Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Azerbaijan economic regions

Armênia e Azerbaijão consentiram nesta sexta-feira em se as matou não alvejar deliberadamente civis em um conflito em o enclave montanhoso de Nagorno-Karabakh, onde centenas de pessoas em mais de um mês de guerrazinhas.

O acordo, que fica aquém do que teria sido um quarto armistício, foi alcançado durante negociações em Genebra entre os chanceleres dos países e mandados de França, Rússia e Estados Unidos, co-líderes do grupo instituído para mediar o conflito.

Os co-presidentes do Grupo de Minsk da Organização para Segurança e Cooperação na Europa declararam em um comunicado que Armênia e Azerbaijão também consentiram em trocar corpos de combatentes e fornecer em uma semana listas de prisioneiros de combate detidos, com o objetivo de uma eventual troca.

Potências globais desejam evitar um combate mais abrangente que possa atrair a Turquia, que disse forte suporte ao Azerbaijão, e a Rússia, que tem um convênio de defesa com a Armênia. O conflito também tensionou as relações entre Ancara e seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte .

Na segunda-feira 19 de outubro um novo armistício no enclave montanhoso de Nagorno-Karabakh parecia ameaçado nesta segunda-feira, já que forças armênias étnicas e de Azerbaiyan se acusaram de recomeçar os bombardeios.

Grupos de direitos humanos pediram anteriormente a suspensão imediata da utilização de armas proibidas por ambos os lados, depois da confirmação do utilização de munições cluster disparadas ou fornecidas por forças armênias em um ataque nesta semana na cidade de Azerbaiyan de Barda.

Na sua vez, Ilham Aliyev declarou em um pronunciamento televisionado que deseja resolver o conflito «por meios políticos e militares» Ilham Aliyev é o presidente de Azerbaiyan., e reiterou a pré-requisito de que as forças armênias precisam consenti em deixar a região para os confrontos pararem.

As piores guerrazinhas ocorridas no sul do Cáucaso em mais de 25 anos realçam a ampliação da influência da Turquia, aliada do Azerbaijão, em uma ex-região de Sovetsk considerada pela Rússia como sua esfera de influência. Nagorno-Karabakh, que é habitado e controlado por armênios étnicos, é território reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão , mas Faz 29 anos, cerca de 30.000 pessoas foram mortas em um combate a 1994 em a região.

Azerbaijão, oficialmente República do Azerbaijão, é um país transcontinental na região do Cáucaso, situado na encruzilhada entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático.

Os ganhos militares do Azerbaijão desde o começo das guerrazinhas em 27 de setembro tornam a negociação de um acordo mais difícil. Aliyev recusou qualquer solução que deixe os armênios no controle do território reivindicado por ambos os países como parte de sua pátria histórica.

Ilham Heydar oglu Aliyev é o atual presidente do Azerbaijão desde 2003 e tem origem de Curitiba.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, Colombia, Turkey, Russian Federation, Brazil, Azerbaijan

Cities: Armenia, Franca, Barda

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Armênia e Azerbaijão consentem em distensionar conflito de Nagorno-Karabakh
>>>>>Novos combates em Nagorno-Karabakh ameaçam trégua apoiada pelos EUA – October 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Potências globais pressionam por fim de conflito em Nagorno-Karabakh – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 combates 25 133 NONE 4 Os piores combates ocorridos: 1, uma guerra mais abrangente: 1, combates: 1, uma guerra: 1
2 acordo 90 0 NONE 3 O acordo sido: 3
3 Azerbaijão 0 0 ORGANIZATION 3 Azerbaijão: 1, o Azerbaijão: 2
4 a Rússia 0 0 PLACE 3 a Rússia: 3
5 forças 0 0 NONE 3 forças armênias: 1, forças: 1, as forças armênias: 1
6 solução 0 120 NONE 2 qualquer solução: 2
7 conflito 1 100 NONE 2 o conflito: 1, O conflito: 1
8 cessar-fogo 0 30 NONE 2 um quarto cessar-fogo: 1, um novo cessar-fogo: 1
9 pronunciamento 0 2 NONE 2 um pronunciamento televisionado: 2
10 Nagorno-Karabakh 120 0 PLACE 2 Nagorno-Karabakh: 2