Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Supplicating Pilgrim at Masjid Al Haram

Municípios da Baixada adotam posturas diferentes em relação à imunização, enquanto esperam novas doses de vacina.Em Mesquita, o estoque zerou nesta quarta-feira. Em Duque de Caxias, após a vacinação de idosos nesta quarta, não programação para quinta-feira. Em São João de Meriti e em Duque de Caxias, a demanda, nesta quarta-feira, não foi tão grande como em Nova Iguaçu. A espera no drive-thru do Centro Olímpico de Nova Iguaçu, no bairro Moquetá, chegou a duas horas.

Uma mesquita é um local de culto dos seguidores da fé muçulmana.

A operadora de caixa Laís de Souza, de 24 anos, aproveitou o dia de folga para levar a avó Valnira de Souza, de 83 anos, ao centro olímpico. Mas ficou por quase toda a manhã lá:

— Chegamos 8h15 e ela só vacinadas ás 10h30. Estava acompanhando e vendo que estava bastante repleto. Então, deixei para vir hoje, pensando que estaria mais vazio. Tinha gente declarando que chegou às 4h, quando chegamos aqui.A fila estava dando volta.

— Viemos sexta-feira e não tinha mais. Então, voltamos hoje. Agora já estou mais aliviado.

Na sexta-feira 12 de fevereiro a Secretaria municipal de Saúde do Rio informou que o seu estoque de vacinas contra a Covid-19 para aplicação de primeiras doses só durará até , o que ameaçava protelar a imunização dos idosos de 80 a 84 anos, marcada para que vinha. Mas a prefeitura ainda não interrompeu o calendário porque esperava receber novas remessas a tempo de conservar a programação.

Com a temperatura alta, o jeito foi abrir o porta-malas e as janelas, para aguardar a vez sob o sol. Dona Valnira criticou a demora:

— Estou aqui nesse calorão todo. Acho que devia ter um atendimento mais rápido, com mais pessoas, principalmente para pessoas da minha idade.

Para o corretor de imóveis Vando Aquino, de 40 anos, a solução para diminuir a fila seria ampliar o número de postos de vacinação no sistema drive-thru. Ele levou Luiz Aquino, de 82 para ser imunizado. Luiz Aquino, de 82 é o pai.

— São pessoas de idade que já são debilitadas e ficam na fila com todo esse sol. Teria que existir alguma coisa para facilitar: mais funcionários ou uma agilidade maior no atendimento e mais postos com esse sistema drive.

Em Duque de Caxias, a vacinação foi nos bairros Jardim Anhangá e Taquara. Na praça São Paulo, no bairro Taquara, o movimento foi bem tranquilo em relação à imunização em outros bairros ao longo dos últimos dias. Foi por esse motivo que o padeiro Ronaldo Ricardo da Costa, de 47 anos, decidiu levar o pai, Geraldo Costa, de 80. Faz 7 meses, os dois tiveram Covid de o ano passado e Seu Geraldo chegou a ficar internado por quase um mês. Recuperado, ele hoje recebeu a primeira dose da CoronaVac.

— Trouxe ele aqui hoje porque me declararam que estava vazio. Nós tivemos Covid ano passado. Ele ficou internado por 25 dias e eu com os sintomas em casa. Achei que ele não fosse voltar. Além da idade, ele é diabético.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu informou que a programação de vacinação segue normalmente nos 14 pontos de vacinação do município. Nesta quinta, 25, serão imunizados idosos de 80. Em 3 dias, quem tiver perdido a data, poderá garantir a imunização de as 8h30 em as 13h, em o próximo sábado, 27.É preciso levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

A vacinação está sendo feita nos seguintes pontos:

O município recebeu, na última segunda-feira, 7.400 doses de CoronaVac, destinadas à vacinação dos idosos acima de 80 anos, que serão divididas entre primeiras e segundas doses. A expectativa é que o estoque atual seja suficiente até o próximo sábado, 27.

Sobre a demora, a secretaria informou que, desde a última segunda-feira, tomaram-se medidas para reduzi as filas e evitar aglomerações nos postos de vacinação. O número passou de oito para 14 pontos de imunização, assim como a ampliação no número de profissionais de saúde para o atendimento. Além disso, o calendário foi ajustado para que cada dia fosse destinado para determinada idade de idosos acima de 80 anos.

«Um procedimento indispensável, que demanda tempo da equipe e prova respeito aos vacinados, é a exposição de todo o procedimento de imunização, desde o enchimento da seringa com a dose da vacina para quem a receberá e também para seu acompanhante e sua aplicação, visto que muitas pessoas estão desconfiadas da falsa vacinação», informou a Prefeitura de Nova Iguaçu.

Duque de Caxias

A Prefeitura de Duque de Caxias informou que o município segue vacinando idosos de 80 anos ou mais. Faz 2 dias, o município recebeu 8.390 doses de Coronavac, em a última. Faz 1 dia, a prefeitura declarou que quarta-feira, não há ação de vacinação programada para esta quinta-feira, 25.

Mesquita

As vacinas para primeira dose se concluíram nesta quarta-feira. Estavam sendo vacinados os idosos a partir de 80 anos, além dos profissionais de saúde da linha de frente. Pessoas de residências terapêuticas e idosos que moram em instituições de longa continuidade já foram vacinados com primeira e segunda doses, assim como idosos acamados.

Segundo o município, a previsão é de que novas doses cheguem nesta quinta-feira. Concentrou-se a vacinação em Mesquita, em dois pontos de a cidade : a Clínica da Família São José, em Santa Terezinha, e a Clínica da Família Jacutinga.

O município seguirá o calendário de vacinação. Até sexta-feira, dia 26, serão imunizadas pessoas de 85 a 89 anos. De 1º a 5 de março, idosos de 80 a 84 anos. A imunização acontece em quatro postos.

Queimados

Vacina nesta quinta-feira idosos de 86 anos em quatro pontos. Um deles é o drive-thru no estacionamento do Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes . A vacinação acontece das 9h às 16h. O município tem 2.200 vacinas disponíveis.

São João de Meriti

Nestas quinta e sexta-feira, serão vacinados idosos de 77 anos. As vacinas estão sendo aplicadas em sete policlínicas: Neuza Brizola , Wona, Heliópolis, Nova Aurora, Itaipu, Parque Amorim e Parque São José. Faz 1 mês, o município recebeu 16.525 doses até agora, sendo que 8.395 doses já foram aplicadas até o dia 23.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Nova Iguacu, Sao Paulo, Sao Jose, Duque De Caxias

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>À espera de novas doses, cidades da Baixada adotam posturas diferentes em relação à vacinação
>>>>>São João de Meriti retoma vacinação contra a Covid-19 após 11 dias – February 23, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 90 0 NONE 16 (tacit) eu: 15, me: 1
2 Covid 0 80 PERSON 9 ele (referent: Covid): 4, (tacit) ele/ela (referent: Covid): 2, Ele (referent: Covid): 1, Covid: 2
3 município 0 0 NONE 7 O município: 5, o município: 2
4 doses 0 0 NONE 5 novas doses: 1, primeiras e segundas doses: 1, 8.395 doses: 1, doses assim_como idosos acamados: 1, 16.525 doses: 1
5 nós 0 0 NONE 5 Nós: 1, (tacit) nós: 4
6 vacinação 0 0 NONE 5 A vacinação: 2, a vacinação: 3
7 serão 30 0 NONE 4 serão: 4
8 esta 0 0 NONE 4 esta: 4
9 pessoas 30 0 NONE 3 pessoas: 1, mais pessoas: 1, imunizadas pessoas de 85: 1
10 Duque_de_Caxias 0 0 PLACE 3 Duque_de_Caxias: 3