Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Hélio Negão e Jair Bolsonaro

Um dia após o silêncio e decepção da rede bolsonarista no Twitter, diante do recuo do presidente Jair Bolsonaro aos ataques ao Supremo Tribunal Federal , a mesma base apoiadora começou a refazer seu discurso e recomeçar as publicações de suporte ao líder do executivo. Parlamentares Até o fim de esta manhã , mais de 85 mil tweets com a hashtag EuConfioNoPresidente postaram elas e internautas..

– Parte dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro presentes aos atos de 7 de setembro, em Brasília, está defendendo medidas antidemocráticas. Com faixas e cartazes, eles pedem intervenção militar no Legislativo e no Congresso. Um dos principais alvos dos protestos é o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, relator de investigações como o que apura a existência de uma milícia digital especializada em disseminação de notícias falsas, no qual Boslsonaro figura como investigado. Do alto de um carro de som, alguns manifestantes se revezavam em um microfone e pediam a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal . «O Supremo pertence ao povo! O povo que mencionou essas pessoas. E as pessoas não estão contentes», berrou um dos apoiaodres do presidente. Na Esplanada, ao lado do Ministério da Justiça, homens vestidos com roupa camuflada perfilavam para os aplausos de apoiadores de Bolsonaro. Eles cantavam passeatas e se declaravam da «brigada voluntária de Brasil». Com panfletos, incentivavam os passantes a formar uma força paramilitar.

Na quarta-feira 01 de setembro – O delegado da Polícia Federal Felipe Leal alegou, em relatório mandado ao Supremo Tribunal Federal , que realizou diligências com o objetivo de investigar se o presidente Jair Bolsonaro determinou retaliações aos delegados da PF que investigaram o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. O ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento de Felipe Leal da investigação sobre suposta interferência injustificada de Bolsonaro na PF npassada, após o delegado ter dado começo a diligências que apurariam atos de administração do atual diretor-geral da PF Paulo Maiurino, que atingiram delegados dos inquéritos contra Salles. Moraes argumentou que esses atos extrapolavam o alcance da investigação, aberto a partir das denúncias do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Leia mais: Segunda mulher de Bolsonaro e ex-assessores de Carlos Bolsonaro também foram alvo de quebras de sigilo Por isso, o delegado Felipe Leal exibiu um relatório parcial dos trabalhos com a justificação para as diligências. Argumentou que seu objetivo era investigar os fatos, porque também poderia revelar interferências injustificadas na PF, e declarou que a linha de inquérito «não tinha qualquer juízo de valor antecipado» e nem » pressupunha responsabilidades», negando que investigaria Maiurino de maneira camuflada. A suposição exibida na relatório era que a exoneração do delegado Alexandre Saraiva da Superintendência da PF do Amazonas e a não designação do delegado Franco Perazzoni para uma promoção na carreira poderiam ter relação com atos do presidente Jair Bolsonaro para blindagem de familiares ou aliados. Por isso, o delegado reformulou a suposição criminal que baseava o inquérito para incluir esses novos fatos, por considerar haver relação com o objeto da investigação. Faz 8 meses, a nova suposição criminal exibida foi a seguinte : » Jair Messias Bolsonaro valendo se de a característica de Presidente da República, em atos de blindagem de familiares ou de integrantes de o seu governo, teria determinado inicialmente a substituição de os Superintendentes, e posteriormente a exoneração do Superintendente do Amazonas e não designação de Franco Perazzoni como Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, no Distrito Federal». Veja também: STF marca nova data de julgamento sobre foro privilegiado de Flávio Bolsonaro no caso das ‘rachadinhas’ Agora, com a resolução de Moraes, a investigação seria redistribuído para um novo investigador, que fazia parte do Serviço de Inquéritos , órgão da sede da PF em Brasília responsável pelava inquérito de políticos com foro privilegiado. Felipe Leal havia sido nomeado pelo próprio Moraes para governar a investigação. Ele chefiava o Sinq na administração anterior da PF, mas se o afastou de a posição após Maiurino assumir direção-geral . a direção-geral.

Jair Messias Bolsonaro é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro.

Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro.

Vamos em frente.Chora mais, esquerda!#EuConfioNoPresidente pic.twitter.com/MtrMQJqcpp

Também nesta sexta-feira Jair Bolsonaro se pronunciou em relação às críticas que recebeu pela nota pública. Segundo ele, as pessoas não estão lendo o texto na íntegra e “reclamando”. O presidente pediu ainda para seus aliados «darem um tempo», que logo vai reconquistar a confiança deles, e exibiu dados positivos nos indicadores financeiros após o anúncio da sua mensagem ao país.

— Muitos de vocês sentiram o peso da ditadura. Alguns governadores e prefeitos simplesmente ignoraram preceitos constitucionais. Muitos se os obrigou a ficar em casa. Vocês perderam o direito de ir e vir, ao trabalho. Imagine um desses ocupando a minha cadeira o que imporia à população — ddeclarouBolsonaro.Brasília sitiada por apoiadores de Bolsonaro

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após silêncio e ‘decepção’ com recuo de Bolsonaro, parte dos apoiadores muda discurso e adota hashtag #EuConfioNoPresidente
>>>>>Atos pró-Bolsonaro têm discursos antidemocráticos – September 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Investigado, Bolsonaro rebate Fux e diz que ‘ninguém precisa temer’ manifestações – September 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Delegado diz que inquérito iria apurar se Bolsonaro interferiu em investigações da PF contra Ricardo Salles – September 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Investigado, Bolsonaro afirma que Moraes aguarda momento para ‘aplicar uma sanção restritiva’ – August 30, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>STF julga em setembro ação de Bolsonaro contra bloqueio de perfis de apoiadores nas redes sociais – August 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Fachin arquiva pedido de Bolsonaro para proibir STF de abrir inquérito sem aval do MP – August 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Aliados dizem a Bolsonaro que argumentos para impeachment de Barroso são mais frágeis que os contra Moraes – August 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Defesa de Flávio Bolsonaro pede que STF adie julgamento sobre foro no caso das ‘rachadinhas’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>‘Temos um presidente que não deseja nem provoca ruptura. Mas tudo tem um limite’, diz Bolsonaro – August 28, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro ironiza acusações de conspiração: ‘Estou conspirando para que cumpram a Constituição’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Alvo de pedido de impeachment por Bolsonaro, Moraes diz que trabalho continuará ‘sempre como foi’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Pesquisadora vê Bolsonaro apostar ‘todas as fichas’ em atos e crê em relação ‘frágil’ com a direita – September 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Defesa recomenda que Bolsonaro vete projeto do Congresso e mantenha em vigor Lei de Segurança Nacional – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>PF intima Zambelli a depor em inquérito sobre atos antidemocráticos no 7 de setembro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Investigado, Bolsonaro volta a falar em ultimato para ‘Praça dos Três Poderes’ – September 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Bolsonaro defende ‘enquadrar’ ministros do STF e volta a falar em ‘ruptura’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Apoiadores de Bolsonaro furam bloqueio e invadem Esplanada dos Ministérios – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Em ameaça golpista, Bolsonaro ataca o STF e pressiona Fux: ‘Esse Poder pode sofrer aquilo que não queremos’ – September 07, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Felipe Leal 40 0 PERSON 9 o delegado Felipe_Leal: 1, Ele (referent: Felipe_Leal): 1, (tacit) ele/ela (referent: o delegado Felipe_Leal): 5, (tacit) ele (referent: Felipe_Leal): 1, Felipe_Leal: 1
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 4 Jair_Bolsonaro: 1, (tacit) ele/ela (referent: Jair_Bolsonaro): 1, ele (referent: Jair_Bolsonaro): 1, Bolsonaro: 1
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 hipótese 0 240 NONE 3 A nova hipótese criminal apresentada: 1, a hipótese criminal: 2
5 diligências 120 0 NONE 3 as diligências: 1, diligências: 2
6 Supremo Tribunal Federal 80 0 ORGANIZATION 3 o Supremo_Tribunal_Federal: 3
7 Brasília responsável 50 0 PLACE 3 Brasília sitiada por apoiadores de Bolsonaro: 1, Brasília responsável: 1, Brasília: 1
8 PF 0 0 ORGANIZATION 3 a PF: 2, a PF npassada: 1
9 Supremo 0 0 ORGANIZATION 3 O Supremo: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Supremo): 2
10 pessoas 0 0 NONE 3 essas pessoas: 1, as pessoas: 2