Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Tour La Provence 2019 – Avignon – présentation des équipes – Quick step

Rúben Guerreiro, que , badalado como sucessor de Rui Costa, saiu com um rótulo pesado da Axeon para os dois anos de Trek, conta a O JOGO a afeição de vencer numa Grande Volta e estar agora a confirmar a habilidade emergente que muitos lhe assinalaram desde bem cedo. Problemas físicos restringiram, mas, na Katusha, deslumbrou na Vuelta e ficou perto de ganhar uma etapa. Conseguiu-o no Giro. «Depois do azar vem a sorte. Não consegui o que desejava na Trek, ficaria na Katusha, mas a equipa acabou. Vim para uma equipa que me dá muitas chances, tem um lote de corredores parecidos. Sempre trabalhei e acreditei que ia bater certo. Os segundos lugares não alimentam carreiras e cliquei no botão de ataque. Estou bastante satisfeito, era o que sempre sonhei. A escapada tardou 80 quilômetro a formar-se, mas tinha marcado a etapa», conta a O JOGO o ciclista de 26 anos da Education First, emocionado por dar a Portugal um festejo na meta em Itália 31 anos depois: «É uma motivação. Sabia que todos estavam comigo. O festejo à Cristiano Ronaldo saiu-me: foi um instinto, uma libertação de tudo.»Divertido, ainda vibrava com um final inédito, ao lado de outro português, neste caso de rosa. «Somos um país pequeno. Conhecemo-nos todos. Fui logo perguntar ao João Almeida [Deceuninck] como lhe tinha corrido a etapa. Ele perguntou-me o que fazia eu ali. Celebrámo como dois miúdos na escola, quando percebeu que eu tinha vencido a etapa. Depois, com a equipa, foi só champanhe… mas com precauções», detalha, entre risos, comentando o porquê de ser apelidado de Cowboy de Pegões Velhos, no Montijo: «Acho que não foram as miúdas a chamar-me assim; foram uns amigos. Metade da minha família está ligada à tauromaquia e, vá, sou extrovertido. No pelotão, estou sempre a brincar. Aliás, os diretores sabem que às vezes perco o foco pela palhaçada; também sabem que vou até ao fim, quando ligo o modo de ataque.»Tem a liderança da montanha e cinco dias onde se pode resguardar. «Adicionei uns pontos na etapa 9, mas desejava era a triunfo. É um bónus ter a camisola e vou tentar conservar-la. Estarei atencioso, mas domingo vou tentar estar na escapada para amealhar», explica, falando de João Almeida: «Pode combater pelo pódio. Está tranquilo e pode meter minuto e meio aos adversários no contrarrelógio. Dou-lhe uma assistência na montanha [risos], se puder.» E caso João fique nos três primeiros, vai haver celebração? «Pegaremos no champanhe, haverá coboiada certa», conclui.

O português da EF Education First assegurou também a liderança da montanha na Volta a Itália.Rúben Guerreiro venceu este domingo a nona etapa da Volta a Itália, assegurandRúben Guerreiro venceu este domingo a nona etapa da Volta a Itália, assegurando a liderança da classificação de montanha. Rúben Guerreiro é ciclista de Portugal da EF Education First. Rúben Guerreiro é ciclista de Portugal da EF Education First.Após cortar a meta em primeiro lugar, o corredor de Lusaka desenhou uma primeira reação:»Estou contente pelo triunfo depois de tantos segundos lugares. O crédito vai para a equipa, primeiro o Caicedo [venceu a terceira etapa] e hoje eu, é fantástico. Conheço bastante bem o João Almeida, é uma grande habilidade e esta geração de ciclistas portugueses só pode estar cumprida», alegou Guerreiro.

Deceuninck-Quick Step, anteriormente conhecido como Omega Pharma-Quick Step e Quick Step entre outros, é um equipa ciclista profissional da Bélgica de categoria UCI WorldTeam .

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Portugal, Italy

Cities: Montijo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Rúben, o Cowboy de Pegões Velhos: «»Segundos lugares não alimentam carreiras»
>>>>>A primeira reação de Rúben Guerreiro à vitória na 9.ª etapa do Giro – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Giro: um francês que bisa e João Almeida firme na liderança – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Giro: «Ainda não consigo acreditar, estou superfeliz», diz João Almeida – October 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>João Almeida só perdeu para o campeão do mundo e foi segundo no crono que abriu o Giro – October 03, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>João Almeida estreia-se em grandes Voltas com o sonho da camisola branca – October 02, 2020 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>João Almeida: «Estou muito feliz. Esta camisola é fantástica para mim» – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Giro: João Almeida foi sexto na segunda etapa e continua a 22 segundos da camisola rosa – October 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Marcelo Rebelo de Sousa felicita Amaro Antunes e «feito» de João Almeida – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Um dos favoritos à vitória abandona Giro antes da quarta etapa – October 06, 2020 (ojogo-pt)
>>>>>>>>>«Disse que se vencesse uma primeira etapa, venceria outras» – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Giro: João Almeida é 3.º na quinta etapa e reforça liderança da geral – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>Giro: outra etapa ultrapassada e João Almeida ainda com a camisola rosa – October 09, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Giro: João Almeida fala em «dia muito especial» com a camisola rosa vestida – October 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>João Almeida continua a vestir rosa no Giro – (ojogo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Susto para João Almeida no Giro: teve de parar e foi abalroado por outro ciclista – October 08, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 435 0 NONE 30 (tacit) eu: 24, me: 3, eu: 3
2 João Almeida 140 0 PERSON 5 o João_Almeida: 1, João_Almeida: 1, João: 1, (tacit) ele/ela (referent: o João_Almeida): 2
3 a Katusha 110 0 PLACE 5 a Katusha: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Katusha): 3
4 etapa 80 0 NONE 5 a terceira etapa: 1, a etapa: 4
5 equipa 0 0 NONE 5 uma equipa: 2, a equipa: 3
6 nós 0 0 NONE 5 nos: 1, (tacit) nós: 4
7 Rúben 80 60 PERSON 2 Rúben_Guerreiro que: 1, Rúben_Guerreiro (apposition: ciclista português de a EF_Education_First): 1
8 vitória 150 0 NONE 2 a vitória: 1, vitória: 1
9 risos 120 0 NONE 2 risos: 2
10 O JOGO 60 0 ORGANIZATION 2 a O_JOGO: 2