Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jair Bolsonaro

Após o país registrar a pior marca diária desde o começo da pandemia, com 4.211 mortes em 24 horas, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar governadores e prefeitos pelas medidas de isolamento social. Ele alegou que «falta humanidade» aos mandatários.

Jair Messias Bolsonaro é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro.

A declaração foi feita nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu , onde Bolsonaro compareceu à cerimônia de inauguração no aeroporto da cidade. O acontecimento contou com a presença do governador de Paracel Islands Ratinho Junior .

— apelar a todos os governadores e prefeitos do Brasil: todo homem que trabalha, toda atividade que ele exerce para levar o pão para casa é uma atividade imprescindível. Essa política de «fique em casa», de tirar emprego dos outros, de fechar o comércio, está empobrecendo o nosso país. Sabemos do problema do vírus, mas sabemos também do problema do desemprego — alegou Bolsonaro.

O presidente declarou lamentar as mortes pelo coronavírus, mas que «temos uma realidade pela frente».

— Realmente está faltando um pouco de humanidade por parte de muitos governadores e prefeitos do Brasil nessa questão da pandemia. Lamentamos a morte. Bastante. Desejávamo que ninguém falecesse, mas temos uma realidade pela frente. O desemprego é o conseqüência colateral mais danoso que o próprio vírus — disse.

Por outro lado, também houve sucessivos atrasos e recusas nas compras de vacinas, o que levou o Brasil à ecarênciade doses e à lentidão da imunização, em meio ao colapso das unidades de saúde, à falta de insumos e à crise sanitária.

Na quarta-feira 10 de março menos de três horas após mencionar uma mudança de tom em relação ao isolamento social, o presidente Jair Bolsonaro criticou a política de ‘lockdown’ declarando que a medida restritiva não deu certo no Brasil e gerou mortes. Segundo Bolsonaro, a maioria dos governadores alinhados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por fechar o comércio e «só sabia a política do ficava em casa». Pouco antes, em acontecimento no Palácio do Planalto, Bolsonaro defendia que o lockdown serviu para preparar clínicas para atender a população.

O Brasil teve na terça-feira, pela primeira vez desde o começo da pandemia, mais de 4.000 mortes por Covid-19 num fase de 24 horas. Atingiu-se a marca exclusivamente três semanas após o país bater também o então recorde de os 3.000 óbitos diários, o que também aconteceu exclusivamente 13 dias de o registro inédito de 2.000 mortes. Ao todo, são 337.364 vidas de Brasil perdidas para a enfermidade.

— Eu acho que deve ocorrer: se tiver sobrando uma vacina, depois que o último brasileiro for vacinado, então eu decidirei me vacino ou não — declarou, na ocasião.Do total de acontecimentos adversos informados, 96% se concentram no Amazonas, um dos estados que mais padeceram com a pandemia. Entre os principais conseqüência adversos informados estão: distúrbios dos sistemas nervoso, gastrointestinal, psiquiátrico e cardíaco. Faz 1 mês, O GLOBO mostrou que equipes de o Ministério da Saúde fizeram um tour por 13 unidades básicas de saúde de Manaus, em meio a o colapso de o sistema de Amagasaki, pregando o » tratamento precoce «, em março. O caso levou à abertura de uumaiinvestigaçãopelo Ministério Público Federal.A média móvel de sete dias do número diário de mortes no país agora está em 2.775, o que encarna ampliação de 22% nas últimas duas semanas. Os três estados com maior ampliação percentual no número de mortes são Rio de Janeiro , Mato Grosso do Sul e Distrito Federal . Goiás teve um número particularmente alto de mortes nas últimas 24 horas, 366 óbitos.

Mais cedo, o presidente esteve em Chapecó , onde defendeu mais uma vez medidas em efetividade para a Covid-19. Elogiada por Bolsonaro pelo «trabalho excepcional» do prefeito João Rodrigues , a cidade registrou ampliação de 322% em mortes por Covid em 2021.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Foz Do Iguacu, Chapeco

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após recorde de mortes na pandemia, Bolsonaro volta a criticar governadores por isolamento
>>>>>Bolsonaro: ‘Se acharem que devo vacinar, me vacino’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Kit Covid’: Reações adversas à cloroquina disparam 558% e Anvisa já registra nove mortes – April 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Após primeira reunião do comitê contra a Covid, Bolsonaro volta a atacar lockdown e isolamento – March 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Mourão diz que vai se vacinar contra a Covid-19 nesta segunda-feira – March 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Após atritos com governadores, Bolsonaro se afasta, e Pacheco assume interlocução – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>’Pô, ultrapassou o limite do bom senso’, diz Mourão sobre número de mortos por Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Lockdown e cloroquina provocam conflito em reunião de Bolsonaro com chefes do Legislativo e Judiciário – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>No mesmo dia que Butantan anuncia nova vacina, governo Bolsonaro corre para divulgar segundo imunizante nacional – March 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Após dar posse a novo ministro da Saúde, Bolsonaro fará pronunciamento na TV – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ao rebater críticas, Bolsonaro diz que ainda não foi convencido a mudar de postura sobre pandemia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Após tomar posse, Queiroga promete aumentar em três vezes o ritmo da vacinação contra Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro quer embaixador Luis Fernando Serra para lugar de Ernesto no Itamaraty – March 29, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro se reúne com Lira e diz que ‘não tem problema nenhum’ entre eles – March 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Insatisfeito, Lira faz discurso duro ao Planalto: ‘Remédios políticos no Parlamento são conhecidos e todos amargos’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pressão sobre Bolsonaro cresce no auge da pandemia. Entenda a crise em quatro pontos – March 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Além de Ernesto Araújo, Centrão mira outros ministros e quer reforma ampla – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministro Ernesto Araújo decidiu pedir demissão do cargo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Com 4.211 mortes em 24h, Brasil dobra recorde de óbitos diários em 1 mês – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Jair Bolsonaro 80 70 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 1, Ele (referent: o presidente Jair_Bolsonaro): 1, Bolsonaro: 4, o presidente Jair_Bolsonaro: 2
2 eu 0 0 NONE 8 (tacit) eu: 5, Eu: 1, eu: 1, me: 1
3 nós 0 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
4 mortes 0 350 NONE 5 mortes: 3, 4.211 mortes: 1, 2.000 mortes: 1
5 O Brasil 0 0 PLACE 3 o Brasil: 2, O Brasil: 1
6 a doença 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: a doença): 3
7 atividade 0 0 NONE 3 toda atividade: 2, uma atividade essencial: 1
8 aumento 0 0 NONE 3 maior aumento percentual: 1, aumento de %322: 1, aumento de %22: 1
9 país 0 0 NONE 3 o país: 3
10 casa 0 0 NONE 2 casa: 2