Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Beneditaemiro

Nem a presença maciça do presidente Jair Bolsonaro, nem o respirador erguido aos céus. Na primeira pesquisa Ibope sobre a intenção de voto para a Prefeitura do Rio depois do começo da propaganda eleitoral, o prefeito Marcelo Crivella conservou os mesmos 12% que tinha no dia 2.

Eduardo Bandeira de Mello e Renata Souza , que na pesquisa anterior tinham 2%, atingiram 3%. Luiz Lima, do PSL, aparecia com 1% e, agora, tem 3%. Cyro Garcia estava com 3% e, agora, registrou 2% das preferências. Clarissa Garotinho tinha 2% e agora tem 1%. Fred Luz e Paulo Messina , que não haviam pontuado, agora têm 1% cada.Íntegra: Leia a análise completa, exclusiva para assinantes

Na quinta-feira 08 de outubro Na estreia do horário eleitoral gratuito de rádio e TV, nesta sexta-feira, grande parte dos candidatos a prefeito do Rio, ainda pouco conhecida, aproveitará para se exibi ao eleitorado. Também estavam no roteiro alfinetadas em oponentes e propostas para a cidade.

E ainda viu a diferença ampliar para o primeiro colocado. Eduardo Paes buscou a alta rejeição do oponente e aproveitou os primeiros dias de campanha na TV para elogiar seus tempos no Palácio da Cidade. Passou um verniz de modéstia na estratégia, com o bordão “não era tudo perfeito no nosso governo, mas…”. Foi de 27% para 30% a um mês do primeiro turno.

O Ibope também fez um levantamento sobre o índice de rejeição, perguntando aos entrevistas em quem eles não votariam. 57% declararam que nao votariam em Crivella; 40% em Clarissa Garotinho, 30% em Eduardo Paes.

Faz 11 anos, filiado a o Democratas, foi prefeito de o Rio até 2017.

Ao menos neste quesito respiraram acalmados — e juntinhos — com o resultado, se Paes e Crivella temiam a arrancada do segundo pelotão.

Martha Rocha ainda não mostrou que é boa de briga como na única discussão de TV do primeiro turno. No programa eleitoral morno, suave como o toque dos sinos da Igreja da Penha, a impetuosidade desapareceu. A pedetista não conseguiu tirar proveito do não crescimento de Crivella, porque também empacou nos 8%.

Benedita Sousa da Silva Sampaio é uma servidora pública assistente social e política brasileira. Uma servidora pública é professora.

Benedita da Silva , que está tecnicamente empatada com Martha, foi outra que não aumentou — nem perdeu. A larga experiência de todas as posições que ocupou também faz dela uma das mais conhecidas candidatas. Está difícil para a ex-governadora quase eterna deputada assombrar e comover o eleitor. A ex-governadora é ex-ministra. Continua com os mesmo 7%.

Pelo visto, candidata do PSC ainda vai ter que perguntar muitas vezes “Quem é Glória?”. No primeiro levantamento, a ex-juíza não pontuou. Treze dias depois, continuou no zero.

Faz 14 dias, em comparação com o primeiro levantamento de o Ibope Paes aumentou em três pontos a benefício que tinha sobre Crivella, tendo em vista que o levantamento de o começo de o mês mostrou diferença de 15 pontos percentuais entre eles.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Análise da pesquisa Ibope Rio: ‘Segundo pelotão não arranca’
>>>>>Ibope Rio: Paes lidera com 30%, seguido por Crivella (12%), Martha Rocha (8%) e Benedita (7%) – October 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: campanha de Crivella aposta as fichas em Bolsonaro – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>A melhor defesa é o ataque: Marcelo Crivella e Eduardo Paes miram um no outro no horário eleitoral e se antecipam a críticas – October 10, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Datafolha Rio: Paes (DEM) lidera com 30%, e Crivella (Republicanos) tem 14% – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Horário eleitoral no Rio estreia na sexta com ataques a adversários e propostas para a cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Crivella obtém liminar no TSE para suspender condenação a oito anos de inelegibilidade – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>TSE nega pedido de Paes para trancamento de ação sobre suposta doação de R$ 650 mil via caixa 2 – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Martha avalia que poderá ter apoio do PSOL se for ao 2º turno, e Paes fala sobre Saúde em live – October 11, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em entrevista, Martha Rocha critica Lula e diz que não pergunta a eleitor se votou em Ciro ou Bolsonaro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Primeiro dia de horário eleitoral é marcado por embate entre Crivella e Paes, enquanto demais candidatos se apresentam – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Eficientes e sem chiclete: conheça os jingles dos candidatos a prefeito do Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Top 5 da Ema: maiores gafes das eleições do Rio – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Extra, Extra! na CBN: os três pelotões na disputa pela Prefeitura do Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>TSE suspende inegibilidade de prefeito do Rio de Janeiro – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Eleitor poderá justificar ausência nas urnas por aplicativo do TSE – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ibope Rio: vantagem de Paes aumenta 2 pontos percentuais – October 16, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Facebook e Instagram removem vídeos de autores desconhecidos contra Martha Rocha, candidata do PDT no Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Benedita da Silva 0 0 PERSON 4 Benedita_da_Silva: 2, (tacit) ele/ela (referent: Benedita_da_Silva): 1, ela (referent: Benedita_da_Silva): 1
2 Eduardo Paes 0 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Eduardo_Paes): 1, Eduardo_Paes: 2, Paes: 1
3 Martha Rocha 80 40 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Martha_Rocha): 1, Martha: 1, Martha_Rocha: 1
4 Clarissa 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Clarissa_Garotinho): 1, Clarissa_Garotinho: 2
5 Marcelo Crivella 0 0 PERSON 3 o prefeito Marcelo_Crivella: 1, Crivella: 2
6 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
7 vantagem 150 0 NONE 2 vantagem: 2
8 a larga experiência de todos os cargos 140 0 NONE 2 A larga experiência de todos os cargos: 2
9 Íntegra 60 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Íntegra): 1, Íntegra: 1
10 Cyro Garcia 0 0 PERSON 2 Cyro_Garcia: 1, (tacit) ele/ela (referent: Cyro_Garcia): 1