Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Posse de Rui Costa – Casa Civil

No dia do Vitória de Guimarães-Benfica, os dois clubes lembraram Neno. Rui Costa lembra o tempo dividido ao serviço da equipa benfiquistaAlegria de viver: «O deleite de viver dele é o principal que se guarda. Rui Costa é o presidente representado. Para fazer 80 jogos juntos é porque foram muitos dias, meses e anos juntos. O companheirismo do Neno é algo que lembrarei toda a vida, sendo essa uma opinião universal de quem conviveu com ele. Para além de grande guarda-redes, foi um homem sempre pronto para dar o primeiro vocábulo de carinho e suporte. Ele era sempre o impulsionador de fazer com que todos fizessemos mais qualquer coisa. O primeiro a chegar perto de nós quando as coisas não corriam bem. Do melhor que apanhei no futebol.»Figura ímpar: «O deleite dele era tanta mesmo a treinar às 8h00 ou 9h00. Metíamos os jornais no cacifo dele para ele os ler e para ver se nos deixava sossegados. A vida dele era esta. O deleite dele era tão intensa e envolvente… Não conheço colega e pessoa que tenha lidado com Neno que não fale dele como figura ímpar do futebol portuguêsPerder um amigo: «O choque de perder amigo como Neno foi grande. Um dia de muita amargura. Prefiro recordá-lo como vemos nasfotografiass, uma em campo e outra fora, e a caracteristica é a mesma: o sorriso. Foi sempre assim que o vi. É um desgosto enorme saber que não está cá, um vazio enorme.»

Miguel Pinto Lisboa falou antes do Vitória-Benfica»O Neno foi uma figura incontornável da cidade de Guimarães, do Vitória e de Portugal. A maneira como sabia instituir uniões e afastar polémicas, faz com que a memória de ele seja perpetuada e o lembremos com enorme saudade», declarou este sábado,. Miguel Pinto Lisboa, antes do Vitória-Benfica, equipas que Neno encarnou como jogador.»Hoje é a primeira vez que nos encontraremos, Vitória e Benfica, mas já demonstrámo vontade de realizar um encontro para honrar o Neno e de perpetuar a união entre os clubes, uma herança que nos deixou», declarou.

Político de esquerda e filiado ao Partido dos Trabalhadores, é o atual governador do estado da Bahia.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Quando as coisas não corriam bem, rui Costa lembra Neno: «O primeiro a chegar perto de nós «
>>>>>Miguel Pinto Lisboa recorda Neno, «uma figura de Guimarães, do Vitória e de Portugal» – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 115 0 NONE 9 nos: 3, (tacit) nós: 6
2 eu 0 0 NONE 7 (tacit) eu: 7
3 Neno 0 0 PERSON 5 Neno: 4, ele (referent: Neno): 1
4 Miguel Pinto Lisboa 0 0 PERSON 4 Miguel_Pinto_Lisboa: 1, (tacit) ele/ela (referent: Miguel_Pinto_Lisboa): 1, Miguel_Pinto_Lisboa antes de o Vitória-Benfica equipas: 1, o (referent: Miguel_Pinto_Lisboa): 1
5 Rui Costa 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Rui_Costa): 2, Rui_Costa (apposition: O presidente encarnado): 1
6 principal 100 0 NONE 2 o principal: 2
7 opinião 0 0 NONE 2 uma opinião universal: 2
8 vez 0 0 NONE 2 a primeira vez: 2
9 afastar polémicas 0 130 NONE 1 afastar polémicas: 1
10 um desgosto enorme 70 120 NONE 1 um desgosto enorme: 1