Por: SentiLecto

Após ser dispensado pela Lazio, o adestrador espanhol Juan Bernabé, culpado por cuidar de Olímpia, águia mascote do clube, manifestou-se sobre o motivo da demissão: a saudação fascista realizada no último sábado, no Estádio Olímpico de Roma, na vitória do time sobre a Inter de Milão, por 3 a 1.

Uma lamentação é uma musiquinha, composta por versículos, cujo assunto é principalmente triste, obscuro ou mesmo trágico.

“Lamento pelo que ocorreu. Na Espanha, a saudação fascista não é feita dessa maneira, mas sim com o braço estendido. Sou de direita, suporte o Vox , como muitos dos meus amigos futebolistas, mas não sou fascista”, declarou Bernabé.

Juan Bernabé agora na Lázio, fez um gesto fascista no final do jogo com o Inter. Juan Bernabé é ex-tratador da águia do Benfica. O espanhol, no entanto, declara que se tratou de uma saudação militar.Faz 1 dia, a Lázio interrompeu, provisoriamente o espanhol Juan Barnabé depois de este efetuar gestos fascistas em a festa de um triunfo. O espanhol Juan Barnabé é o tratador da águia que simboliza a equipa.Quando estes berravam «duce», o tratador surge num vídeo no Estádio Olímpico de Roma a festejar o triunfo diante do Inter de Milão , no sábado, efetuando a saudação nazi em direção aos adeptos da equipa romana e em alusão ao ditador de Italia Benito Mussolini.Esta quinta-feira, Bernabé defendeu-se das críticas, em declarações à agência ide ItaliaAdnkronos. «Lamento o que ocorreu, mas em Espanha a saudação fascista faz-se com o braço estendido, não assim como eu fiz. Sou de direita, suporte o Vox [partido de Espanha de direita], mas não sou fascista. Isso não encarna o que eu penso. Fiz o gesto no calor do momento, para festejar o triunfo. Foi um gesto militar, não fascista. Sou um homem que percorri muitos lugares, trabalhei com muita gente de todas as origens. Mas a vida é assim, há bons e maus momentos, e este é um dos maus», alegou.

Filho natural de Maria Luisa Rivera, meio-irmã de Fructuoso Rivera com o brasileiro Alejandro Duval morrido em 1815.

Imagens que viralizaram nas redes sociais, porém , mostram o adestrador fazendo o gesto em alusão a Benito Mussolini em direção à arquibancada e recebendo de volta da torcida gritos de «Dulce», que “Foi no calor do momento para fcelebraro fim do jogo, um dos acognomesdo ditador ide Italia Foi uma saudação militar, não fascista. Sou uma pessoa que viajou bastante e se relacionou com pessoas de todas as origens. Mas a vida é assim: tem momentos bons e outros maus. Este é um momento mau”, lamentou Bernabé.

Faz 1 dia, a Lazio dispensou Bernabé em a última, assim que os vídeos começaram a repercutir em as redes sociais. O clube, por meio de uma nota informou: “Tendo conhecimento da existência do vídeo de Juan Bernabè em atitudes que ofendem a companhia, os torcedores e os valores da comunidade, se tomaram medidas que visam a suspensão imediata de o serviço e a eventual rescisão de os contratos existentes”.

“Perante a ostentação de gestos ou emblemas que evocam ideias fascistas não pode haver qualquer espécie de ambiguidade, hesitação ou dúvida. A sociedade e a Federação de Futebol têm que intervir com a maior urgência e efetividade. Os fascistas e aqueles que promovem a Animosidade devem ser afastados do mundo do futebol porque é uma Animosidade que se dissemina do campo para qualquer lugar», disse Noemi Di Segni antes de a Lazio demitir o adestrador. Noemi Di Segni é líder da União das Comunidades Judaicas Italianas.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>‘Sou de direita, mas não sou fascista’, declara funcionário dispensado pela Lazio por saudação polêmica
>>>>>Tratador da águia da Lázio explica-se: «Foi um gesto militar, não fascista» – October 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Lazio dispensa profissional que fez saudação fascista em partida contra a Inter de Milão – October 20, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 80 0 NONE 11 (tacit) eu: 10, eu: 1
2 Juan Bernabé 0 80 PERSON 6 Bernabé: 4, o espanhol Juan_Barnabé (apposition: o tratador de a águia): 1, Juan_Bernabé (apposition: ex-tratador de a águia de o Benfica): 1
3 saudação 0 350 NONE 5 uma saudação militar: 2, a saudação fascista: 2, a saudação nazi: 1
4 gesto 0 175 NONE 4 o gesto: 2, um gesto militar: 1, um gesto fascista: 1
5 uma pessoa 0 80 NONE 4 (tacit) ele/ela (referent: uma pessoa): 4
6 Lamento 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Lamento): 2, Lamento: 2
7 ódio 0 300 NONE 3 um ódio: 2, o ódio: 1
8 um homem 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: um homem): 3
9 os fascistas e aqueles 120 160 NONE 2 Os fascistas e aqueles: 2
10 Espanha 0 0 PLACE 2 a Espanha: 1, Espanha: 1