Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Direito

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes acaba de conseguir liminar na 15ª Vara de Fazenda Pública do Rio contra a resolução do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de restringi o funcionamento de bares e restaurantes até 17h. Segundo o pilar do site do jornalista Ancelmo Gois, a Justiça consentiu com os argumentos da associação e aumentou o horário para as 20h. Na avaliação da juíza Roseli Nalin, o setor tem o mesmo direito que shoppings, academias e salões de beleza. A resolução ainda assinala que exclusivamente os estabelecimentos associados à Abrasel tvão terdireito ao novo horário.

A loja chegou a ficar com meia porta fechada e parte dos clientes esperando do lado de fora, mas depois da confirmação da prefeitura aos agentes, reabriu para o público. Entretanto, a maioria dos estabelecimentos recebeu a notícia somente após o encerramento, inviabilizando uma reabertura ainda nesta sexta.Nesta sexta, primeiro dia de funcionamento do decreto, a Secretaria municipal de Ordem Pública preparou esquema especial de fiscalização. Mas, com a liminar, alguns estabelecimentos voltaram a reabrir. Foi o caso da lanchonete Mash Fresh que fica na Rua Ataulfo Paiva, no Leblon, reabriu as portas. Foi o proprietário do estabelecimento que advertiu aos guardas municipais que faziam a fiscalização que a Justiça havia dado a licença para continuarem abertos.Ainda que as autoridades podem determinar a proibição imediata de estabelecimentos, o decreto estabelece. As medidas vão ter validade por uma semana — entre esta sexta-feira, dia 5, e a próxima quinta-feira, dia 11 — para tentar diminuir aglomerações. O mesmo ocorre em outras cidades de Norte a Sul do país. Nesta quarta-feira, o Brasil bateu um novo recorde de mortes: foram 1.840 em 24 horas. Daniel Soranz explicou que a limitação de comércio tem por objetivo diminuir as aglomerações. Daniel Soranz é o secretário municipal de Saúde.O sindicato dos bares e restaurantes menciona que os estabelecimentos amanheceram «em seu pior dia» desde o começo da pandemia, declara que foram pegos de surpresa pelo pacote de medidas da prefeitura e alega que não há tempo para fazer as adequações necessárias:

Na quarta-feira 24 de fevereiro Eduardo Paes confirmou a retomada do calendário de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira, dia 25, com o idosos de 82 anos. Eduardo Paes é o prefeito do Rio. No entanto, serão somente três dias com imunização neste momento, por causa da quantidade de vacina disponível na rede municipal. Na sexta-feira, dia 26, seria a vez da população com 81 anos receber a dose contra o Coronavírus, enquanto no sábado, dia 27, era a vez dos idosos com 80 anos. As demais datas só serão divulgadas após a chegada de novos imunizantes na capital fluminense. O prefeito utilizou o seu perfil no Instagram para fazer o anúncio oficial.

Filiado ao Democratas, é o atual prefeito do Rio de Janeiro.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Associação derruba decreto de Paes e aumenta horário de funcionamento de bares e restaurantes no Rio
>>>>>Em liminar, justiça do Rio amplia horário de funcionamento de bares e restaurantes até às 20h – March 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Paes limita horário de bares e fecha comércio da orla por uma semana – March 04, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cidades do Rio endurecem restrições de circulação por causa da Covid; confira – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trabalhadores e comerciantes de bares e restaurantes protestam contra decreto de Paes em São Conrado – March 05, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>‘Evitar que se repita o genocídio de 2020’, diz Paes sobre novas medidas restritivas no combate à Covid-19 – March 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Após nota da Fiocruz sobre agravamento da pandemia, Paes diz que poderá endurecer medidas no Rio – March 03, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casos de variante do coronavírus fazem cidade do Rio se manter em risco alto para Covid-19 – February 26, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Nova remessa de insumos de vacina contra a Covid-19 chega ao Rio de Janeiro – February 27, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>No dia que apresenta pacote fiscal à Câmara dos Vereadores, Paes afirma que medida é ‘proteção para o cidadão’ – March 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Prefeitura do Rio divulga calendário de vacinação atualizado para idosos – March 02, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Vacinação contra a Covid-19 para idosos com mais de 79 anos é feita até quarta-feira; veja horários e locais – March 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Prefeitura do Rio apresenta à Câmara pacote fiscal para economizar R$ 8,3 bilhões – March 01, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Covid-19: Paes diz que novas restrições são para ‘não repetir genocídio de 2020’ e evitar o lockdown – March 04, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Decreto de Paes sobre medidas restritivas prevê multa de R$ 566,42 a pessoas físicas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Entidades reagem às novas medidas de restrição impostas por decreto de Paes no combate à Covid-19 – March 04, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Daniel Soranz 0 90 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Daniel_Soranz): 3, Daniel_Soranz (apposition: O secretário municipal de Saúde): 1
2 estabelecimentos 80 0 NONE 3 os estabelecimentos associados: 1, os estabelecimentos: 1, alguns estabelecimentos: 1
3 direito 160 0 NONE 2 direito: 2
4 guardas 80 0 NONE 2 os guardas municipais: 2
5 Justiça 0 0 ORGANIZATION 2 a Justiça: 2
6 Mash Fresh 0 0 PERSON 2 Mash_Fresh: 2
7 decreto 0 0 NONE 2 o decreto: 1, O decreto: 1
8 fiscalização 0 0 NONE 2 a fiscalização: 2
9 horário 0 0 NONE 2 o horário: 1, o novo horário: 1
10 o dono de o estabelecimento 0 0 NONE 2 o dono de o estabelecimento: 2