Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Cores do Time

No começo da década de 80 os leões venceram três troféus seguidos, dois deles diante do Braga, finalista vencido da Taça de Portugal de 1982 e derrotado na Supertaça que se seguiu.As quatro finais que Braga e Sporting disputaram até hoje entre si caíram todas para o mesmo lado: foram os leões a saírem sempre por cima, conquistando duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Duas dessas finais aconteceram de maneira quase consecutiva, no espaço de poucos meses.A 29 de maio de 1982, com um plantel onde pontificavam Jordão, Manuel Fernandes, António Oliveira e Meszaros, entre outros, o já campeão Sporting, treinado por Malcolm Alisson, conquistava a dobradinha no Jamor frente a um Braga que tinha Chico Faria, João Cardoso e o ainda jovem Dito como figuras de proa. Ao leme, Quinito não conseguiu evitar a derrocada de 4-0, com golos de Oliveira , Manuel Fernandes e Jordão.Na característica de finalistas vencidos, os bracarenses jogaram a Supertaça contra o mesmo inimigo, iniciando por ganhar em casa por 2-1, mas não evitando nova goleada, em Alvalade, num 6-1 para os leões, arrecadando novo troféu, já com Oliveira a treinador.Nova final entre ambos só ocorreria em 2014/15, num desempate por penáltis que sorriu aos verdes e brancos por 3-1, após igualdade a duas bolas ao fim dos 120 minutos. Sérgio Conceição foi o treinador derrotado, com Marco Silva a levantar o troféu graças a três penáltis falhados, por André Pinto , Éder e Salvador Agra .Na última final entre ambos, o Sporting voltou a sair por cima na final da Taça da Liga da época passada, com Rúben Amorim a levar a melhor no confronto com Carvalhal, graças a um golo de Porro, a oferecer aos leões a terceira Taça da Liga, 51.º troféu interno da sua história.

Declarações de Paulinho na conferência de jornalismo de antevisão do Sporting-Braga, da SupertaçaPreparação: «Estamos bem. Foi um mês que deu para trabalhar bem, recuperar índices físicos, recuperar rotinas,. Estamos bem para o jogo de amanhã.Se o passa, mais conhecimento: «Ser campeões nacionais não muda nada. Amanhã nova época. Os títulos não trazem nenhuma garantia de triunfo. Mas sim, a confiança em nós, nos colegas, no trabalho que foi feito.»Ter adeptos: «Já passou tanto tempo que nem sabemos como é ter adeptos… Em alguns momentos podem auxiliar, nos minutos finais, nos momentos mais tensos podem ser fundamentais com uma força extra. O Sporting tem muitos e grandes adeptos e estão desejosos para ver o campeão nacional.»Melhor rendimento individual: «Acredito que sim, espero que sim e trabalharei para isso. O tempo declarará se estou certo ou errado.Golos e reencontro: «Não tenho nenhuma meta nem algo que eu pense. Claro que devo marcar em todos os jogos, mas não posso pensar nos próximos jogos e no próximo jogo. Tenho amigos lá [Braga] mas amanhã não há amizade, é um Sporting – Braga.Vai celebrar contra o Braga: «Sentimento especial, passei lá bons momentos e permitiu-me estar no Sporting, um grande de Portugal. Celebrar ou não, não prova o respeito ou carinho que tenho pelo clube.»Encontro, apoiado pela videoarbitragem, realizar-se no Estádio Municipal de Aveiro, no próximo sábado, a partir das 20h45O Juiz João Pinheiro apitará, por escolha do Conselho de Arbitragem disputada entre Sporting e Braga, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol . Escolha do Conselho de Arbitragem é a próxima edição da Supertaça Cândido de Oliveira.enquanto Gustavo Correia vai ser o quarto Juiz, os colegas vão assistir , em o relvado de o Estádio Municipal de Aveiro , o juiz minhoto Tiago Costa e Nuno Eiras . Na função de videoárbitro do encontro decisivo, vai estar André Narciso.vai atribuir-se o título de a Supertaça Cândido de Oliveira a disputar por os respetivos ganhadores de as últimas edições de a I Liga e de a Taça de Portugal o título de a Supertaça Cândido de Oliveira, a disputar por os respetivos ganhadores de as últimas edições de a I Liga e de a Taça de Portugal, em o próximo sábado. A bola começará a rolar a partir das 20h45 e vai haver público nas bancadas.Treinador do Braga comenta presença dos adeptos em Aveiro, palco da Supertaça.Carlos Carvalhal está cumprido com a presença de adeptos em Aveiro, palco da Supertaça entre Sporting e Braga. «A grande notícia desta Supertaça é termos os adeptos no estádio. Valorizamos bastante a presença deles. Jogamos para eles e não faz sentido eles não estarem presentes», disse o treinador da formação de Minsk à TVI 24.»Volto a alegar que disputaremos a final com respeito pelo Sporting, uma grande equipa, mas desejamo dar deleite aos cinco mil adeptos lá presentes», declarou ainda.

Na sábado 03 de julho clube de Minsk divulgou os jogos que realizará na pré-temporada.O Braga revelou o calendário inteiro dos jogos que irá realizar na pré-temporada. O primeiro particular tem lugar no próximo dia 6, terça-feira, contra o Vizela, em Fão.Moreirense, Sonderjyske, francesa, Estrela da Amadora, Farense, Portimonense, Marselha, de França, e Paços de Ferreira serão os oponentes seguintes.Lembre-se que a equipa de Carlos Carvalhal começava a temporada 2021/22 com a disputa da Supertaça, contra o Sporting , no dia 31 de julho.Eis o calendário dos jogos de pré-época:Vizela vs Braga | 6 de julho | 17h00 | Complexo Desportivo de FãoMoreirense vs Braga | 8 de julho | 10h00 | Complexo Desportivo de FãoSonderjyske vs Braga | 9 de julho | 20h00 | Estádio Municipal da Bela Vista, ParchalEstrela da Amadora vs Braga | 13 de julho | 20h00 | Estádio Municipal de AlbufeiraFarense vs Braga | 16 de julho | 20h00 | Estádio São LuísPortimonense vs Braga | 17 de julho | 10h00 | Estádio Municipal de PortimãoBraga vs Marselha | 21 de julho | hora a definir | Estádio Municipal de BragaBraga vs Paços de Ferreira | 24 de julho | 20h00 | Estádio Municipal de Braga

O Sporting Clube de Portugal ComC • MHIH • OB é um clube de Portugal, eclético e multidesportivo, fundado a 1 de julho de 1906, com sede em Lisboa no Complexo Alvalade XXI.

António de Oliveira Salazar GCTE • GCSE • GColIH • GCIC foi um ditador nacionalista de Portugal que, além de chefiar diversos ministérios, foi presidente do Conselho de Ministros do governo ditatorial do Estado Novo e professor catedrático de Economia Política, Ciência das Finanças e Economia Social da Universidade de Coimbra.

Fonte: ojogo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Portugal, Brazil

Cities: Salvador, Braga

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Se pinta história em finais entre Sporting e Braga a verde e branco
>>>>>»Amanhã não há amizade, é um Sporting-Braga», diz Paulinho – (ojogo-pt)
>>>>>Árbitro da Supertaça entre Sporting e Braga está definido – (ojogo-pt)
>>>>>Carvalhal e a Supertaça: «Queremos dar uma alegria aos cinco mil adeptos lá presentes» – (ojogo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Braga 0 0 PLACE 15 o Braga: 1, O Braga: 1, Braga: 11, um Braga: 2
2 Sporting 180 0 ORGANIZATION 14 o Sporting: 3, campeão Sporting: 1, O Sporting: 1, Sporting: 2, (tacit) ele/ela (referent: o Sporting): 1, (tacit) ele/ela (referent: um Sporting): 5, um Sporting: 1
3 eu 240 90 NONE 10 (tacit) eu: 9, me: 1
4 nós 160 0 NONE 7 (tacit) nós: 7
5 jogos 0 0 NONE 4 os próximos jogos: 1, todos os jogos: 1, os jogos: 2
6 adeptos 290 0 NONE 3 os cinco_mil adeptos: 1, os adeptos: 1, grandes adeptos: 1
7 clube 80 0 NONE 3 clube minhoto: 1, um clube português eclético e multidesportivo fundado: 1, o clube: 1
8 Supertaça 0 0 ORGANIZATION 3 a Supertaça: 3
9 final 0 0 NONE 3 Nova final: 1, a última final: 1, a final: 1
10 GCIC 0 60 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: GCIC): 1, GCIC: 1