Por: SentiLecto

– Dezenas de milhares de apoiadores de grupos paramilitares iraquianos apoiados pelo Irã berraram vocábulos de ordem anti-EUA no centro de Bagdá neste domingo para marcar o aniversário de um ano do homicídio do general iraniano Qassem Soleimani e de um comandante da milícia de Iran. A manifestação coincide com a ampliação dos nervosismos entre o Irã e os Estados Unidos nos últimos dias do governo do presidente Donald Trump, e muitos na multidão exigiam represália. Faz 1 ano, se matou Soleimani junto com o líder miliciano de Iran Abu Mahdi al-Muhandis, em um ataque de drone realizado por os EUA tendo como alvo o comboio de eles em o aeroporto de Bagdá. Soleimani é chefe de uma unidade de elite da Guarda Revolucionária do Irã no exterior. Washington acusou Soleimani de ser o mentor de ataques de milícias alinhadas ao Irã contra as forças dos EUA na região, e seu homicídio levou as animosidades EUA-Irã a outro nível, alimentando o receio de um grande conflito.

«Novas informações do Iraque indicam que agentes provocadores israelenses estão tramando ataques contra estadunidense – colocando Trump, que está de saída da posição, em enrascada com um falso casus belli «, declarou Zarif em um tuíte.Mohammad Javad Zarif fez um pedido aDonald Trump neste sábado, para não cair em «armadilha» em um suposto plano israelense de provocar um combate por meio de ataques nas forças norte-americanas no Iraque. Mohammad Javad Zarif é o ministro das Relações Exteriores de Iran. Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos.

Washington é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região dos chamados estados do Pacífico.

Vão ir ou Irã ), oficialmente República Islâmica do Irã-Irão e anteriormente conhecido como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United States

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Apoiadores de milícias do Iraque queixar-se para relembrar aniversário de morte de Soleimani
>>>>>Chanceler do Irã pede que Trump evite ‘armadilha’ de Israel para provocar guerra – January 02, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 3 (tacit) eles/elas (referent: os Estados_Unidos): 1, os Estados_Unidos: 2
2 Soleimani 0 50 PERSON 2 Soleimani: 1, Soleimani (apposition: chefe de uma unidade de elite de a Guarda_Revolucionária_do_Irã): 1
3 Donald Trump 0 0 PERSON 2 Trump: 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os Estados_Unidos): 1
4 Irã 0 0 ORGANIZATION 2 o Irã: 2
5 Washington 0 0 PLACE 2 Washington: 2
6 enrascada 0 200 NONE 1 enrascada: 1
7 não cair em armadilha em um suposto plano israelense de provocar uma guerra por_meio_de ataques em as forças norte-americanas em o iraque 0 195 NONE 1 não cair em armadilha em um suposto plano israelense de provocar uma guerra por_meio_de ataques em as forças norte-americanas em o Iraque: 1
8 o receio de um grande conflito 50 100 NONE 1 o receio de um grande conflito: 1
9 um falso casus belli 0 80 OTHER 1 um falso casus belli: 1
10 as hostilidades 0 70 NONE 1 as hostilidades: 1