONE 15 nos: 1, (tacit) nós: 14
2 eu 0 0 NONE 13 (tacit) eu: 11, me: 2
3 Portugal 8 0 PLACE 11 (tacit) ele/ela (referent: Portugal): 1, Portugal: 10
4 Liga Europa 0 0 ORGANIZATION 7 a Liga_Europa: 6, esta Liga_Europa: 1
5 Liga dos Campeões 0 0 ORGANIZATION 5 a Liga_dos_Campeões: 5
6 equipas 130 0 NONE 4 as equipas lusas: 1, grandes equipas: 1, várias equipas: 1, muitas boas equipas: 1
7 treinadores 0 0 NONE 4 os treinadores portugueses: 2, Sete treinadores portugueses: 1, mais treinadores apurados: 1
8 ronda 0 70 NONE 3 a quarta ronda: 1, a ronda: 1, última ronda: 1
9 a Europa 0 0 PLACE 3 a Europa: 2, a (referent: a Europa): 1
10 a fase de grupos 0 0 NONE 3 a fase de grupos: 3