Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jair e Michelle Bolsonaro com a filha Laura em 7 de setembro de 2019

– O procurador-geral da República Augusto Aras rebateu nesta quarta-feira relatório da Transparência Internacional que assinalou alto nível de percepção da corrupção no Brasil e mencionou, como um dos elementos desse cenário, o «alinhamento sistemático» geresano com o presidente Jair Bolsonaro. Em nota, Aras, que não detalhou medidas efetivas tomadas contra Bolsonaro em inquéritos, alegou que «não existe» esse alinhamento, «mas sim um trabalho que respeita a Constituição, as leis, o devido processo legal e não pratica a exploração midiática de casos em apuração». Para se defender, Aras exibiu dados sobre sua atuação perante o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça , mas Até agora, por exemplo, a PGR somente abriu apurações preliminares a respeito do relatório final da CPI da Covid, que havia imputado crimes ao presidente na condução da pandemia. Aras também pediu o arquivamento de uma investigação aberta pelo ministro do STF Alexandre de Moraes para apurar a divulgação de notícias falsas por parte de Bolsonaro relacionadas à pandemia. O ministro negou o pedido e conservou a apuração. Faz 3 anos, Bolsonaro selecionou Aras para comandar a PGR apesar de não ter concorrido em a lista tríplice composta por uma eleição interna de a categoria.se o reconduziu em o ano passado, para novo mandato de dois anos em a frente de a instituição.Firmou.: «Insistir em argumentos ultrapassados e que sabidamente não encontram lastro na realidade revela-se um desserviço à população e, no caso específico, pode esconder um desvirtuamento do trabalho de entidade que traz, no próprio nome, o que dteria que serum compromisso: a tclareza,.Aras mencionou também que a PGR impediu que a Transparência Internacional fosse mencionada para dirigi recursos de R$ 2,3 bilhões recuperados no acordo de leniência da J&F. «Pelos fatos acima, o procurador-geral repudia essa nova tentativa irresponsável da ONG de atribuir a ele um resultado que exibe alto grau de subjetividade, visto que trata de percepção, e reitera o compromisso de respeito às leis e ao devido processo legal no exercício do mandato que é de natureza jurídica, e não de viés político», alegou a PGR.

O pedido de abertura de inquérito foi feito pelo senador Alessandro Vieira , a deputada Tabata Amaral e o secretário de Educação do município do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha.No pedido encaminhado ao STF no dia 23 de dezembro, os parlamentares lembraram que, apesar de os riscos serem menores entre os mais jovens, 2,5 mil crianças e adolescentes brasileiros morreram em decorrência da doença.

Na quinta-feira 30 de dezembro mesmo derrotado nas articulações para ganhar uma cadeira no Sministro André Mendonça continuava dando sinais de que conservaria uma atuação de poucos confrontos no comando do órgão, alinhado ao presidente Jair Bolsonaro em 2022 Ministro André Mendonça é o procurador-geral da República. Ministro André Mendonça é o procurador-geral da República.

Jair Messias Bolsonaro Gomm é um capitão reformado, político e atual presidente brasileiro, filiado ao Partido Liberal .

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Aras rebate relatório e declara que não existe ‘alinhamento sistemático’ da PGR com Bolsonaro
>>>>>Rosa Weber manda para PGR pedido de apuração contra Bolsonaro e Queiroga por atraso na vacinação de crianças – January 24, 2022 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Aras 40 0 PERSON 13 (tacit) ele/ela (referent: Aras): 6, Aras: 6, (tacit) ele (referent: Aras): 1
2 Jair Bolsonaro 0 0 PERSON 4 Bolsonaro: 2, o presidente Jair_Bolsonaro: 2
3 PGR 0 0 ORGANIZATION 3 a PGR: 3
4 relatório de a transparência_internacional 0 120 NONE 2 relatório de a Transparência_Internacional: 2
5 processo 160 0 NONE 2 o devido processo legal: 2
6 Supremo Tribunal Federal 40 0 ORGANIZATION 2 o Supremo_Tribunal_Federal: 2
7 apuração 0 0 NONE 2 a apuração: 1, apuração: 1
8 leis 0 0 NONE 2 as leis: 2
9 mandato 0 0 NONE 2 novo mandato: 1, o mandato: 1
10 pedido 0 0 NONE 2 O pedido: 1, o pedido: 1