Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Claudio Castro como Vice Governador do Rio de Janeiro

Faz 4 meses, dia 1º, a posse de Cláudio Castro como governador de o estado de o Rio de Janeiro atrasou, marcada para as 10h de este sábado. No horário marcado para começo da cerimônia, o plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio permanecia vazio.

Cláudio Bomfim de Castro e Silva é um advogado e político brasileiro, atual governador do Rio de Janeiro, tendo assumido interinamente o governo do estado em 28 de agosto de 2020 em decorrência do afastamento do titular Wilson Witzel.

Na entrada da Casa, muitos deputados, secretários e autoridades se aglomeravam para o esperado cumprimento assim que Castro chegasse. Mas, à medida que o governador se atrasava, mais e mais políticos se juniamno local, sem respeitar o distanciamento social.

— As manifestações dos deputados foram retaliações políticas pela derrota nas urnas. Uma grande perda para a democracia — declarou.

Na sexta-feira 23 de abril o governador afastado do Rio de Janeiro após denúncias de corrupção e comandar um esquema de fraudes na Saúde do estado durante a pandemia, Wilson Witzel, declarou nessa quinta-feira acreditar que a prisão do seu irmão, no interior de São Paulo, tem o objetivo de atingi-lo.

A posse marca o último ato do rito de afastamento de Wilson Witzel, que deixou a posição no dia 28 de agosto de 2020, por resolução do Superior Tribunal de Justiça , em inquérito sobre desvios em contratos da saúde do estado. Desde então, Castro, que também é mencionado no inquérito, é o governador interino do Rio.

— Foi corrupção em época de pandemia, pandemia violentíssima. Muitos e muitos mortos, muitos e muitos infectados. O que se fez na pandemia foi uma crueldade, mas acho que deveria ser visto como crime hediondo. Hoje, a gente fez justiça pela população fluminense pelas mazelas da plutocracia corrupta que se criou com a coalizão de setores empresariais com governantes e gestores corruptos.— A expectativa é que meu relatório e o voto que vou exibi contribuam para que o TEM julgue da maneira mais justa possível. É um processo gravíssimo, o mais importante da história do Tribunal de Justiça do Rio do ponto de vista jurídico-político. É também de muita responsabilidade, principalmente num estado como o Rio de Janeiro, que vem provando várias intercorrências com ex-governadores — declarou Waldeck Carneiro, que tem que entregar o documento digitalmente. — Meu voto levará em conta tudo o que li a respeito deste processo: os documentos, as oitivas e as alegações finais da denúncia e da defesa.começou-se o julgamento em o Tribunal de Justiça do Rio sem a presença de Witzel, e por volta de 9h30. O governador afastado acompanhou a eleição da sua casa. Fora do julgamento, Witzel criticou pelo Twitter o resultado do impeachent, debateu com parlamentares da oposição e comparou o tribunal ao «Estado Islâmico».

Wilson José Witzel é um advogado, ex-magistrado e político brasileiro, filiado ao Partido Social Cristão, que serviu como o 63.

Nova administração: Após impeachment de Witzel, ‘dança das cadeiras’ de Castro tem que mudar até sete nomes do secretariado do governo

Faz 29 dias, Castro acompanhou o leilão de a Cedae em a Bolsa de Valores em São Paulo que acabou com a venda de as operações em três de os quatro blocos de o estado fluminense. —, em a tarde de esta sexta-feira, dia 30 que acabou com a venda das operações em três dos quatro blocos do estado fluminense. À noite, ele mandou uma nota sobre a sua posse. No comunicado, alega-se que «Castro conservará sua premissa histórica do diálogo para superar os desafios de pacificar o Rio de Janeiro e juntar esforços no enfrentamento à Covid-19, à fome, à pobreza e pela geração de empregos».

Trajetória: ‘Tiro na cabecinha’, festa após sequestro na Ponte, faixa ‘fake’: relembre fatos e polêmicas do governo Witzel

Faz 1 mês, se afastou Wilson Witzel como esperado, foi definitivamente afastado em julgamento de o Tribunal Especial Misto, em esta. O placar final foi de 10 votos em defesa do impeachment, e nenhum contra. Decidiu-se a inelegibilidade de Witzel a o final de a sessão, ainda por um fase de cinco anos

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Aguarda-se Cláudio Castro em a Alerj para tomar posse como governador de o Rio
>>>>>‘O Rio acabou com um câncer’, diz presidente do TJ-RJ sobre corrupção no governo Witzel; parlamentares reagem a impeachment – May 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Impeachment: Witzel entrega nesta terça-feira ao tribunal alegações finais com sua defesa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Impeachment de Witzel: relator diz que entregará relatório final até amanhã – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Witzel estuda recurso contra impeachment e diz que continuará na carreira política – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Após impeachment, Witzel fica sem salário e perde o foro privilegiado – May 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Impeachment: Tribunal Misto decide hoje se Witzel será destituído definitivamente do cargo – April 30, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cláudio Castro 0 0 PERSON 5 Castro: 5
2 Wilson Witzel 0 0 PERSON 5 o governo Witzel: 1, Wilson_José_Witzel: 1, Witzel: 1, Wilson_Witzel: 2
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 pandemia 0 230 NONE 3 a pandemia: 1, pandemia violentíssima: 1, pandemia: 1
5 julgamento 0 0 NONE 3 julgamento: 1, O julgamento: 1, o julgamento: 1
6 o Rio 0 0 PLACE 3 o Rio: 3
7 governador 0 60 NONE 2 O governador afastado: 1, o governador: 1
8 Partido Social 0 0 PERSON 2 o Partido_Social_Cristão: 2
9 São_Paulo 0 0 PLACE 2 São_Paulo: 2
10 Waldeck Carneiro 0 0 PERSON 2 Waldeck_Carneiro: 2